Zeinal Bava recebeu transferências do “saco azul” do GES em 2010 e 2011

(dr) telecom.pt

Zeinal Bava, ex-presidente da PT e da Oi

Zeinal Bava, ex-presidente da PT e da Oi

Zeinal Bava, ex-presidente executivo da PT, recebeu duas transferências no valor total de 18,5 milhões de euros da sociedade offshore Espírito Santo Enterprises, conhecida como o “saco azul” do Grupo Espírito Santo.

O Expresso já tinha noticiado, no fim de semana, que a offshore com sede nas Ilhas Virgens Britânicas transferiu 18,5 milhões de euros para uma conta aberta em nome do executivo num banco estrangeiro.

Agora, o Observador especifica que a primeira transferência da ES Enterprises – que em 2007 mudou o nome para Enterprises Managment Services – para o antigo líder da PT, de cerca de 10 milhões de euros, foi realizada no segundo semestre de 2010, com cerca de 8,5 milhões de euros remetidos nos primeiros meses de 2011.

O Observador escreve ainda que que o Ministério Público baralha hipóteses relacionadas com a possibilidade de esta transferência estar ligada

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) estará a investigar se existe ligação entre a altura em que ocorreram as transferências e a decisão de venda da Vivo à Telefónica por parte da PT, anunciada em julho de 2010, assim como a posterior compra da Oi por parte da operadora de telecomunicações portuguesa, em janeiro de 2011.

A venda da participação da PT na operadora brasileira Vivo à Telefónica, por 7,5 mil milhões de euros, resultou na distribuição de 1,5 mil milhões de euros pelos acionistas da PT – onde se incluía o BES.

Por outro lado, com o acordo entre a PT e a Oi no valor de 3,5 mil milhões de euros, em janeiro de 2011, a PT adquiriu 22,4% do capital da empresa brasileira e a Oi adquiriu 10% no capital da PT.

Se o Ministério Público concluir que Zeinal Bava atuou para satisfazer os interesses do acionista BES, isso poderá constituir, segundo o Observador, crime de corrupção do setor privado.

Zeinal Bava confirmou ao Observador ter recebido o dinheiro, mas rejeitou qualquer favorecimento.

Não há absolutamente qualquer relação“, defendeu-se, sublinhando até tratar-se de uma “conta identificada pelo meu próprio nome”.

O empresário garantiu que o dinheiro lhe terá sido entregue para ser investido, futuramente, na compra de ações da PT quando esta fosse totalmente privatizada, uma operação de “alocação fiduciária contratualizada e afetada a uma finalidade que não veio a ser concretizada”, pelo que , foram integralmente devolvidos”.

Zeinal Bava assegura mesmo que, devido ao atraso da privatização, devolveu “o capital e juros, tal como previsto no contrato”. “A devolução efetuou-se pela via oficial, pelo que não me sinto autorizado a divulgar mais pormenores”, explica.

Contactada pelo Observador, a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) não quis fazer comentários.

No âmbito das investigações em curso ao universo Espírito Santo, as questões relacionadas com a PT foram autonomizadas em inquéritos independentes. Além da aplicação de 897 milhões de euros feita pela PT em dívida da Rio Forte, uma empresa do GES, também está sob investigação a venda da participação da PT na Vivo e posterior entrada no capital da Oi.

ZAP

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …