Sindicato promete “guerra total” para travar “destruição” do SEF

“Nenhuma força policial tem competências necessárias” para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Este é o entendimento do sindicado dos inspetores, que promete “guerra” contra qualquer tentativa de “destruir” o SEF.

O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF) decidiu adiar a greve agendada para este sábado devido às “recentes movimentações do primeiro-ministro” sobre a reestruturação do serviço.

O sindicato considera ainda que a PSP, a GNR e a Polícia Judiciária não têm condições para assumir as funções do SEF. “Tanto a PSP como a GNR como a própria Polícia Judiciária não têm nenhuma competência nestas matérias e, portanto, não as vão exercer devidamente durante longos anos, colocando em risco todo o know-how e a segurança do país”, justificou Acácio Pereira à TSF.

A greve tinha sido marcada em outubro no âmbito das reivindicações dos inspetores do SEF para o Orçamento de Estado para 2021, entretanto satisfeitas pelo Governo com o recrutamento de novos inspetores e a progressão na carreira de 50 profissionais do serviço de investigação e fiscalização.

No entanto, “as movimentações do primeiro-ministro que detetámos esta semana, no sentido de destruir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, forçam-nos a não cancelar a greve, mas tão só a adiá-la para o momento em que as reais intenções de António Costa sejam desvendadas: nessa altura abriremos uma guerra total!“, disse Acácio Pereira.

O sindicato acusa o Governo de António Costa de estar “a fugir em frente” desde a demissão da anterior diretora nacional do SEF, Cristina Gatões.

“Em vez de se empenhar em reestruturar e reforçar o que de melhor se construiu em Portugal em termos de segurança depois do 25 de Abril, está a ceder ao facilitismo e a querer deitar fora a estrutura que em Portugal melhor assegura a segurança do país e dos estados da União Europeia, que melhor combate as redes de criminalidade transnacional e que mais defende as vítimas do tráfico de seres humanos”, acrescentou.

“Desmembrar o SEF é contra a tendência Europeia de especialização de polícias: quanto mais definido for o objeto da missão de cada polícia, melhor essa polícia a poderá desempenhar”, rematou o sindicalista.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os nosso politicos “porreiros” arranjaram uma forma muito “inteligente” para dar cabo do SEF.
    Lindo serviço que aí vem…
    Fico siderado com a falta de visão que esta gente tem do futuro… ou então sabem bem o que fazem, isto é, sabem bem o que querem para o futuro.
    Isto está um verdadeiro nojo. As expectativas estão muito más, sobretudo para a maioria da população.
    è claro que vão surgir novas oportunidades…mas não serão para todos, apenas para um minoria. As pessoas foram convencidas que todos vão conseguir aproveitar essas novas oportunidades…mas é mentira.
    E assim, devagarinho, vamos sendo todos lixados.
    Quem se atreve a dizer o contrário é logo alvo de tentativas de humilhação e vexame, através de acusações de racismo, xenofobia, louco conspiracionismo e coisas assim.
    Estamos entregues à bicharada…pelo menos a maioria de nós está…é cada um por si…

  2. Foram os próprios inspectores do SEF que destruiram o SEF com a sua corrupção e violência, os políticos só estão a dar o golpe de misericórdia.
    Antes de haver SEF já se controlavam as fronteiras e os estrangeiros, e quando o SEF desaparecer vamos continuar a controlar as fronteiras e os estrangeiros na mesma, ou se calhar até melhor, se os antigos inspectores do SEF não forem transferidos para a força de segurança que substituirá o SEF.

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …