Coreia do Norte diz não ter casos de covid-19 (mas terá pedido ajuda secretamente)

johnmcnab / Flickr

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Apesar de negar ter casos de infeção por covid-19, o novo coronavírus oriundo da China, a Coreia do Norte terá discretamente solicitado ajuda a outros países no combate da doença.

As autoridades do país asiático terão entrado em contacto secretamente com líderes de outros países a socilitar auxílio urgente na luta contra a pandemia, de acordo com Financial Times, que cita várias fontes familiarizadas com o assunto e um documento não identificado.

Além disso, Pyongyang também terá pedido a hospitais na Coreia do Sul e a várias organizações de ajuda internacional o fornecimento de máscaras e testes, de acordo com a agência Reuters, que cita duas fontes.

Oficialmente, a Coreia do Norte não relatou nenhum caso da covid-19, tendo fechado as suas fronteiras com a China no final de janeiro, após o surto se propagar para fora da província chinesa de Hubei.

De acordo com a Sputnik News, pelo menos 590 norte-coreanos realizaram teste para o novo coronavírus, por terem chegado do exterior durante o mês de janeiro. Porém, todos deram negativo.

Todas as saídas e entradas de pessoas em Hubei foram fechadas no dia 23 de janeiro. Dois meses mais tarde, a China anunciou que estava prestes a ganhar a luta contra a epidemia.

Este mês, o jornal oficial da Coreia do Norte detalhou os mais recentes esforços de Pyongyang para impedir o ataque do coronavírus, afirmando que “a doença infecciosa ainda não chegou ao país”. No entanto, no mesmo dia, o Daily NK, da Coreia do Sul, avançou que cerca de 1.800 soldados norte-coreanos sucumbiram ao vírus, estando milhares em quarentena.

A publicação revelou ainda que cerca de 100 soldados morreram em janeiro e fevereiro e que outros 3.700 estão em quarentena. A maior parte dos militares que morreram estavam destacados na fronteira com a China ou perto dela.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 505 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 23.000. Dos casos de infeção, pelo menos 108.900 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …

Fauci fala de "sentimento libertador" após saída de Trump da Casa Branca

O infeciologista Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à pandemia de covid-19, admitiu um sentimento "libertador" após a saída da administração de Donald Trump e afirmou que poderá agora falar sobre …

Parlamento Europeu pede lei que reconheça como "fundamental" direito a desligar

O Parlamento Europeu (PE) pediu na quinta-feira à Comissão Europeia que proponha uma lei que reconheça o "direito a desligar" como sendo "fundamental", permitindo assim que "quem trabalhe por meios digitais desligue os aparelhos fora …

Portugal entra na lista da Alemanha de países de "alta incidência"

A Alemanha incluiu Portugal no grupo de mais de 20 países e territórios considerados de “alta incidência” da pandemia de covid-19. Neste grupo, além de Portugal, estão Albânia, Andorra, Bolívia, Bósnia, Egito, Espanha, Emirados Árabes Unidos, …