Seguradoras ficam sem acesso direto a dados de saúde

As seguradoras vão ter de continuar a solicitar e garantir o consentimento de potenciais clientes para acederem a dados de saúde no âmbito dos contratos de seguros. A proposta do PSD, que previa o acesso direto a estes dados, vai cair.

De acordo com o Jornal de Negócios, que avança a notícia esta sexta-feira, a proposta que o PSD apresentou ao grupo de trabalho criado para discutir o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) não recebeu apoio de mais nenhum partido e, por isso, vai cair.

A proposta em causa permitia que hospitais ou outros agentes ligados à saúde pudessem fornecer diretamente às seguradoras as informações de saúde dos clientes,

O PSD alegava a existência de um “interesse público importante” na partilha de dados e defendia a partilha destes sempre que fosse necessário para fins de contratação e gestão do contrato de seguro, incluindo para “avaliação inicial do risco”.

O texto final que será votado no Parlamento foi já alvo de uma votação indiciária, devendo ainda ser confirmado em comissão, mas neste aspeto a opção dos deputados foi manter, com alguns ajustes, a proposta inicial do Governo, segundo adiantou a deputada do PSD Andreia Neto, coordenadora do grupo de trabalho, ao Negócios.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A função do PSD é zelar pelos cidadãos que os elegem ou pelas seguradoras? Pelas seguradoras… Quem lhes dá tacho depois da política? E esse é que é o interesse público.

    • Isso é muito bonito, mas o que é que acha que acontece quando se colocam leis em vigor que tornam a atividade seguradora mais difícil? Se você estiver a tentar contratar um seguro de saúde ou vida com uma seguradora, o acesso aos seus dados pessoais e de saúde é essencial para que a seguradora possa aferir o risco e decidir o prémio que lhe irá cobrar. Se agora o acesso a esses dados é mais difícil por parte da seguradora, isso limita a capacidade da seguradora em aferir o risco, e como é óbvio isso vai-se traduzir num prémio mais elevado para si.

      O Governo tem é que estar quieto. O Governo não é paizinho de ninguém. Estas “boas intenções” só atrapalham e acabam por prejudicar o consumidor.

  2. … é verse a aptidão descalabra destes indivíduos(PSD) para defesa dos seus cidadãos que lhe dão o voto, o eleitor que pense.

RESPONDER

WeChat censura mensagem enviada por primeiro-ministro australiano à comunidade chinesa

Uma rede social chinesa apagou na quinta-feira uma mensagem conciliatória enviada pelo primeiro-ministro australiano à comunidade chinesa na Austrália, numa altura de crescentes tensões entre Pequim e Camberra. A aplicação WeChat, semelhante ao WhatsApp, e desenvolvida …

Apenas 27,2% da população quer tomar a vacina contra a covid-19 assim que for possível

Dados da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), recolhidos em novembro, revelaram que a persiste a desconfiança face à nova vacina contra a covid-19 que chega a Portugal em janeiro, com apenas 27,2% da população …

Covid-19. Portugal com mais 79 mortos e 4.935 novos casos de infeção

Portugal contabiliza esta sexta-feira mais 79 mortos relacionados com a covid-19 e 4.935 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Confinamento ao fim de semana é pouco eficaz, diz estudo

Um novo estudo avaliou as medidas aplicadas em Portugal contra a covid-19, e chegou à conclusão que o impacto da inibição de circulação entre concelhos não é assim tão eficaz. Pelo contrário, optar pelo ensino …

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …