Sindicato promete “guerra total” para travar “destruição” do SEF

“Nenhuma força policial tem competências necessárias” para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Este é o entendimento do sindicado dos inspetores, que promete “guerra” contra qualquer tentativa de “destruir” o SEF.

O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF) decidiu adiar a greve agendada para este sábado devido às “recentes movimentações do primeiro-ministro” sobre a reestruturação do serviço.

O sindicato considera ainda que a PSP, a GNR e a Polícia Judiciária não têm condições para assumir as funções do SEF. “Tanto a PSP como a GNR como a própria Polícia Judiciária não têm nenhuma competência nestas matérias e, portanto, não as vão exercer devidamente durante longos anos, colocando em risco todo o know-how e a segurança do país”, justificou Acácio Pereira à TSF.

A greve tinha sido marcada em outubro no âmbito das reivindicações dos inspetores do SEF para o Orçamento de Estado para 2021, entretanto satisfeitas pelo Governo com o recrutamento de novos inspetores e a progressão na carreira de 50 profissionais do serviço de investigação e fiscalização.

No entanto, “as movimentações do primeiro-ministro que detetámos esta semana, no sentido de destruir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, forçam-nos a não cancelar a greve, mas tão só a adiá-la para o momento em que as reais intenções de António Costa sejam desvendadas: nessa altura abriremos uma guerra total!“, disse Acácio Pereira.

O sindicato acusa o Governo de António Costa de estar “a fugir em frente” desde a demissão da anterior diretora nacional do SEF, Cristina Gatões.

“Em vez de se empenhar em reestruturar e reforçar o que de melhor se construiu em Portugal em termos de segurança depois do 25 de Abril, está a ceder ao facilitismo e a querer deitar fora a estrutura que em Portugal melhor assegura a segurança do país e dos estados da União Europeia, que melhor combate as redes de criminalidade transnacional e que mais defende as vítimas do tráfico de seres humanos”, acrescentou.

“Desmembrar o SEF é contra a tendência Europeia de especialização de polícias: quanto mais definido for o objeto da missão de cada polícia, melhor essa polícia a poderá desempenhar”, rematou o sindicalista.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os nosso politicos “porreiros” arranjaram uma forma muito “inteligente” para dar cabo do SEF.
    Lindo serviço que aí vem…
    Fico siderado com a falta de visão que esta gente tem do futuro… ou então sabem bem o que fazem, isto é, sabem bem o que querem para o futuro.
    Isto está um verdadeiro nojo. As expectativas estão muito más, sobretudo para a maioria da população.
    è claro que vão surgir novas oportunidades…mas não serão para todos, apenas para um minoria. As pessoas foram convencidas que todos vão conseguir aproveitar essas novas oportunidades…mas é mentira.
    E assim, devagarinho, vamos sendo todos lixados.
    Quem se atreve a dizer o contrário é logo alvo de tentativas de humilhação e vexame, através de acusações de racismo, xenofobia, louco conspiracionismo e coisas assim.
    Estamos entregues à bicharada…pelo menos a maioria de nós está…é cada um por si…

  2. Foram os próprios inspectores do SEF que destruiram o SEF com a sua corrupção e violência, os políticos só estão a dar o golpe de misericórdia.
    Antes de haver SEF já se controlavam as fronteiras e os estrangeiros, e quando o SEF desaparecer vamos continuar a controlar as fronteiras e os estrangeiros na mesma, ou se calhar até melhor, se os antigos inspectores do SEF não forem transferidos para a força de segurança que substituirá o SEF.

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …