Segundo teste deu negativo. Marcelo Rebelo de Sousa volta hoje a Belém

António Pedro Santos / Lusa

O segundo teste à Covid-19 realizado ao Presidente da República deu negativo e, por isso, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar, ainda esta terça-feira, a trabalhar a partir do Palácio de Belém.

“O Presidente da República fez hoje o segundo teste ao Covid-19, decorridos 15 dias sobre a sessão com alunos da escola de Idães, Felgueiras. O resultado do teste foi negativo“, lê-se numa nota publicada no site da Presidência da República.

A mesma nota dá ainda conta que Marcelo Rebelo de Sousa, que estava em quarentena voluntária em casa desde 8 de março, “irá trabalhar, ainda esta tarde, para o Palácio de Belém”, em Lisboa.

O Presidente realizou o primeiro teste ao novo coronavírus no dia 9, que deu negativo.

Na quarta-feira, após a reunião do Conselho de Estado, que irá decorrer por videoconferência, Marcelo Rebelo de Sousa irá endereçar uma mensagem ao país. Numa outra nota publicada no mesmo site, a Presidência indica que esta será feita “em direto e distribuída pela RTP, sem a presença de outros órgãos de comunicação social no Palácio de Belém”.

A reunião do Conselho de Estado, convocada pelo Presidente da República para discutir a possível declaração do estado de emergência no país face à pandemia de Covid-19, tem início marcada do para as 10h00.

Às 16h00, o plenário da Assembleia da República vai também reunir-se para discutir e votar a proposta de lei do Governo que “aprova medidas excecionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença Covid-19”, conforme consta da agenda do Parlamento.

O novo coronavírus infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7000 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil já recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 145 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.