Salgado e ex-administrador do BES desviaram milhões para família e amigos

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires, ex-presidente e ex-administrador do BES, respectivamente, colocaram em marcha um esquema que tinha como objectivo desviar fundos para financiar investimentos de amigos e familiares, bem como ocultar activos tóxicos, acusa o Banco de Portugal.

O jornal Expresso teve acesso à acusação do Banco de Portugal (BdP) que imputa a Ricardo Salgado e a Amílcar Morais Pires responsabilidades por um esquema de desvio de fundos, que passava pela apropriação do diferencial entre o que os clientes do banco pagavam e o que o BES recebia, através da sociedade Eurofin, que tem sede na Suíça.

O BdP refere que o ex-administrador financeiro do BES “concebeu, deu instruções para a implementação e acompanhou a execução de um plano, o qual foi aprovado e acompanhado […] por Ricardo Salgado”, conforme cita o Expresso.

Este plano terá sido levado a cabo com o apoio da então directora do BES Isabel Almeida e terá permitido a Ricardo Salgado retirar três mil milhões de euros do banco, entre 2009 e 2014, conforme aponta o semanário.

A Eurofin foi uma sociedade veículo, que movimentou dinheiro entre várias unidades do Grupo Espírito Santo (GES), recorrendo a diversas empresas para tornar as operações financeiras difíceis de detectar. Todos estes movimentos foram feitos sem o conhecimento de “outros administradores do BES, autoridades, investidores e público em geral”, refere o BdP na acusação citada pelo Expresso.

Os benefícios obtidos com este esquema terão sido usados para “servir os interesses exclusivos do GES, sacrificando o património do BES, o dos seus depositantes, investidores e demais credores”, sublinha o BdP.

Os fundos terão também sido usados para efectuar pagamentos a amigos e familiares, bem como para ocultar activos tóxicos e para manipular a cotação das acções do BES, constata o órgão supervisor.

Um dos grandes beneficiários deste esquema terá sido a empresa Ongoing, de Nuno Vasconcellos e Rafael Mora, afiança o BdP.

ZAP //

PARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

  1. Entretanto, os contribuintes mais pobres, pagantes de faraónicos impostos, vão liquidando todo este saque, sempre cantando e rindo porque afinal… somos um Povo de brandos costumes…

  2. Nos Estados Unidos já estava encarcerado à muito tempo..Isto apenas porque lá há justiça. Isto é há independência, politica ali não mete o nariz. Aqui apenas farsa.! Daí Portugal ser um paraíso para a máfia.!

  3. Como é possível mais de 200 notícias sobre este lixo bancário e nada??? Andam a cobrar ao país o roubo destas bestas e está tudo bem… GUILHOTINA era pouco,mas 1º saquem os 3 mil milhões a quem os recebeu e metam-nos a partir calhau,sff!

  4. Estas notícias servem para mostrar que “alguém” está a fazer alguma coisa sobre Ricardo Salgado.
    A verdade é que a justiça está para férias ( o ano todo ), e os principais processos de Corrupção e Roubo continuam à espera do dia em que serão declarados prescritos.
    Curiosamente, estes arguidos de colarinho branco costumam afirmar que “acreditam na justiça”.
    Só eles acreditam… que nunca serão condenados !

  5. Mandem prender as autoridades portuguesas, já que estas não cumprem com o seu papel, de levar para a prisao políticos,banqueiros e juizes corruptos.
    Viva o benfica.
    Também neste ninguém tem coragem de afrontar.
    Podera lá se iam os votos.

  6. Isto não tem fim!? Porra…isto é à descarada e passa tudo!? Anda o contribuinte a sustentar bancos que estes arruínam e nem sequer são punidos!Isto é vergonhoso demais…a revolta é tão grande que nem sei o que escrever…Portugal deve ser o bobo da corte por esta Europa fora…para variar…

    • Não basta comentar estes assuntos, é preciso posta-los na pagina do nosso Primeiro Ministro, para que ele acorde e tome as devidas providencias.

  7. Afinal o que falta para que estes senhores sejam julgados e para que se comece a intimidar quem os segue e quem possa pensar em vir a fazê-lo?
    Talvez um NOVO estado de direito.

  8. Qual a diferença entre este esquema e a máfia? … tudo similar.
    A diferença é que no modelo da máfia não há o povo a alimentar o polvo e a deixá-lo sugar.

  9. aaaahhhh!!!!… mas isso e verdade???? e ja agora quem sao os familiares beneficiados com esses desvios? richiardi ou la quem seja.. tambem e considerado primo familiar???? e com que cobertura atuarem esses mafiosos? com que comparsas era apadrinhados???? sera que a trupe pino y dino….socas y costa bava y granadeiro tem alguma coisa a ver???

      • estas enganado.. o vieira pertenc ea outra trupe…..embora apoie a canalhada da geringonça..é mais inteligente do que os sobrinhos desta vida,apesar de nao ser tapo esperto … porque se o fosse a mafa verde da 1 internacional…nao o atacava tanto… mas entendo que gostes de meter tudo no mesmo saco. fazes como as prostitutas… que nunca gostam de ser as unicas!!!!

          • engraçado quando nao tem argumentos tem logo que desviar a conversa… .. a cartilha continua a ser comum para essas bandas.tambem vais aos pequenos almoços? ou ja es convidado para a a reuniao secreta na sede da liga geringonça?

  10. Começo a pensar se uma ETA em Portugal seria necessário? para julgar estes gatunos de colarinho branco.
    Já que os nossos Tribunais pouco fazem para julgar e condenar estes protegidos da Justiça.

  11. E estão presos? Tá bem abelha! Andam a gozar a vida com o dinheiro que roubaram aos depositantes e indirectamente aos contribuintes… República das bananas…

  12. Acho muito bem. Estou contigo Salgado. Só tenho pena que os meus amigos sejam todos uns tesos. Se eu tivesse amigos como tu e como o Carlos Silva isso é que era. Há gajos que nasceram com o cu virado para a lua!

  13. E não há interessados em ir buscar os culpados, e devolver o dinheiro aos lesados, A lua de certeza que não tinha investimentos no antigo BES.

    Cá vamos cantando, rindo, assobiando, olhando para o lado e culpando sempre o mesmo, até quando?

  14. Nāo se percebe na VERDADE porque continua esta gente à solta.
    Tenho conta no Bes…novo banco! E, enviaram-me um SMS há meses atrás para ir repor 27 cêntimos…
    Entendam bem 27 cêntimos!!! 27 cêntimos !!!

  15. O que eu não compreendo é como é que destes desgraçados todos que ficaram sem nada, ainda não houve um sequer que tenha tomado isto em mãos e dado um tiro nos cornos de um destes gajos, não consigo entender.

RESPONDER

Elon Musk alerta: Civilização pode colapsar daqui a 30 anos

De acordo com Elon Musk, uma "bomba populacional" vai surgir nas próximas décadas, quando uma população mundial cada vez mais idosa chocar com a queda das taxas de natalidade em todo o mundo. Esta não é …

O mundo árabe está menos religioso. Mas continua homofóbico

Há cada vez mais árabes que dizem não ter religião. Esta é a principal conclusão de uma grande sondagem feita a mais de 25 mil cidadãos de países árabes pelo centro de pesquisa Arab Network …

Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu "é real"

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian. Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para …

"Homem-árvore" pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como "Homem-árvore" devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis.  Bajandar sofre de …

EUA. Senadores republicanos do Oregon fogem para não aprovar lei ambiental

Senadores estaduais do Oregon, nos Estados Unidos (EUA), encontram-se a monte desde quinta-feira para não votarem uma lei ambiental. Procurados pela polícia, voltaram este domingo a faltar a uma sessão legislativa, impedindo que haja quórum …

O planeta enfrenta um "apartheid climático"

O planeta está confrontado com um “'apartheid' climático”. De um lado, os ricos que se podem adaptar melhor às alterações climáticas, e do outro, os pobres que vão sofrer mais, disse esta segunda-feira um especialista …

Governo repõe 40 horas semanais para trabalhadores do CNB. Greve mantém-se

A partir de 1 de julho, os trabalhadores da Companhia Nacional de Bailado (CNB) voltarão às 40 horas semanais, numa uniformização laboral com os trabalhadores do Teatro Nacional de São Carlos. A decisão foi comunicada, esta …

Nova espécie de planta fóssil descoberta em Gondomar

Annularia noronhai foi encontrada no meio da cidade de Gondomar. Tem 300 milhões de anos, é um parente muito afastado da cavalinha e diz muito sobre o clima da época. Uma nova espécie de planta já …

Há um ano, 12 jovens ficaram presos numa caverna da Tailândia. Hoje, é um local turístico

Há um ano, 11 meninos foram explorar a província de Chiang Rai, na Tailândia, com o seu treinador de futebol, e acabaram presos no fundo de uma caverna sob uma montanha. Depois de terminar o …

Alemães compraram toda a cerveja de Ostritz para "secar" neonazis

Os habitantes de Ostritz, na Alemanha, impediram os participantes de um festival neonazi de beber álcool, esvaziando todas as prateleiras dos supermercados. Num protesto inédito contra a comemoração do aniversário de Hitler naquela localidade, os habitantes  …