Santana Lopes pode contribuir para uma maioria de direita, diz Cristas

Estela Silva / Lusa

Assunção Cristas disse que o voto útil acabou com a chegada do governo de António Costa ao poder. Por isso, defende a líder do CDS-PP, o futuro deve ser pensado de forma coletiva entre todos os partidos à direita – incluindo o recém-anunciado Aliança de Santana Lopes.

“A pressão para alguém ficar em primeiro lugar, para dar força a um partido que é o partido que terá o primeiro-ministro, acabou em 20152, considerou Cristas em entrevista ao jornal Eco divulgada nesta segunda-feira.

“Há um partido que pode ficar à frente de todos os outros ou não, ou vários partidos que acertadamente e concertadamente formam uma maioria. Uma maioria que pode ser de Governo, com dois ou mais partidos no Governo, ou até pode ser de apoio parlamentar”.

Para a líder centrista e tendo em conta que o voto útil acabou, o CDS-PP pode dizer às pessoas que, “se acreditam em nós, podem votar em nós”. “Um voto no CDS é um voto para uma governação de centro direita ou um voto para continuarmos na oposição, se não conseguirmos atingir os tais 116 deputados no centro-direita”, sustentou.

“Nós damos em garantia: o nosso voto não vai servir para viabilizar um governo de António Costa”, reiterou Assunção Cristas.

Também Pedro Santana Lopes, que anunciou recentemente a criação do Aliança, pode contribuir para uma maioria de centro-direita no Parlamento: “Acho que pode contribuir. Veremos. Vai depender de muitas coisas. Mas pode certamente contribuir”, admitiu.

Incêndios impossibilitam maioria absoluta do PS

Na mesma entrevista, Assunção Cristas considerou que com a tragédia dos incêndios de 2017, o governo liderado por António Costa perdeu a oportunidade de atingir uma maioria absoluta na eleições de 2019.

“Em 2017, com a forma absolutamente desastrada e de alguma forma desumana como foi tratado o problema dos incêndios e da tragédia que ocorreu em Portugal, acho que António Costa perdeu a possibilidade de chegar à maioria absoluta. Posso estar errada. É a minha convicção”, disse a líder centristas.

“Há um antes e um depois de 2017. A verdade é que já o vimos mais próximo [da maioria absoluta] e já o vimos mais afastado”, considerou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Auditoria especial ao Novo Banco inclui "limpeza" de créditos problemáticos

O Governo escolheu a consultora Deloitte para realizar uma auditoria especial ao Novo Banco que vai passar a pente fino os actos de gestão que motivaram as injecções de capital do Fundo de Resolução que …

Portugal continua a importar milhares de toneladas de amianto

O amianto é um material cancerígeno que continua presente em muitas infraestruturas públicas e privadas em Portugal. Apesar disso, o país continua a importar milhares de toneladas. O alerta parte da plataforma SOS-Amianto, criada pela Quercus, …

Jovem muçulmana impedida de entrar em jogo de basquete por não querer mostrar os braços

Uma jogadora de basquetebol de 13 anos foi impedida de participar num jogo, no último domingo, por ter uma camisola de manga comprida por baixo do equipamento oficial. Segundo o Jornal de Notícias, Fatima Habib, jogadora …

Professor suspenso depois de dizer que se alunos faltassem a Moral não podiam entrar em igrejas

O professor que enviou um documento aos encarregados de educação a avisar que se os seus educandos continuassem a faltar às aulas de Educação Moral e Religiosa Católica "corriam o risco" de não poder entrar …

Cheias já mataram duas pessoas. Veneza vai declarar estado de emergência

Luigi Brugnaro, presidente da câmara de Veneza, vai declarar estado de emergência na cidade que está inundada devido às piores cheias em 50 anos. Esta quarta-feira, é esperada uma nova subida da água na cidade italiana. …

Bolsonaro deixa PSL e cria um novo partido

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou esta terça-feira que decidiu abandonar o Partido Social Liberal (PSL) e criar um novo partido chamado Aliança pelo Brasil. A saída de Bolsonaro acontece na sequência de uma série …

Partido Trabalhista britânico sofre dois ciberataques (e suspeita-se que tenham "dedo" russo)

O Partido Trabalhista britânico sofreu dois ataques informáticos em apenas dois dias. Contudo, o partido de Jeremy Corbyn admite que os ataques falharam e que as suas plataformas estão operacionais. Num espaço de apenas dois dias, …

Sterling tentou fazer "mata-leão" a Joe Gomez e foi afastado da convocatória

O estágio da seleção inglesa para os jogos da Qualificação para o Campeonato da Europa, frente ao Montenegro e ao Kosovo, não poderia ter começado da pior forma. Raheem Sterling foi afastado da equipa após …

Alunos com gaguez não terão de fazer exames orais

Os alunos com gaguez podem ser dispensados da realização das provas orais. Há dois anos, estes exames passaram a integrar a avaliação externa em línguas estrangeiras nos exames do ensino secundária e nas provas de …

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …