Sindicato promete “guerra total” para travar “destruição” do SEF

“Nenhuma força policial tem competências necessárias” para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Este é o entendimento do sindicado dos inspetores, que promete “guerra” contra qualquer tentativa de “destruir” o SEF.

O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF) decidiu adiar a greve agendada para este sábado devido às “recentes movimentações do primeiro-ministro” sobre a reestruturação do serviço.

O sindicato considera ainda que a PSP, a GNR e a Polícia Judiciária não têm condições para assumir as funções do SEF. “Tanto a PSP como a GNR como a própria Polícia Judiciária não têm nenhuma competência nestas matérias e, portanto, não as vão exercer devidamente durante longos anos, colocando em risco todo o know-how e a segurança do país”, justificou Acácio Pereira à TSF.

A greve tinha sido marcada em outubro no âmbito das reivindicações dos inspetores do SEF para o Orçamento de Estado para 2021, entretanto satisfeitas pelo Governo com o recrutamento de novos inspetores e a progressão na carreira de 50 profissionais do serviço de investigação e fiscalização.

No entanto, “as movimentações do primeiro-ministro que detetámos esta semana, no sentido de destruir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, forçam-nos a não cancelar a greve, mas tão só a adiá-la para o momento em que as reais intenções de António Costa sejam desvendadas: nessa altura abriremos uma guerra total!“, disse Acácio Pereira.

O sindicato acusa o Governo de António Costa de estar “a fugir em frente” desde a demissão da anterior diretora nacional do SEF, Cristina Gatões.

“Em vez de se empenhar em reestruturar e reforçar o que de melhor se construiu em Portugal em termos de segurança depois do 25 de Abril, está a ceder ao facilitismo e a querer deitar fora a estrutura que em Portugal melhor assegura a segurança do país e dos estados da União Europeia, que melhor combate as redes de criminalidade transnacional e que mais defende as vítimas do tráfico de seres humanos”, acrescentou.

“Desmembrar o SEF é contra a tendência Europeia de especialização de polícias: quanto mais definido for o objeto da missão de cada polícia, melhor essa polícia a poderá desempenhar”, rematou o sindicalista.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os nosso politicos “porreiros” arranjaram uma forma muito “inteligente” para dar cabo do SEF.
    Lindo serviço que aí vem…
    Fico siderado com a falta de visão que esta gente tem do futuro… ou então sabem bem o que fazem, isto é, sabem bem o que querem para o futuro.
    Isto está um verdadeiro nojo. As expectativas estão muito más, sobretudo para a maioria da população.
    è claro que vão surgir novas oportunidades…mas não serão para todos, apenas para um minoria. As pessoas foram convencidas que todos vão conseguir aproveitar essas novas oportunidades…mas é mentira.
    E assim, devagarinho, vamos sendo todos lixados.
    Quem se atreve a dizer o contrário é logo alvo de tentativas de humilhação e vexame, através de acusações de racismo, xenofobia, louco conspiracionismo e coisas assim.
    Estamos entregues à bicharada…pelo menos a maioria de nós está…é cada um por si…

  2. Foram os próprios inspectores do SEF que destruiram o SEF com a sua corrupção e violência, os políticos só estão a dar o golpe de misericórdia.
    Antes de haver SEF já se controlavam as fronteiras e os estrangeiros, e quando o SEF desaparecer vamos continuar a controlar as fronteiras e os estrangeiros na mesma, ou se calhar até melhor, se os antigos inspectores do SEF não forem transferidos para a força de segurança que substituirá o SEF.

RESPONDER

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …

Presidente da República condecorou Jorge Coelho a título póstumo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira, …

Comer caladas, autocarro sem parque, pavilhão sujo: assim foi uma final europeia

Episódios quase inacreditáveis rodearam a final feminina da Taça EHF. O diretor da equipa vencedora conta tudo o que aconteceu (e há muito para contar). O Rincón Fertilidad Málaga conquistou a Taça EHF feminina desta época. …