//

Salgado e ex-administrador do BES desviaram milhões para família e amigos

26

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires, ex-presidente e ex-administrador do BES, respectivamente, colocaram em marcha um esquema que tinha como objectivo desviar fundos para financiar investimentos de amigos e familiares, bem como ocultar activos tóxicos, acusa o Banco de Portugal.

O jornal Expresso teve acesso à acusação do Banco de Portugal (BdP) que imputa a Ricardo Salgado e a Amílcar Morais Pires responsabilidades por um esquema de desvio de fundos, que passava pela apropriação do diferencial entre o que os clientes do banco pagavam e o que o BES recebia, através da sociedade Eurofin, que tem sede na Suíça.

O BdP refere que o ex-administrador financeiro do BES “concebeu, deu instruções para a implementação e acompanhou a execução de um plano, o qual foi aprovado e acompanhado […] por Ricardo Salgado”, conforme cita o Expresso.

Este plano terá sido levado a cabo com o apoio da então directora do BES Isabel Almeida e terá permitido a Ricardo Salgado retirar três mil milhões de euros do banco, entre 2009 e 2014, conforme aponta o semanário.

A Eurofin foi uma sociedade veículo, que movimentou dinheiro entre várias unidades do Grupo Espírito Santo (GES), recorrendo a diversas empresas para tornar as operações financeiras difíceis de detectar. Todos estes movimentos foram feitos sem o conhecimento de “outros administradores do BES, autoridades, investidores e público em geral”, refere o BdP na acusação citada pelo Expresso.

Os benefícios obtidos com este esquema terão sido usados para “servir os interesses exclusivos do GES, sacrificando o património do BES, o dos seus depositantes, investidores e demais credores”, sublinha o BdP.

Os fundos terão também sido usados para efectuar pagamentos a amigos e familiares, bem como para ocultar activos tóxicos e para manipular a cotação das acções do BES, constata o órgão supervisor.

Um dos grandes beneficiários deste esquema terá sido a empresa Ongoing, de Nuno Vasconcellos e Rafael Mora, afiança o BdP.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

26 Comments

  1. Entretanto, os contribuintes mais pobres, pagantes de faraónicos impostos, vão liquidando todo este saque, sempre cantando e rindo porque afinal… somos um Povo de brandos costumes…

  2. Nos Estados Unidos já estava encarcerado à muito tempo..Isto apenas porque lá há justiça. Isto é há independência, politica ali não mete o nariz. Aqui apenas farsa.! Daí Portugal ser um paraíso para a máfia.!

  3. Como é possível mais de 200 notícias sobre este lixo bancário e nada??? Andam a cobrar ao país o roubo destas bestas e está tudo bem… GUILHOTINA era pouco,mas 1º saquem os 3 mil milhões a quem os recebeu e metam-nos a partir calhau,sff!

  4. Estas notícias servem para mostrar que “alguém” está a fazer alguma coisa sobre Ricardo Salgado.
    A verdade é que a justiça está para férias ( o ano todo ), e os principais processos de Corrupção e Roubo continuam à espera do dia em que serão declarados prescritos.
    Curiosamente, estes arguidos de colarinho branco costumam afirmar que “acreditam na justiça”.
    Só eles acreditam… que nunca serão condenados !

  5. Mandem prender as autoridades portuguesas, já que estas não cumprem com o seu papel, de levar para a prisao políticos,banqueiros e juizes corruptos.
    Viva o benfica.
    Também neste ninguém tem coragem de afrontar.
    Podera lá se iam os votos.

  6. Isto não tem fim!? Porra…isto é à descarada e passa tudo!? Anda o contribuinte a sustentar bancos que estes arruínam e nem sequer são punidos!Isto é vergonhoso demais…a revolta é tão grande que nem sei o que escrever…Portugal deve ser o bobo da corte por esta Europa fora…para variar…

    • Não basta comentar estes assuntos, é preciso posta-los na pagina do nosso Primeiro Ministro, para que ele acorde e tome as devidas providencias.

  7. Afinal o que falta para que estes senhores sejam julgados e para que se comece a intimidar quem os segue e quem possa pensar em vir a fazê-lo?
    Talvez um NOVO estado de direito.

  8. Qual a diferença entre este esquema e a máfia? … tudo similar.
    A diferença é que no modelo da máfia não há o povo a alimentar o polvo e a deixá-lo sugar.

  9. aaaahhhh!!!!… mas isso e verdade???? e ja agora quem sao os familiares beneficiados com esses desvios? richiardi ou la quem seja.. tambem e considerado primo familiar???? e com que cobertura atuarem esses mafiosos? com que comparsas era apadrinhados???? sera que a trupe pino y dino….socas y costa bava y granadeiro tem alguma coisa a ver???

      • estas enganado.. o vieira pertenc ea outra trupe…..embora apoie a canalhada da geringonça..é mais inteligente do que os sobrinhos desta vida,apesar de nao ser tapo esperto … porque se o fosse a mafa verde da 1 internacional…nao o atacava tanto… mas entendo que gostes de meter tudo no mesmo saco. fazes como as prostitutas… que nunca gostam de ser as unicas!!!!

          • engraçado quando nao tem argumentos tem logo que desviar a conversa… .. a cartilha continua a ser comum para essas bandas.tambem vais aos pequenos almoços? ou ja es convidado para a a reuniao secreta na sede da liga geringonça?

  10. Começo a pensar se uma ETA em Portugal seria necessário? para julgar estes gatunos de colarinho branco.
    Já que os nossos Tribunais pouco fazem para julgar e condenar estes protegidos da Justiça.

  11. E estão presos? Tá bem abelha! Andam a gozar a vida com o dinheiro que roubaram aos depositantes e indirectamente aos contribuintes… República das bananas…

  12. Acho muito bem. Estou contigo Salgado. Só tenho pena que os meus amigos sejam todos uns tesos. Se eu tivesse amigos como tu e como o Carlos Silva isso é que era. Há gajos que nasceram com o cu virado para a lua!

  13. E não há interessados em ir buscar os culpados, e devolver o dinheiro aos lesados, A lua de certeza que não tinha investimentos no antigo BES.

    Cá vamos cantando, rindo, assobiando, olhando para o lado e culpando sempre o mesmo, até quando?

  14. Nāo se percebe na VERDADE porque continua esta gente à solta.
    Tenho conta no Bes…novo banco! E, enviaram-me um SMS há meses atrás para ir repor 27 cêntimos…
    Entendam bem 27 cêntimos!!! 27 cêntimos !!!

  15. O que eu não compreendo é como é que destes desgraçados todos que ficaram sem nada, ainda não houve um sequer que tenha tomado isto em mãos e dado um tiro nos cornos de um destes gajos, não consigo entender.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.