Comer seis ameixas secas por dia ajuda a prevenir a osteoporose

Um novo estudo sugere que o consumo de seis a 12 ameixas secas por dia pode ser benéfico para a saúde óssea das mulheres na menopausa e ajudar a prevenir a osteoporose. 

Estudos anteriores já tinham provado que os extratos de polifenóis – compostos vegetais que atuam como antioxidantes e reduzem a inflamação – nas ameixas secas promovem níveis mais baixos de stress oxidativo e inflamação num tipo de célula óssea chamada osteoclasto.

Segundo o EurekAlert, esta nova investigação explorou os efeitos das ameixas secas na saúde óssea após a menopausa.

A equipa da Universidade Estadual da Pensilvânia dividiu um conjunto de mulheres na pós-menopausa com um marcador para a presença de osteoporose em três grupos: um deles consumiu 50 gramas de ameixas (cerca de seis) por dia durante 12 meses; o segundo grupo ingeriu 100g de ameixas (cerca de 12) diariamente durante o mesmo período; e o grupo de controlo não comeu quaisquer ameixas.

Os cientistas analisaram amostras de sangue antes e depois do teste e encontraram reduções significativas de marcadores inflamatórios em ambos os grupos que ingeriram ameixas.

“Os nossos resultados sugerem que o consumo de seis a 12 ameixas por dia pode reduzir os níveis pró-inflamatórios, que podem contribuir para a perda óssea em mulheres na pós-menopausa. Este fruto pode ser uma intervenção nutricional promissora”, resumiu Janhavi Damani, o principal autor do estudo.

Os resultados foram apresentados recentemente na Experimental Biology 2022.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.