Salgado e ex-administrador do BES desviaram milhões para família e amigos

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires, ex-presidente e ex-administrador do BES, respectivamente, colocaram em marcha um esquema que tinha como objectivo desviar fundos para financiar investimentos de amigos e familiares, bem como ocultar activos tóxicos, acusa o Banco de Portugal.

O jornal Expresso teve acesso à acusação do Banco de Portugal (BdP) que imputa a Ricardo Salgado e a Amílcar Morais Pires responsabilidades por um esquema de desvio de fundos, que passava pela apropriação do diferencial entre o que os clientes do banco pagavam e o que o BES recebia, através da sociedade Eurofin, que tem sede na Suíça.

O BdP refere que o ex-administrador financeiro do BES “concebeu, deu instruções para a implementação e acompanhou a execução de um plano, o qual foi aprovado e acompanhado […] por Ricardo Salgado”, conforme cita o Expresso.



Este plano terá sido levado a cabo com o apoio da então directora do BES Isabel Almeida e terá permitido a Ricardo Salgado retirar três mil milhões de euros do banco, entre 2009 e 2014, conforme aponta o semanário.

A Eurofin foi uma sociedade veículo, que movimentou dinheiro entre várias unidades do Grupo Espírito Santo (GES), recorrendo a diversas empresas para tornar as operações financeiras difíceis de detectar. Todos estes movimentos foram feitos sem o conhecimento de “outros administradores do BES, autoridades, investidores e público em geral”, refere o BdP na acusação citada pelo Expresso.

Os benefícios obtidos com este esquema terão sido usados para “servir os interesses exclusivos do GES, sacrificando o património do BES, o dos seus depositantes, investidores e demais credores”, sublinha o BdP.

Os fundos terão também sido usados para efectuar pagamentos a amigos e familiares, bem como para ocultar activos tóxicos e para manipular a cotação das acções do BES, constata o órgão supervisor.

Um dos grandes beneficiários deste esquema terá sido a empresa Ongoing, de Nuno Vasconcellos e Rafael Mora, afiança o BdP.

  ZAP //

PARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

  1. Entretanto, os contribuintes mais pobres, pagantes de faraónicos impostos, vão liquidando todo este saque, sempre cantando e rindo porque afinal… somos um Povo de brandos costumes…

  2. Nos Estados Unidos já estava encarcerado à muito tempo..Isto apenas porque lá há justiça. Isto é há independência, politica ali não mete o nariz. Aqui apenas farsa.! Daí Portugal ser um paraíso para a máfia.!

  3. Como é possível mais de 200 notícias sobre este lixo bancário e nada??? Andam a cobrar ao país o roubo destas bestas e está tudo bem… GUILHOTINA era pouco,mas 1º saquem os 3 mil milhões a quem os recebeu e metam-nos a partir calhau,sff!

  4. Estas notícias servem para mostrar que “alguém” está a fazer alguma coisa sobre Ricardo Salgado.
    A verdade é que a justiça está para férias ( o ano todo ), e os principais processos de Corrupção e Roubo continuam à espera do dia em que serão declarados prescritos.
    Curiosamente, estes arguidos de colarinho branco costumam afirmar que “acreditam na justiça”.
    Só eles acreditam… que nunca serão condenados !

  5. Mandem prender as autoridades portuguesas, já que estas não cumprem com o seu papel, de levar para a prisao políticos,banqueiros e juizes corruptos.
    Viva o benfica.
    Também neste ninguém tem coragem de afrontar.
    Podera lá se iam os votos.

  6. Isto não tem fim!? Porra…isto é à descarada e passa tudo!? Anda o contribuinte a sustentar bancos que estes arruínam e nem sequer são punidos!Isto é vergonhoso demais…a revolta é tão grande que nem sei o que escrever…Portugal deve ser o bobo da corte por esta Europa fora…para variar…

    • Não basta comentar estes assuntos, é preciso posta-los na pagina do nosso Primeiro Ministro, para que ele acorde e tome as devidas providencias.

  7. Afinal o que falta para que estes senhores sejam julgados e para que se comece a intimidar quem os segue e quem possa pensar em vir a fazê-lo?
    Talvez um NOVO estado de direito.

  8. Qual a diferença entre este esquema e a máfia? … tudo similar.
    A diferença é que no modelo da máfia não há o povo a alimentar o polvo e a deixá-lo sugar.

  9. aaaahhhh!!!!… mas isso e verdade???? e ja agora quem sao os familiares beneficiados com esses desvios? richiardi ou la quem seja.. tambem e considerado primo familiar???? e com que cobertura atuarem esses mafiosos? com que comparsas era apadrinhados???? sera que a trupe pino y dino….socas y costa bava y granadeiro tem alguma coisa a ver???

      • estas enganado.. o vieira pertenc ea outra trupe…..embora apoie a canalhada da geringonça..é mais inteligente do que os sobrinhos desta vida,apesar de nao ser tapo esperto … porque se o fosse a mafa verde da 1 internacional…nao o atacava tanto… mas entendo que gostes de meter tudo no mesmo saco. fazes como as prostitutas… que nunca gostam de ser as unicas!!!!

          • engraçado quando nao tem argumentos tem logo que desviar a conversa… .. a cartilha continua a ser comum para essas bandas.tambem vais aos pequenos almoços? ou ja es convidado para a a reuniao secreta na sede da liga geringonça?

  10. Começo a pensar se uma ETA em Portugal seria necessário? para julgar estes gatunos de colarinho branco.
    Já que os nossos Tribunais pouco fazem para julgar e condenar estes protegidos da Justiça.

  11. E estão presos? Tá bem abelha! Andam a gozar a vida com o dinheiro que roubaram aos depositantes e indirectamente aos contribuintes… República das bananas…

  12. Acho muito bem. Estou contigo Salgado. Só tenho pena que os meus amigos sejam todos uns tesos. Se eu tivesse amigos como tu e como o Carlos Silva isso é que era. Há gajos que nasceram com o cu virado para a lua!

  13. E não há interessados em ir buscar os culpados, e devolver o dinheiro aos lesados, A lua de certeza que não tinha investimentos no antigo BES.

    Cá vamos cantando, rindo, assobiando, olhando para o lado e culpando sempre o mesmo, até quando?

  14. Nāo se percebe na VERDADE porque continua esta gente à solta.
    Tenho conta no Bes…novo banco! E, enviaram-me um SMS há meses atrás para ir repor 27 cêntimos…
    Entendam bem 27 cêntimos!!! 27 cêntimos !!!

  15. O que eu não compreendo é como é que destes desgraçados todos que ficaram sem nada, ainda não houve um sequer que tenha tomado isto em mãos e dado um tiro nos cornos de um destes gajos, não consigo entender.

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …