Sede do Deutsche Bank alvo de buscas

Nils Bremer / Flickr

Sede do Deutsche Bank em Frankfurt, na Alemanha

Sede do Deutsche Bank em Frankfurt, na Alemanha

A sede do Deutsche Bank, em Frankfurt, foi hoje alvo de buscas por parte das autoridades que procuram novas provas acerca do caso de fraude que envolveu a falência do grupo de media fundado por Leo Kirch.

Segundo a agência de informação financeira Bloomberg, cerca de um mês depois de o Deutsche Bank ter alcançado um acordo com os herdeiros de Leo Kirch que implica o pagamento de 925 milhões de euros por parte do banco alemão, a procuradoria de Munique abriu uma nova investigação contra funcionários do banco e das firmas de advogados que representam a entidade financeira.

Depois de, na semana passada, as autoridades alemãs terem realizado buscas em duas firmas de advogados, hoje, foi a vez de as buscas incidirem sobre a sede do Deutsche Bank, além das residências de vários colaboradores do banco.

O porta-voz da instituição financeira confirmou à Bloomberg as buscas à sede do banco, escusando-se a tecer mais comentários, depois de um representante da procuradoria de Munique ter já anunciado as diligências das autoridades.

A procuradoria de Munique revelou ainda que Stephan Leithner, administrador do Deutsche Bank que tutela os assuntos legais, também é suspeito num caso relacionado com o de Kirch.

As autoridades pretendem apurar se vários antigos e atuais administradores e diretores do banco mentiram em tribunal, aquando das suas audições no âmbito deste processo.

A batalha judicial que opõe Leo Kirch – que, entretanto, morreu em 2011, com 84 anos – e seus herdeiros ao Deutsche Bank durou mais de 12 anos. Kirch acusava o banco de ter provocado a falência do seu grupo de comunicação social em 2002.

Em causa estava uma entrevista à Bloomberg TV, em Nova Iorque, do então presidente do banco, Rolf Breuer, que lançou dúvidas sobre a solidez financeira do grupo, que tinha canais de televisão para assinantes e direitos de difusão de eventos desportivos.

Seguiu-se o pânico dos investidores e meses mais tarde, o grupo KirchMedia, do qual o Deutsche Bank era um dos credores, foi forçado a declarar falência.

Em fevereiro último, quando foi noticiado o acordo entre as partes em litígio na Justiça, dois gestores do banco, Jürgen Fitschen e Anshu Jain, destacaram ter sido resolvido um “litígio jurídico bem conhecido e de longa data”, considerando que o acordo defendia os “interesses” dos acionistas.

“Esperamos alcançar outros progressos neste domínio, etapa por etapa, ao longo de 2014”, acrescentaram.

Em 2013, o banco desembolsou cerca de 2,5 mil milhões de euros para resolver vários litígios.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Numa verdadeira cena à James Bond, homem foge do FBI numa scooter subaquática

Um americano que estava a ser procurado por um suposto envolvimento num esquema de fraude, foi preso na passada segunda-feira, dia 16, após usar uma "scooter marítima" subaquática para tentar fugir do FBI. Quem assistiu ao …

Após quase terem sido extintas, baleias azuis estão a voltar à Geórgia do Sul

A baleia azul regressou às águas em torno da ilha Geórgia do Sul, quase um século depois de este animal ter sido quase extinto pela caça industrial. A remota ilha Geórgia do Sul, perto da Antártida, era …

Manuscritos de "A Origem das Espécies" divulgados online pela primeira vez

Duas páginas originais do rascunho manuscrito de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, foram divulgadas online pela primeira vez. Além disso, foram ainda publicadas cartas e notas de leitura nunca antes vistas. Os documentos foram …

Os videojogos podem ser bons para o bem-estar pessoal, sugere estudo

De acordo com um novo estudo que analisou o comportamento de jogadores e dados fornecidos por empresas de videojogos, o tempo gasto a jogar pode ser bom para o bem-estar pessoal. A Electronic Arts e a …

A MINI criou uma van perfeita que foi pensada para relaxar, usufruir e conviver

A marca de automóveis MINI apresentou o projeto do Vision Urbanaut. Este veículo é uma van completamente moderna e sustentável, pois oferece mais espaço interior e versatilidade, e ainda deixa uma pegada ecológica mínima. Esta van …

Covid-19. Angela Merkel alerta sobre plano de vacinação para países mais pobres

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou os líderes dos países mais desenvolvidos que o progresso no desenvolvimento de um sistema de distribuição de vacinas para nações mais necessitadas tem sido lento e que essa questão …

Explosão em Beirute. Danos segurados rondam mil milhões

As vítimas da explosão que destruiu o porto de Beirute e área circundante, em agosto, apresentaram um total de 14.921 reclamações de seguro, totalizando danos segurados estimados em perto de 1,62 biliões de libras libanesas …

Centenas de pessoas que morreram de covid-19 em Nova Iorque continuam em camiões frigoríficos

Muitos destes cadáveres, que continuam em camiões frigoríficos, são de pessoas cujas famílias não puderam ser localizadas ou que não podem cobrir os custos do enterro. De acordo com o The Wall Street Journal, cerca de …

Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes

Mais de 6,8 milhões de testes RT-PCR, adquiridos pelo Ministério da Saúde brasileiro, perderão a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, direcionou para estados e municípios a responsabilidade …

Médico presente na sala de emergência revela detalhes da morte de John F. Kennedy

Um médico que estava presente na emergência do Parkland Memorial Hospital, para onde John F. Kennedy (1917-1963) foi transferido depois de ser baleado numa visita política ao estado do Texas, revelou novos detalhes sobre a …