/

700 quilómetros em linha reta. Há mesmo uma nova rota de imigração ilegal de Marrocos para Portugal

9

Uma investigação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em colaboração com a GNR e a Marinha, descobriu que existe uma nova rota de imigração ilegal com destino a Portugal.

Dezenas de migrantes ilegais provenientes do Norte de África têm desembarcado na costa algarvia nos últimos meses.

De acordo com o Diário de Notícias, fontes ligadas ao processo revelaram que as seis embarcações que chegaram a Portugal partiram do mesmo ponto geográfico, El Jadida, Marrocos. O trajeto é feito cerca de 700 quilómetros em linha reta e estima-se que dure entre 40 e 50 horas.

A vigilância foi reforçada com realinhamento das patrulhas costeiras por parte da GNR e no mar, com os navios da Marinha.

Segundo o DN, os serviços de informações começaram a alertar as autoridades e o governo desde o primeiro desembarque, em dezembro, mas tanto o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, desvalorizaram, afirmando ser prematuro falar de uma nova rota de imigração ilegal.

“Não dramatizo aquilo que vejo ser muito discutido, nós não devemos cair no ridículo, devemos antecipar e ter rigor na investigação”, disse, na altura, Eduardo Cabrita.

Na semana passada, um grupo de 17 migrantes – que chegou ao Algarve em setembro num grupo de 28 – fugiu de um quartel do exército em Tavira. Um deles continua em fuga. Dezaseis migrantes que fugiram e já foram encontrados “foram levados de volta para o quartel” de Tavira, onde permanecerão à guarda do SEF, a aguardar o afastamento de Portugal por entrada irregular no país.

Eduardo Cabrita disse que Portugal está a discutir com Marrocos, já em fase avançada, um programa de imigração legal, que espera concluir em breve.

ZAP //

 

9 Comments

  1. E ficamos à espera que cheguem aos magotes como em Itália e Espanha? Não temos para os nossos desempregados e agora, somos “obrigados” a ficar com mais estes? E o pagante de impostos vai pagando….

    • Eles depois fogem do local onde os metem para se fazer à estrada para a Europa.
      Acha mesmo que eles querem ficar por cá?! Nem muitos de nós querem quanto mais eles.

    • Aos magotes? Se o pessoal se descuidar hão de os ver chegar em enxames como gafanhotos. Por enquanto o objetivo deles é mais o centro da Europa onde os subsídios são maiores… Heheheheheheh

  2. Mais uma vez a ineficiência politica ou o politicamente coreto irá ter consequências nos cofres do estado ou seja nos bolsos dos portugueses. Hoje Portugal acolhe os migrantes com todas as mordomias e em locais de onde é fácil fugir, um autentico chamariz. Amanhã com o aumento substancial de migrantes Portugal deixará de ter condições e terá de fazer campos de acolhimento, aumentar patrulhamentos e guardas, aumentar logística na alimentação e outras necessidades, aumentar repatriamentos etc…. Tudo isso terá custos elevados que o contribuinte terá de pagar porque os seus políticos não tiveram uma atitude proativa.

    • Eu acho que não. É só deixá-los fugir que eles vão todos para norte. Eles não estão interessados nesta espelunca onde o salário mínimo é uma miséria. Eles querem e um subsídio chorudo por cada filho para eles viverem sem fazerem nada. Já assim era em França nos anos 60 e 70 do século passado. Não estou a falar escrever) de cor.

  3. Não percebo por que razão ficam por cá presos durante tanto tempo quando no dia seguinte deveriam estar de volta às origens e com fatura apresentada ao rei de Marrocos.

    • Só agora, por causa do Covid, é que isso tem acontecido… normalmente são devolvidos à origem nos dias seguintes – mas quem paga a factura somos nós!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.