Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

Kiko Huesca / EPA

Pedro Sánchez, líder do PSOE

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar com a crise.

“As circunstâncias são excepcionais e exigem posições inabaláveis: ou enfrentamos esse desafio ou fracassamos como união. Chegamos a um momento crítico em que mesmo os países e governos mais fervorosamente pró-europeus, como é o caso da Espanha, necessitam de uma prova real de compromisso”, afirmou, classificando o coronavírus de como “a pior crise de saúde pública na Europa desde 1918”.

Segundo noticiou o Daily Sabah, o artigo foi publicado pelos principais jornais do Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha e Holanda.

Embora reconheça as medidas a nível europeu das últimas semanas, Sanchéz sublinhou que estão muito aquém do necessário.

“A Europa deve construir uma economia de tempo de guerra e promover a resistência, a reconstrução e a recuperação”, disse. “E deve continuar a fazê-lo quando esta emergência de saúde terminar, para reconstruir as economias do continente mobilizando recursos significativos por meio de um plano que chamamos o novo plano Marshall”.

No domingo, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também publicou um artigo de opinião pedindo aos países para aumentarem o orçamento da UE e para um Plano Marshall Europeu.

A Espanha é dos países com mais casos confirmado de coronavírus na Europa e o segundo com mais mortes, depois de Itália. O seu bloqueio nacional durará pelo menos 45 dias, e como a sua economia, sustentada pelo turismo e pelos serviços, retornará muito lentamente à normalidade, notou o Daily Sabah.

Em março, Sanchéz anunciou um pacote de ajuda de 200 mil milhões de euros para derrotar o vírus e mitigar as consequências económicas.

Assim como durante a última crise financeira europeia, a tensão acumula-se há semanas entre os países, incluindo Espanha, Portugal, França e Itália, que querem ver os eurobonds liberados para arrecadar dinheiro, e os conservadores do ponto de vista fiscal, como Alemanha e a Holanda, que pedem medidas mais restritivas.

“Os Estados Unidos responderam à recessão de 2008 com um pacote de estímulo, enquanto a Europa respondeu com austeridade. Todos sabemos o resultado”, escreveu Sanchéz no domingo.

E acrescentou: “O desafio que enfrentamos é extraordinário e sem precedentes. Exige uma resposta única, unida, radical e ambiciosa para preservar o nosso sistema económico e social e proteger os nossos cidadãos”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A Europa sempre andou por maus caminhos, entregaram quase tudo nas mãos dos asiáticos e agora nem sequer temos quem fabrique os produtos mais básicos para as nossas necessidades na luta contra o vírus, quanto mais capacidade dos políticos para mudar de rumo e se unirem numa luta comum; vejo mais o fim da UE do que a sua restauração.

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …