Secretas investigam agentes e chefes da PSP com ligações à extrema-direita

(cv) Sylvia Machado / YouTube

O ex-dirigente do PNR, fundador da FN, Mário Machado

Os Serviços de Informações portugueses estão a investigar vários elementos da PSP que terão ligações à extrema-direita, nomeadamente aos “skinheads” e ao Partido Nacional Renovador (PNR).

DN salienta que os dirigentes do Sindicato desta força de segurança já foram contactados pelos espiões por causa de “alguns casos de agentes e chefes da PSP com ligações a movimentos de extrema-direita“.

Os Serviços de Informação também contactaram oficiais no sentido de obterem colaboração neste processo de investigação em torno de um “fenómeno que se receia estar a consolidar-se”, conforme frisa o mesmo jornal.

Como reflexo desta aparente associação entre agentes da PSP e elementos da extrema-direita estará o episódio de violência que ocorreu em Fevereiro passado, na Cova da Moura, um dos bairros mais problemáticos de Lisboa.

O processo de averiguações aberto pela Inspecção Geral da Administração Interna (IGAI) ao caso está concluído e em resultado do mesmo há nove polícias que vão ser alvo de processos disciplinares, dos quais três já estão suspensos preventivamente, dada a gravidade da sua actuação, sendo um destes chefe na esquadra.

O diário também frisa que “o IGAI confirmou grande parte das denúncias das vítimas, jovens do bairro que foram agredidos e injuriados”e que, na altura, acusaram a polícia de violência e racismo.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Com os cofres vazios, CP precisa de ajudas públicas ou aumento da dívida

O Governo quer aumentar o endividamento da CP, mas a operadora ferroviária prefere ajudas estatais. Em falência técnica, a empresa não tem como pagar salários. A CP perdeu 20 milhões de euros devido à pandemia de …

Da cereja da Beira à maçã de Armamar. Mau tempo arrasa culturas e deixa prejuízos de milhões

Pomares, olivais, vinhas e hortas. O mau tempo que se fez sentir a norte do país neste fim-de-semana arrasou várias culturas culturas agrícolas, deixando prejuízos estimados na ordem dos milhões de euros. Depois da tempestade …

Situação de Grande Lisboa "não justifica" cerca sanitária, garante Marta Temido

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu esta terça-feira que não existem na Área Metropolitana de Lisboa (AML) situações epidemiológicas de covid-19 que justifiquem a adoção de medidas como cercas sanitárias. “Naturalmente que, se houver alguma …

Bloco quer subsídio de desemprego extraordinário (e duplicar o valor do apoio para recibos verdes)

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira a criação de um subsídio de desemprego extraordinário de 439 euros para os contribuintes que perderam rendimentos durante a pandemia e que não tenham …

Sem a pandemia, Benfica teria dois jogadores "praticamente vendidos por 200 milhões"

Luís Filipe Vieira disse que recebeu uma proposta de 60 milhões de euros por Vinícius, em janeiro. Caso não fosse a pandemia, o presidente benfiquista afiança que o clube teria encaixado 200 milhões de euros …

Israel pede ao exército para se preparar para anexar Cisjordânia

O ministro da Defesa de Israel pediu esta segunda-feira ao exército para se preparar para a anexação de partes da Cisjordânia ocupada, medida que é vista como uma aparente antecipação ao que poderão ser as …

"Colocou inúmeras pessoas em risco". Treinador do Atalanta viajou para Valência infetado

O Valência lamentou que o treinador do Atalanta, que admitiu ter tido sintomas compatíveis com covid-19 no jogo entre ambos os clubes, no dia 10 de março, não tenha tomado medidas preventivas. O treinador do Atalanta, …

Covid-19. Tribunal de Contas pede "transparência" nos ajustes diretos

O Tribunal de Contas (TdC) alertou para os riscos de má utilização dos recursos públicos canalizados para enfrentar a pandemia, defendendo que o seu forte impacto nas finanças públicas exige cuidados acrescidos de "transparência" e …

Técnicos do INEM recusaram-se a sair em quatro ambulâncias por falta de desinfeção

Técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recusaram-se, nesta segunda-feira, a sair em serviço por falta de desinfeção de quatro ambulâncias destinadas para o transporte de doentes com covid-19. A notícia é avançada esta …

FIFA pede "bom senso" sobre castigos a jogadores que homenageiem George Floyd

A FIFA pediu na segunda-feira "bom senso" na aplicação de possíveis castigos a jogadores que homenageiem durante os encontros o norte-americano George Floyd, que morreu em 25 de maio, após uma ação policial. Em comunicado, a …