A “saloiice” no incêndio de Monchique e o cinismo q.b. de António Costa

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

“António Costa não brinca em serviço”. É assim que Marques Mendes analisa a entrevista do primeiro-ministro ao Expresso, considerando que ele já está “em campanha eleitoral” e prevendo um próximo Orçamento “eleitoralista”. Críticas deixa para a postura do Governo no incêndio de Monchique.

“Reclamar vitória” por não haver mortes “é saloiice”. Eis como Marques Mendes critica o Governo pela forma como abordou o incêndio de Monchique, especificamente o facto de não ter havido mortes, no seu habitual espaço de comentário na SIC.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, fez o balanço do fogo notando que “a grande vitória” foi o facto de não ter havido vítimas mortais. Ora, Marques Mendes considera que é um “exercício de politiquice” chamar sucesso “ao maior incêndio da Europa”, que “demorou uma semana a controlar“, causando “dezenas de feridos, milhares de hectares ardidos e dezenas de casas destruídas”.

“O Governo deu prioridade, e bem, à defesa das pessoas” e “a GNR agiu de forma eficiente na evacuação das aldeias”, mas “não há necessidade de o Governo embandeirar em arco e reclamar vitória com a inexistência de vítimas mortais”, refere o ex-líder do PSD, concluindo que “é feio” e que é “saloiice”, uma vez que essa “é a tarefa normal das autoridades”.´

Marques Mendes comenta também a entrevista de António Costa ao Expresso, publicada neste fim-de-semana, considerando que o primeiro-ministro “está literalmente em campanha eleitoral“.

O comentador assume que se trata de “uma entrevista consistente”, com António Costa “muito tranquilo, confiante e seguro”, mas que “respira propaganda e campanha por todo o lado”.

Deste modo, Marques Mendes não duvida de que o próximo Orçamento do Estado vai ser “eleitoralista”, notando os pontos que o primeiro-ministro abordou na entrevista, nomeadamente a atribuição de mais dinheiro para a cultura e para a ciência, bem como as medidas para a Função Pública.

Sobre eventuais alianças pós-eleitorais, Marques Mendes refere que Costa é “cínico quanto baste” a fazer “a quadratura do círculo”, jurando fidelidade à geringonça, mas mantendo o PSD de reserva com a salvaguarda de que “não tem lepra”.

“O que ele quer é maioria absoluta“, destaca o comentador, notando que é um objectivo “bastante difícil” de alcançar, numa altura em que o Governo “dá a sensação de estar esgotado” e “em gestão corrente”.

Marques Mendes comentou ainda os números da taxa de desemprego (6,7%) divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas e aponta que se trata de “um resultado fabuloso“, porque é “o mais baixo dos últimos 14 anos” e “mais baixo do que a previsão que o próprio Governo fazia”.

Notando que se trata de “uma excelente notícia para o país” e “um grande triunfo eleitoral para o Governo”, Marques Mendes realça também que “nenhum governo perde eleições com uma taxa de desemprego tão baixa”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Estamos rodeados de saloios e saloíces, a começar no MM, passando pelo AC e terminando no MM. Eu não percebo nada apagar incêndios, e não me custa nada admitir que tenha havido muita incompetência à mistura, o que me intriga é o aparecimento de tanto especialita em incêndios, sempre que há um. Começando no MM passando pelo AC e terminando no MM.
    Chega de palhaços políticos especialistas em apagar incêndios e afins.
    Do que as populações necessitam, é de gente séria, e de gente que apague os incêndios, de facto!

  2. Este indivíduo é um pobre coitado e já nem sabe o que diz. Ele queria que em Monchique tivessem morrido muitas pessoas, para desancar o governo com não aconteceu está com azia.

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …