Salgado e ex-administrador do BES desviaram milhões para família e amigos

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires, ex-presidente e ex-administrador do BES, respectivamente, colocaram em marcha um esquema que tinha como objectivo desviar fundos para financiar investimentos de amigos e familiares, bem como ocultar activos tóxicos, acusa o Banco de Portugal.

O jornal Expresso teve acesso à acusação do Banco de Portugal (BdP) que imputa a Ricardo Salgado e a Amílcar Morais Pires responsabilidades por um esquema de desvio de fundos, que passava pela apropriação do diferencial entre o que os clientes do banco pagavam e o que o BES recebia, através da sociedade Eurofin, que tem sede na Suíça.

O BdP refere que o ex-administrador financeiro do BES “concebeu, deu instruções para a implementação e acompanhou a execução de um plano, o qual foi aprovado e acompanhado […] por Ricardo Salgado”, conforme cita o Expresso.

Este plano terá sido levado a cabo com o apoio da então directora do BES Isabel Almeida e terá permitido a Ricardo Salgado retirar três mil milhões de euros do banco, entre 2009 e 2014, conforme aponta o semanário.

A Eurofin foi uma sociedade veículo, que movimentou dinheiro entre várias unidades do Grupo Espírito Santo (GES), recorrendo a diversas empresas para tornar as operações financeiras difíceis de detectar. Todos estes movimentos foram feitos sem o conhecimento de “outros administradores do BES, autoridades, investidores e público em geral”, refere o BdP na acusação citada pelo Expresso.

Os benefícios obtidos com este esquema terão sido usados para “servir os interesses exclusivos do GES, sacrificando o património do BES, o dos seus depositantes, investidores e demais credores”, sublinha o BdP.

Os fundos terão também sido usados para efectuar pagamentos a amigos e familiares, bem como para ocultar activos tóxicos e para manipular a cotação das acções do BES, constata o órgão supervisor.

Um dos grandes beneficiários deste esquema terá sido a empresa Ongoing, de Nuno Vasconcellos e Rafael Mora, afiança o BdP.

ZAP //

PARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

  1. Entretanto, os contribuintes mais pobres, pagantes de faraónicos impostos, vão liquidando todo este saque, sempre cantando e rindo porque afinal… somos um Povo de brandos costumes…

  2. Nos Estados Unidos já estava encarcerado à muito tempo..Isto apenas porque lá há justiça. Isto é há independência, politica ali não mete o nariz. Aqui apenas farsa.! Daí Portugal ser um paraíso para a máfia.!

  3. Como é possível mais de 200 notícias sobre este lixo bancário e nada??? Andam a cobrar ao país o roubo destas bestas e está tudo bem… GUILHOTINA era pouco,mas 1º saquem os 3 mil milhões a quem os recebeu e metam-nos a partir calhau,sff!

  4. Estas notícias servem para mostrar que “alguém” está a fazer alguma coisa sobre Ricardo Salgado.
    A verdade é que a justiça está para férias ( o ano todo ), e os principais processos de Corrupção e Roubo continuam à espera do dia em que serão declarados prescritos.
    Curiosamente, estes arguidos de colarinho branco costumam afirmar que “acreditam na justiça”.
    Só eles acreditam… que nunca serão condenados !

  5. Mandem prender as autoridades portuguesas, já que estas não cumprem com o seu papel, de levar para a prisao políticos,banqueiros e juizes corruptos.
    Viva o benfica.
    Também neste ninguém tem coragem de afrontar.
    Podera lá se iam os votos.

  6. Isto não tem fim!? Porra…isto é à descarada e passa tudo!? Anda o contribuinte a sustentar bancos que estes arruínam e nem sequer são punidos!Isto é vergonhoso demais…a revolta é tão grande que nem sei o que escrever…Portugal deve ser o bobo da corte por esta Europa fora…para variar…

    • Não basta comentar estes assuntos, é preciso posta-los na pagina do nosso Primeiro Ministro, para que ele acorde e tome as devidas providencias.

  7. Afinal o que falta para que estes senhores sejam julgados e para que se comece a intimidar quem os segue e quem possa pensar em vir a fazê-lo?
    Talvez um NOVO estado de direito.

  8. Qual a diferença entre este esquema e a máfia? … tudo similar.
    A diferença é que no modelo da máfia não há o povo a alimentar o polvo e a deixá-lo sugar.

  9. aaaahhhh!!!!… mas isso e verdade???? e ja agora quem sao os familiares beneficiados com esses desvios? richiardi ou la quem seja.. tambem e considerado primo familiar???? e com que cobertura atuarem esses mafiosos? com que comparsas era apadrinhados???? sera que a trupe pino y dino….socas y costa bava y granadeiro tem alguma coisa a ver???

      • estas enganado.. o vieira pertenc ea outra trupe…..embora apoie a canalhada da geringonça..é mais inteligente do que os sobrinhos desta vida,apesar de nao ser tapo esperto … porque se o fosse a mafa verde da 1 internacional…nao o atacava tanto… mas entendo que gostes de meter tudo no mesmo saco. fazes como as prostitutas… que nunca gostam de ser as unicas!!!!

          • engraçado quando nao tem argumentos tem logo que desviar a conversa… .. a cartilha continua a ser comum para essas bandas.tambem vais aos pequenos almoços? ou ja es convidado para a a reuniao secreta na sede da liga geringonça?

  10. Começo a pensar se uma ETA em Portugal seria necessário? para julgar estes gatunos de colarinho branco.
    Já que os nossos Tribunais pouco fazem para julgar e condenar estes protegidos da Justiça.

  11. E estão presos? Tá bem abelha! Andam a gozar a vida com o dinheiro que roubaram aos depositantes e indirectamente aos contribuintes… República das bananas…

  12. Acho muito bem. Estou contigo Salgado. Só tenho pena que os meus amigos sejam todos uns tesos. Se eu tivesse amigos como tu e como o Carlos Silva isso é que era. Há gajos que nasceram com o cu virado para a lua!

  13. E não há interessados em ir buscar os culpados, e devolver o dinheiro aos lesados, A lua de certeza que não tinha investimentos no antigo BES.

    Cá vamos cantando, rindo, assobiando, olhando para o lado e culpando sempre o mesmo, até quando?

  14. Nāo se percebe na VERDADE porque continua esta gente à solta.
    Tenho conta no Bes…novo banco! E, enviaram-me um SMS há meses atrás para ir repor 27 cêntimos…
    Entendam bem 27 cêntimos!!! 27 cêntimos !!!

  15. O que eu não compreendo é como é que destes desgraçados todos que ficaram sem nada, ainda não houve um sequer que tenha tomado isto em mãos e dado um tiro nos cornos de um destes gajos, não consigo entender.

RESPONDER

Madeira não segue passos do continente. Adoção de medidas menos restritivas posta de lado

Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, sublinhou que vai manter as medidas atualmente em vigor, "que são analisadas e monitorizadas semanalmente". O presidente do Governo da Madeira disse, esta quinta-feira, que a região …

Uma esplanada em Lisboa.

Economia cresce 15,5% no segundo trimestre. É o maior aumento desde 1978

No segundo trimestre de 2021 o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 15,5% quando comparado com o mesmo período do ano passado, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicada esta sexta-feira. Em termos …

Nova lei do PAEL. PSD considera PS e PCP "descarados", mas os autarcas em causa defendem-se

A nova lei do PAEL permite a munícipios que integrem o programa não cobrar a taxa máxima de IMI, que a adesão exigia. O PSD acusou o PS e PSP, que aprovaram a proposta, de …

Bolsonaro acusa tribunal de cometer crime ao endossar medidas na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, reforçou esta quinta-feira os seus ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) ao afirmar que o tribunal “cometeu um crime” ao endossar as medidas sanitárias impostas pelas autoridades locais para …

"Escumalha". Polícias do Capitólio ameaçados e ofendidos por apoiantes de Trump

Os quatro polícias norte-americanos que testemunharam na principal comissão de inquérito do Congresso dos EUA sobre a invasão do Capitólio, foram ridicularizados nos canais de televisão ligados à direita radical e dizem que receberam ameaças …

Estado de Malta responsabilizado pela morte da jornalista Daphne Caruana Galizia

O Estado de Malta "deve assumir a responsabilidade" pelo assassínio da jornalista, devido à cultura de impunidade promovida pelas mais altas esferas do Governo.  Um inquérito independente sobre a morte da jornalista Daphne Caruana Galizia, que …

Licença para estudar. Governo negoceia e bazuca europeia vai saldar promessa eleitoral

As negociações já estão em curso. Com o dinheiro que vai chegar da União Europeia (UE), o Governo vai poder apoiar empresas, reforçar os rendimentos das famílias e alargar políticas sociais O Expresso avança, esta sexta-feira, …

O fim de uma lenda: Teddy Riner perdeu

Campeão olímpico em 2012 e em 2016, falhou o registo histórico de se tornar tricampeão nos Jogos Olímpicos. Lukáš Krpálek foi campeão e também foi histórico. Teddy Riner foi campeão nas duas edições anteriores dos Jogos …

Governo de Biden quer que estados ofereçam 100 dólares a quem for vacinado

O Governo dos Estados Unidos quer que os vários estados norte-americanos ofereçam um cheque de 100 dólares aos cidadãos que se vacinem contra a covid-19. De acordo com a imprensa norte-americana, o Governo de Joe Biden …

"Estou com vergonha, fui uma deceção": a chorar, Rochele pediu desculpa a Portugal

Judoca nascida no Brasil, que se naturalizou por Portugal a pensar nos Jogos Olímpicos, só venceu um combate em Tóquio. Rochele Nunes chegou aos Jogos Olímpicos com o objetivo de subir ao pódio mas só venceu …