Sem casos e com a economia em apuros, Coreia do Norte junta-se a corrida à vacina para a covid-19

(cv) Rodong Sinmun

A Coreia do Norte anunciou que se vai juntar à corrida do desenvolvimento de uma vacina para a covid-19, uma competição global que já juntou algumas das melhores mentes médicas e que deverá custar milhares de milhões de euros.

A CNN relata que a Comissão Estatal de Ciência e Tecnologia da Coreia do Norte anunciou que já estão em andamento ensaios clínicos para a candidata nacional e que estão a debater como prosseguir para a terceira fase, que envolve testes em humanos.

Porém, para o resto do mundo, as declarações da Coreia do Norte podem parecer dúbias.

A corrida para desenvolver uma vacina para uma doença que infetou quase 14,5 milhões de pessoas e matou mais de 605 mil em todo o mundo é um desafio tecnológico e científico que deverá custar enormes somas de dinheiro.

Por outro lado, a Coreia do Norte tem um dos sistemas de saúde mais degradados do planeta e conta com a assistência da Organização Mundial da Saúde (OMS) para fornecer vacinas aos seus habitantes há várias décadas.

A questão é: porque é que um país que não registou oficialmente nenhum caso de covid-19 e que tem a economia em apuros gastaria tempo, dinheiro e recurso no desenvolvimento de uma vacina? Segundo a CNN, deverá ser uma combinação de medo genuíno do vírus e uma tentativa de convencer os norte-coreanos de que Kim Jong Un enfrentará o desafio e protegerá o seu povo.

A Coreia do Norte foi um dos primeiros países a ver a covid-19 como uma ameaça séria. A maioria dos especialistas acredita que o seu sistema de saúde seria rapidamente dominado pela pandemia, uma vez que muitas instalações não têm acesso a eletricidade ou água corrente. Medicamentos e outros equipamentos também são escassos.

Além disso, a capacidade de teste parece ser um problema na Coreia do Norte. No início de julho, apenas 922 pessoas num país de 25 milhões tinham sido testadas.

Muitos especialistas duvidam que a Coreia do Norte não tenha casos de covid-19, um vírus altamente infecciosos que poderia facilmente entrar no país sem ser detetado. O país está bem posicionado para impedir que os surtos se espalhem, pois pode aprovar rapidamente o tipo de medidas de bloqueio que outros estados demoraram a adotar, uma vez que é uma ditadura que controla rigorosamente quem entra no país.

A pandemia parece sob controlo na Coreia do Norte. No início do mês, Kim Jong-un disse que os esforços do seu país foram um “sucesso brilhante”, mas alertou os seus funcionários para não serem complacentes, uma vez que a crise global ainda não passou.

Em relação à vacina, não é claro como é que se inclui na estratégia anti-epidemia da Coreia do Norte. Até quarta-feira, havia mais de 140 vacinas candidatas em avaliação pré-clínica e 23 que haviam chegado a ensaios clínicos, de acordo com a OMS. Algumas das gigantes empresas farmacêuticas que apoiam essas vacinas valem mais do que toda a economia da Coreia do Norte.

Financeiramente, a vacina norte-coreana não faz muito sentido. Porém, se se olhar através do prisma do potencial de propaganda, a imagem torna-se bem mais clara.

Durante décadas, a Coreia do Norte foi a metade industrializada tecnologicamente avançada da península coreana devido ao legado da ocupação japonesa. A maioria dos recursos naturais desejados pelos japoneses estava no norte, razão pela qual construíram lá fábricas.

Os media estatais norte-coreanos dão a impressão de que o país se tornou uma potência tecnológica global por causa da liderança da família Kim e da sua ideologia. Em tempos de conflito com a Coreia do Sul e os Estados Unidos, o programa de armas nucleares do Norte será o exemplo mais visível disso. Porém, os media trazem muitas outras histórias sobre conquistas tecnológicas e científicas.

Assim, produzir uma vacina seria uma boa ferramenta de propaganda para um líder cujo mandato se baseia na sua capacidade sobrenatural de proteger o povo coreano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma pergunta, então se na Coreia do Norte não existem casos do Covid 19, como poderão eles testar e fazer ensaios sobre uma coisa que não têm? Propaganda comunista, e sabe-se lá até quantos não terão morrido já por lá com o vírus e nunca se saberá.

RESPONDER

Segurança Social baixa apoios a Recibos Verdes. Maioria só vai receber 219 euros

A fórmula de cálculo definida pelo Governo para o "apoio extraordinário à redução da actividade económica", que é concedido a trabalhadores independentes, os chamados Recibos Verdes, devido ao novo confinamento geral, leva a que muitos …

No primeiro telefonema com um líder estrangeiro, Biden liga a Trudeau

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou na sexta-feira com o seu homólogo canadiano, Justin Trudeau, na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro desde que tomou posse na quarta-feira, anunciou a Casa Branca. Os …

PS alarga vantagem sobre PSD. Chega recupera terceiro lugar (mas apenas 1% das mulheres apoia o partido)

Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Observador e para a TVI, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS teria a preferência de 42,6% dos portugueses. O partido de António Costa continua com grande …

Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado ontem em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde “O caso reporta-se a uma pessoa …

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …