SEF já pagou indemnização de 712.950 euros. Ministro recebe os sindicatos

Mário Cruz / Lusa

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) procedeu ao pagamento da indemnização de 712.950 euros aos familiares do cidadão ucraniano morto, em março de 2020, no Aeroporto de Lisboa.

“O SEF, em cumprimento da determinação do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, procedeu ao pagamento, com caráter de urgência, da indemnização aos herdeiros do cidadão Ihor Homeniuk, na sequência do despacho do primeiro-ministro, António Costa, de 12 de janeiro”, refere o ministério em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a informação sobre o pagamento desta indemnização – 712.950 euros –, que foi fixada pela Provedora de Justiça, já foi comunicada ao advogado da família.

“Este pagamento do Estado decorre ao abrigo do mecanismo extrajudicial, de adesão voluntária, ágil e simples, destinado à determinação e ao pagamento célere da referida indemnização por perdas e danos, não patrimoniais e patrimoniais, aprovado para o efeito pela Resolução do Conselho de Ministros, de 14 de dezembro”, refere ainda o ministério.

“O valor da indemnização foi fixado pela Provedora de Justiça e aceite pelos familiares da vítima. O direito de regresso contra os responsáveis pelos danos será exercido nos termos que resultarem da responsabilidade individual judicialmente provada“, conclui a nota.

A este valor, escreve o jornal Público, acrescenta-se cerca de 87 mil euros, segundo contas do advogado da família de Homeniuk, que poderão ser entregues aos filhos depois dos 18 anos enquanto estudarem ou estiverem a fazer formação profissional.

O início do julgamento dos inspetores do SEF, que estava marcado para quarta-feira, foi adiado para 2 de fevereiro, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.

Ministro recebe sindicatos do SEF

Segundo a rádio Renascença, o ministro da Administração Interna recebe, esta sexta-feira, os três sindicatos do SEF, a quem deverá anunciar, pela primeira vez, os planos de reforma que tem para esta estrutura.

Numa assembleia geral de funcionários, realizada online na terça-feira, os três sindicatos mostraram-se mais unidos do que nunca, tendo sido analisados vários cenários de contestação.

Entre as iniciativas pensadas conta-se, por exemplo, a realização de uma greve geral, a demissão em bloco de todos os que ocupam cargos de chefia e o abandono de todos os grupos de trabalho que o SEF atualmente coordena no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.

Entretanto, adianta o Público, a Amnistia Internacional (AI) manifestou ao ministério a sua preocupação com “queixas de uso excessivo de força e maus tratos” a imigrantes por parte de agentes do SEF.

A organização não-governamental diz ter recebido queixas com mais de 20 anos, considerando que a estrutura está perante “um problema sistémico”.

Com base nestes acontecimentos, acrescenta o diário, a AI sugeriu ao ministério que seja criado um órgão inspetivo externo que, acredita, não pode ser a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI). Na perspetiva da ONG, o IGAI “não tem verdadeira independência, dado ser dependente do mesmo ministério que tutela as polícias”.

A Amnistia Internacional sugere ainda que sejam instaladas câmaras nos espaços dos SEF, bem como nos veículos e uniformes dos agentes. “Os bons agentes não terão medo desta medida. Pelo contrário, irão agradecer esta transparência que permitirá separar o trigo do joio, ajudando-nos a perceber quem são os bons agentes e quem são os que não merecem servir o país e os direitos humanos nessa profissão.”

A AI também considera que se deve apostar numa formação alicerçada em direitos humanos para todas as polícias, assim como no exercício de profiling não baseado no género, etnia ou outras características físicas ou ideológicas.

Melhores condições de trabalho para os agentes e um maior escrutínio no recrutamento para que não possam entrar nestas forças “pessoas xenófobas, racistas ou misóginas” são outros dos pontos debatidos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …

Britânico enviava dinheiro a residentes de uma cidade britânica. Era "um ato generoso de bondade"

Os habitantes de Frome, no Reino Unido, estão constantemente à espera do correio, depois de ter sido revelado que um homem misterioso estava a entregar dinheiro nas casas dos residentes locais. A polícia da cidade inglesa …