/

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

Mário Cruz / Lusa

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120.

O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade para cuidados intensivos, atingindo as 120 camas, um aumento que resulta de compras e de doações da sociedade civil, anunciou o centro hospitalar esta quinta-feira.

O reforço é de cerca de 40 camas, repartidas por quatro unidades de cuidados intensivos e que serão acionadas na segunda fase da pandemia, em função das necessidades, “preservando-se o apoio ao doente não covid-19”, refere o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).

Em comunicado, o centro hospitalar explica que atualmente existem 80 camas em sete unidades de cuidados intensivos, previstas no plano inicial de assistência ao doente crítico covid-19.

“A preparação do plano envolveu desde a primeira fase as equipas do Serviço de Medicina Intensiva, em paralelo com a reconversão da atividade clínica de grande parte dos efetivos da Anestesiologia do CHULN. A progressão esta segunda fase envolve outras especialidades, nomeadamente a Infecciologia, a Medicina Interna, a Gastrenterologia, a Pneumologia, entre outras”, acrescenta.

Neste momento, o hospital tem internados em Cuidados Intensivos cerca de 20 doentes com covid-19, uma infeção respiratória aguda que pode desencadear uma pneumonia.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.