Sanções a Portugal e Espanha são inevitáveis (diz-se em França)

European Council / Flickr

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

A Comissão Europeia vai recomendar ao Conselho Europeu que aplique sanções a Portugal e Espanha. É o que garante o jornal francês Le Monde, notando contudo, que poderão ser apenas “sanções simbólicas”.

A publicação adianta que a Comissão Europeia tem previsto dar o seu veredicto final a 5 de Julho, mas antecipa, desde já, que é inevitável que proponha a aplicação de sanções a Portugal e Espanha.

Os dois países falharam as metas do Pacto de Estabilidade e Crescimento, com os respectivos défices públicos aquém do previsto em 2015 – 5,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em vez de 4,2% no caso espanhol e 4,4% em vez de 2,7% no caso português.

E as sanções são vistas como inevitáveis pelo Le Monde que destaca as pressões da Alemanha e do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, nesse sentido.

O jornal sublinha, de resto, que estas sanções só foram adiadas por causa das eleições espanholas que, neste domingo, voltaram a dar a vitória, sem maioria, ao PP.

Os castigos a Portugal e Espanha poderão passar por uma multa que pode chegar a “0,2%” do PIB de cada um dos países e a uma suspensão temporária dos fundos estruturais da UE, salienta o Le Monde.

Mas, com a turbulência provocada pelo Brexit e no seguimento de um processo eleitoral em Espanha sem a formação de um governo estável, as sanções poderão simplesmente, ser “simbólicas”, vaticinam os franceses.

Neste caso, poderemos estar a falar de “zero euros” de custos, com uma mera repreensão sem aplicação de multas económicas concretas.

O Bloco de Esquerda defende que, no caso de haver sanções a Portugal, deve fazer-se um referendo à permanência do país na União Europeia.

ZAP

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. A Alemanha e a França governam/controlam a Europa e essa foi uma, senão a principal causa da saída do Reino Unido. Ainda há dúvidas disso?

    • Nem mais! Além disso os franceses continuam a contar com a inexpugnabilidade da sua “linha Maginot económica” e vão mais uma vez ser comidos pelos alemães!!! Benvindos aos anos 30 do séc. XX! A História repete-se.

  2. Quando é a Alemanha ou a França não ha sanções, só para os pequenos os mais fracos. Os ingleses e tem razão.A EUROPA já não é solidaria,a europa das nações,a Europa das pessoas. É a Europa do capital selvagem, dos mercados financeiros. Infelizmente os partidos de esquerda tiveram razão muito antes de tempo em relação a Europa e ao euro.
    De que temos medo vamos para o referendo. A Europa a isto nos obriga.

  3. A França não cumpre porque é a França. É incompreensivel esta afirmação. Isto não é comunidade de países diferentes e soberanos. Por isso a Inglaterra fez bem em sair desta Comunidade Europeia. Foi inteligente desde o inicio e nunca abdicou da sua moeda, etc.

  4. Qual que se por cá se realizasse referendo aposto que de certeza era para se continuar pois o Português sem os subsídios não é nada hoje em dia

  5. Ora mais uma boa, os descentes do Adolfo, já os conhecemos, pior é os xuchalistas Franceses também querem agora brincar ao Adolfinho, senão vejamos, a seguir a 1945, era assim venham Portuguesitos e Espanholitos que nós precisamos de ajuda, estamos todos rotos e como aqui estava quase tudo; parecido com o antigo Casal Ventoso por culpa do outro que caiu do banco;
    agora juntaram-se, (o amigo dos Coutinhos deu uma mãozinha) e pronto vai disto; dinheirinho para cá que nós somos os DDTudo, e ao que consta por lá somos uma espécie de nojo. Beijem-lhes o MATACO, que eles merecem…

  6. É óbvio que o senhor Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, está-se nas tintas para o que Portugal passou durante os 4 anos da Troika. Mas lá estará a consciência (se é que alguém a tem na UE) dos líderes do Parlamento e do Conselho Europeu para confirmar ou rejeitar a proposta daquele senhor. É claro que não vamos admitir que nos espezinhem. Nem sequer podemos admitir sanções por mais simbólicas que sejam. A honra do país está em causa. Pagamos, sim, mas não nos curvamos perante ninguém.

