Salgado desmente Bava e diz que 18 milhões do saco azul do GES foram para o cativar

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado justificou, no âmbito de um interrogatório no caso Monte Branco, as transferências no valor total de 18,5 milhões de euros para Zeinal Bava como uma forma de “cativar” o ex-CEO da PT, contrariando assim, a versão apresentada por este.

No segundo interrogatório a que foi sujeito, no Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa, no âmbito do caso Monte Branco, Ricardo Salgado justificou o pagamento de 18,5 milhões de euros feito a Zeinal Bava, através do chamado “saco azul” do Grupo Espírito Santo, a offshore Espírito Santo Enterprises, como sendo uma “remuneração extra” para o “cativar”.

Um dado apurado pelo Observador que salienta que as justificações apresentadas pelo ex-presidente do BES para aquele pagamento contradizem as que foram apresentadas, há menos de um mês, pelo próprio Zeinal Bava.

Em declarações ao jornal online, a 20 de Maio deste ano, Bava referiu que o valor seria um financiamento do GES para a compra de acções da própria PT, num cenário de privatização total da empresa, sem a intervenção do Estado.

Ora, Salgado disse no TIC, a 24 de Julho de 2015, que foi ele a ordenar as transferências como “sendo uma remuneração extra para cativar o CEO da PT e a equipa de “primeiríssima água” que Bava tinha seleccionado para ir para o Rio de Janeiro no início de 2011 para reorganizar a Oi”, cita a mesma publicação.

O ex-banqueiro terá também garantido no interrogatório que a ideia das transferências terá sido do próprio Bava, com o objectivo de “evitar que os quadros da PT fossem trabalhar para empresas concorrentes e, designadamente, que o ex-CEO da PT fosse contratado pelo mexicano Carlos Slim, o homem forte das telecomunicações na América Latina.

Os 18,5 milhões de euros foram transferidos para uma conta de Zeinal Bava na Suíça em duas tranches, em 2010 e em 2011, e a fusão entre a PT e a Oi só foi anunciada em Outubro de 2013.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. A POUCA VERGONHA E GOZO TOMOU CONTA DESTE PAÍS de gente miserável q faz com que sejamos vistos de soslaio fora de fronteiras por saberem o q internamente se passa de forrobobó mas andam sempre a ser postos em liberdade por más praticas dos serviços de justiça repetidamente depois de Armando Vara, Oliveira Costa e estes dois gozões amiguinhos do peito do criador das amplas liberdades MSoares o tartaruga gigante…

  2. Antigamente eles “desviavam” uns milhares de escudos, para uma segunda casa ou para fazer uma piscina no quintal, ou para comprar um automóvel.
    Agora roubam milhões e milhões e milhões, aos quais nem sabem o que lhe fazer.
    Mandam para os bancos da Suiça e outros destinos, quiçá para, por caminhos enviesados, emprestar depois a Portugal sem que nos reconheçam sequer o direito a renegociar a divida…

  3. Também quero. Também quero desviar uns milhões, por favor. Deixem -se lá de CEO da treta e dêem-me um lugar. Também sou capaz de desviar.Por favor só uma vez e prometo não reincidir.

  4. É só gente séria! De tal forma que ninguém está atrás das grades. Um país tão pequeno já não comporta tanto trafulha. Emigrem por favor e deixem os portuguese que trabalham, descansados.

  5. Cá está o tão conhecido monhé, mais conhecido pelo “melhor gestor” da Europa e arredores, a abotoar-se ao “guitarro” da populaça poupadinha…
    Pobre país que tal povo tens!!!

  6. maiores condenados sao todos aqueles aquem o salgado roubou para encher o … a bavas e companhia mas sore-lhe agora tempo para gastar o que lhe resta so a fianca cobre quase tudo

RESPONDER

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

Gémeas alemãs nascem com 3 meses de diferença (e em anos distintos)

Um hospital alemão anunciou na segunda-feira o caso de duas meninas que, apesar de serem gémeas, nasceram com três meses de diferença e em anos distintos. Com apenas 26 semanas de gravidez, a 17 de novembro …

Avião hospital da Luftwaffe levou doze feridos da Madeira para a Alemanha

Doze feridos do acidente com um autocarro turístico partiram hoje do Aeroporto da Madeira, cerca das 12:00, a bordo de um avião alemão equipado com meios hospitalares, com destino a Colónia, após operação de transferência …

Família desalojada e nove casas atingidas em queda de grua no Porto

Uma grua caiu hoje em cima de várias habitações na rua da Corticeira, na zona das Fontainhas, na cidade do Porto, mas não há feridos a registar, disse fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto. A grua …

Mulheres são quase metade dos “100 mais influentes” da Time

Há 48 mulheres na lista das 100 personalidades mais influentes do mundo publicada esta quarta-feira pela revista norte-americana Time. A lista, publicada anualmente desde 2004, junta personalidades das mais diferentes áreas distribuídas por cinco categorias: “Pioneiros”, …