A Aliança vem aí. Santana entrega assinaturas no TC na próxima semana

Pedro Nunes / Lusa

Pedro Santana Lopes

Pedro Santana Lopes já conta com as 7500 assinaturas necessárias para o seu novo partido. Na próxima semana entregará no Tribunal Constitucional todo o processo que dará início à Aliança.

Pedro Santana Lopes já tem as 7500 assinaturas para fazer nascer o seu novo partido, “em 21 dias e em pleno agosto conseguimos isto”, disse ao Diário de Notícias, destacando que as outras forças políticas que nasceram demoraram mais tempo. A Iniciativa Liberal, por exemplo, “levou perto de oito meses” a ganhar forma.

Certo é que, como assegura Santana, “a Aliança vem aí“. O antigo líder social-democrata, que deixou o partido no início de agosto, agradece a “mobilização extraordinária” das pessoas no país, mas também “muitos emigrantes que nos fizeram chegar as assinaturas por correio”.

A recolha de assinaturas decorreu em vários pontos do país, num processo que Santana Lopes acompanhou de perto. Segundo o DN, os núcleos de coordenação do partido vão nascer nos vários distritos, mas a Aliança terá duas sedes em simultâneo, em Lisboa e no Porto. Ainda assim, Santana não revela a sua localização – pelo menos, para já.

A rapidez na constituição do partido faz com que haja ainda mais tempo para preparar a campanha às primeiras eleições de 2019. Santana já fez saber que não será cabeça-de-lista na corrida ao Parlamento Europeu, tendo agora de encontrar o candidato certo para o primeiro teste eleitoral.

No entanto, o que está traçado é o perfil da nova força política: “Somos um partido personalista, liberalista e solidário. Europeísta, mas sem dogmas, sem sentir qualquer cartilha e que contesta a receita macroeconómica de Bruxelas”, afirma.

De acordo com o matutino, os estatutos da Aliança vão prever a criação do Senado, com a representação das diferentes regiões do país, com o objetivo de aproximar eleitos dos eleitores, tal como a consagração da figura do simpatizante.

Em relação ao financiamento, Santana explica que “vamos ter um empenho muito forte para cativar o apoio financeiro dos apoiantes e militantes através de crowdfunding“, mostrando-se muito confiante em relação ao resultado.

Na declaração dos princípios do novo partido de Santana lê-se que “Portugal precisa de reforçar a sua atitude perante a União Europeia“. Além disso, no panorama nacional, o “imperativo absoluto” é o combate à desertificação e ao abandono do território. Em relação ao Sistema Nacional de Saúde, o objetivo passa por permitir seguros de saúde eficazes” com o Estado a acompanhar esse esforço dos portugueses com “deduções fiscais efetivas”.

No plano económico, Santana quer Orçamentos do Estado “equilibrados” e um rigoroso “controlo da despesa pública“, através de “políticas de consolidação da dívida pública que não limitem a margem de manobra orçamental” e uma forte redução da carga fiscal.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E blá, blá, blá, conversa da treta para papalvo engolir… Mais um a tentar continuar a enganar o Povo Português como fazem todos os outros.

RESPONDER

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …