SEF não denunciou ao Ministério Público suspeitas de corrupção

Um inquérito do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras identificou várias irregularidades na concessão de vistos a imigrantes ilegais e suspeitas de corrupção, mas as conclusões não chegaram nem ao Ministério Público, nem à PJ.

Um investigação interna do SEF detetou a emissão de milhares de autorizações de residência sem o requisito de prova de entrada legal no país, exigido por lei, nomeadamente a um cidadão paquistanês proibido de entrar no espaço Schengen.

Além disso, a mesma investigação daquela autoridade detetou ainda suspeitas de corrupção de, pelo menos dois funcionários da delegação de Alverca, conforma já tinha sido noticiado anteriormente. No entanto, revela agora o Diário de Notícias que nenhuma das suspeitas chegou ao Ministério Público ou à Polícia Judiciária.

A ausência de denúncia foi confirmada também pelo ministro da Administração Interna na audição parlamentar, ao afirmar que “não resulta desse processo a extração de nenhuma certidão que desse origem a procedimentos de natureza criminal”.

O Gabinete de Inspeção do SEF, que conduziu o inquérito, tinha sugerido que o documento fosse remetido ao Departamento de Investigação do SEF para que fossem apurados os indícios de crimes detetados e extraídas as respetivas certidões para o MP. No entanto, o novo diretor nacional da autoridade, Carlos Moreira, mandou arquivar todos os processos disciplinares.

Os processos disciplinares diziam respeito a uma inspetora e uma funcionária administrativa, que já serão alvo de outras investigações relacionadas com procedimentos ilegais.

O ministro não chegou a explicar aos deputados por que não tinham sido extraídas as certidões, nem qual o fundamento do arquivamento, por decisão de Carlos Moreira, sobre a qual Cabrita sublinhou “plena confiança”.

Uma fonte do SEF mostra-se perplexa com o desfecho e afirma que “com o arquivamento dos processos disciplinares e a “absolvição” de todos os acusados, a Direção, apesar de estarem em causa condutas gravíssimas de cariz criminal, decidiu não as denunciar ao Ministério Público”.

Outra questão a causar “estranheza” nestes investigadores é “o silêncio” da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), que recebeu cópia do relatório final do inquérito.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cabrita mantém auditoria sobre falhas na GNR e PSP em segredo

A auditoria "Cartografia de Risco", feita pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) que detetou falhas na formação e organização na GNR e na PSP, continua em segredo no gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em …

Assassino publicou áudio a dizer que "vingou o profeta". Pai de aluna e dois menores podem ter sido cúmplices

O assassino do professor francês que mostrou caricaturas de Maomé numa aula divulgou uma mensagem de áudio nas redes sociais em que dizia ter vingado o profeta, após publicar uma fotografia da sua vítima, avança …

Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do "sim" dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar. Fonte do Governo …

"Bazuca" dá mais mil milhões para "revolução" nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma "revolução" que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto. O dinheiro vindo da União …

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …

Podemos acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos

O partido espanhol Podemos é acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos comerciais. A acusação consta num despacho do juiz de instrução Juan José Escalonilla, datado de 10 de setembro, ao qual a …

Shakhtar derrota Real Madrid. Em Espanha, comparam Zidane a Lopetegui

O Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Luís Castro, surpreendeu e venceu o Real Madrid, por 2-3, no arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os ucranianos chegaram a estar a vencer por três …

Se OE for chumbado, portugueses acreditam que a culpa é da esquerda

Se o Orçamento do Estado para 2021 for chumbado, os portugueses acreditam que a esquerda terá responsabilidades, segundo uma sondagem da Intercampus. De acordo com a sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios, CM e …

Em Itália, a pandemia volta a estar "fora de controlo". Recolher obrigatório começa hoje

Itália teve ontem o maior número diário de novos casos de infeção registado no país desde o início da pandemia do novo coronavírus, totalizando 15.199, além de 127 mortes nas últimas 24 horas, valor que …