Coreia do Norte diz não ter casos de covid-19 (mas terá pedido ajuda secretamente)

johnmcnab / Flickr

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Apesar de negar ter casos de infeção por covid-19, o novo coronavírus oriundo da China, a Coreia do Norte terá discretamente solicitado ajuda a outros países no combate da doença.

As autoridades do país asiático terão entrado em contacto secretamente com líderes de outros países a socilitar auxílio urgente na luta contra a pandemia, de acordo com Financial Times, que cita várias fontes familiarizadas com o assunto e um documento não identificado.

Além disso, Pyongyang também terá pedido a hospitais na Coreia do Sul e a várias organizações de ajuda internacional o fornecimento de máscaras e testes, de acordo com a agência Reuters, que cita duas fontes.

Oficialmente, a Coreia do Norte não relatou nenhum caso da covid-19, tendo fechado as suas fronteiras com a China no final de janeiro, após o surto se propagar para fora da província chinesa de Hubei.

De acordo com a Sputnik News, pelo menos 590 norte-coreanos realizaram teste para o novo coronavírus, por terem chegado do exterior durante o mês de janeiro. Porém, todos deram negativo.

Todas as saídas e entradas de pessoas em Hubei foram fechadas no dia 23 de janeiro. Dois meses mais tarde, a China anunciou que estava prestes a ganhar a luta contra a epidemia.

Este mês, o jornal oficial da Coreia do Norte detalhou os mais recentes esforços de Pyongyang para impedir o ataque do coronavírus, afirmando que “a doença infecciosa ainda não chegou ao país”. No entanto, no mesmo dia, o Daily NK, da Coreia do Sul, avançou que cerca de 1.800 soldados norte-coreanos sucumbiram ao vírus, estando milhares em quarentena.

A publicação revelou ainda que cerca de 100 soldados morreram em janeiro e fevereiro e que outros 3.700 estão em quarentena. A maior parte dos militares que morreram estavam destacados na fronteira com a China ou perto dela.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 505 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 23.000. Dos casos de infeção, pelo menos 108.900 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …

Pela primeira vez em 300 anos, é possível visitar esta ilha em Cabo Cod

Pela primeira vez em 300 anos, uma ilha ao largo da costa de Cabo Cod, península em forma de gancho no estado norte-americano de Massachusetts, está aberta ao público. A Ilha Sipson é propriedade privada desde …