O surto de novos casos em Pequim está a ser associado a uma banca de venda de salmão no mercado de Xinfadi. Como tal, a importação deste peixe está a ser alvo de um boicote a nível nacional.
A origem do surto de novos casos em Pequim será o mercado de Xinfadi, mais precisamente numa banca de venda de salmão. Este peixe é agora associado ao novo coronavírus e está a ser alvo de boicote a nível nacional. Segundo o Diário de Notícias, o salmão foi retirado das prateleiras dos grandes supermercados e excluído das plataformas de entrega em toda a China.
A China diagnosticou 44 novos casos da covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo 31 em Pequim. Pequim aumentou o nível de emergência na terça-feira, visando conter a disseminação do surto, que somou 137 casos nos últimos seis dias.
Além dos 31 casos detetados em Pequim, a China registou outras duas infeções por transmissão local: uma na província de Hebei, adjacente a Pequim, e outra em Zhejiang, na costa leste do país. No entanto, o principal foco e preocupação é mesmo a capital.
O presidente do mercado de Xinfadi garante que o vírus foi localizado na tábua usada por um vendedor de salmão importado. Assim, o mercado chinês de importação de salmão, avaliado em 600 milhões de euros, está em risco face a estas suspeitas.
“Ainda temos que descobrir se os seres humanos transmitiram o vírus ao salmão, ou o salmão o contraiu primeiro”, disse Zeng Guang, especialista principal da Comissão Nacional de Saúde da China.
Embora não esteja comprovado que alimentos congelados podem transmitir o novo coronavírus, o epidemiologista-chefe do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças da China tem a “suspeita muito alta” que produtos congelados contaminados são a origem do último surto na capital chinesa.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
E porque náo boicotar a China por suspeitas de génese do Coronavirus e outros SARS que hão de vir.
Tirar de lá as empresas e levar para lá o desemprego.
Por mim era já e tambem boicotar as lojas deles cá
Cambada de bestas,comem tudo que mexe e agora a culpa é do Salmão?que tal boicotar tudo que é Chinês?francamente já metem nojo.Empestaram o mundo e agora a culpa é do Salmão.
Os chinocas (autoridades chinesas) são mesmo gente pouco recomendável!…