  7. Que grandes montes de estrume!!
    Essa escumalha da Comissão Europeia (que nem sequer foram eleitos pelo povo europeu!) são mesmo uns parasitas incompetentes sem vergonha!
    A qualidade dos seu “trabalho” está bem à vista com o que se passa actualmente na Europa…
    É necessária uma reforma urgente da União Europeia senão vai correr mal…

  8. ORA PORQUE RAIO A MERKEL FOI LOGO MARCAR UMA REUNIÃO COM A FRANÇA E A ITÁLIA E DEPOIS LOGO SERIA COM OS OUTROS, MAS AFINAL A REUNIÃO ATÉ FOI ANTECIPADA POR TELEFONE.
    CLARO QUE SOMOS PATOS PARA LEVAR CHUMBO E SEMPRE O FOMOS!
    VÁ LÁ PONHAM AÍ UNS PATCHS E UMAS BANDEIRAS “JE SUIS FRANCE” “ICH BIN DEUTSCHLAND”

  9. Agora digam-me que isto é ou não é politiquice.

    Temos sido sacrificados a torto e a direito, a classe média sofreu a bom sofrer com o anterior governo. Este governo tem feito um esforço no sentido de melhorar a nossa condição de vida designadamente por via da revogação de algumas medidas anteriores que foram injustas e que simplesmente visavam agradar aos senhores que dominam a UE (porque na pratica essas medidas agravaram desigualdades e fomentaram desiquilibrios em favor dos países poderosos da europa, como a Alemanha por exemplo) sem que daí resultassem avanços na atividade económica e crescimento do PIB Português. Invocaram mil e um argumentos para que pedissemos resgate, ao mesmo tempo que fechavam os olhos a França, a Espanha ou a Itália, cujos países tinham níveis de divida bem superiores ao nosso.
    É vergonhoso se aplicarem sanções até porque as mesmas servirão para descredibilizar cada vez mais esta UE.
    Cada vez mais se compreende porque razão o Reino Unido saiu. Não papam grupos!

  10. Quando era mais novo era muito pobre e uma das coisas que aprendi foi que nada era dado mas sim conquistado e que para isso era preciso trabalhar.

  11. Se as Penalizações acontecerem está na Hora de Sair e mandá-los receber ao BES !… Já Chega , Nasci Livre !… Meus filhos e Meus Netos Também e a Escravatura já era , como tal não pago as dividas de Bandidos que nos Trairam e Roubaram !… Esta EUROPA não nos Interessa , com eles nunca mais nos Levantámos seremos Escravos toda a Vida .

RESPONDER

Descoberta nova espécie de dinossauro carnívoro em Portugal

Um novo género e espécie de dinossauro carnívoro terópode, cujos fósseis foram escavados em arribas dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, foi agora descrito na revista internacional "Journal of Vertebrate Paleontology" por paleontólogos …

The Crown. Afinal, vem aí uma sexta temporada

Peter Morgan, criador, produtor e argumentista de The Crown, anunciou esta quinta-feira (9), através do Twitter da plataforma de streaming Netflix, que a série britânica terá uma sexta temporada. “Quando começamos a discutir as histórias da …

Observatório Gaia revoluciona o rastreamento de asteroides

O observatório espacial Gaia da ESA é uma missão ambiciosa que tem o objetivo de construir um mapa tridimensional da nossa Galáxia, fazendo medições de alta precisão de mais de mil milhões de estrelas. No entanto, …

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas na Índia em apenas 10 dias

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas no estado de Bihar, no norte da Índia, no espaço de dez dias, noticia a AFP, que escreve que os números podem aumentar nos próximos tempos devido às alterações …

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …