Salgado deixou buraco de 1,6 mil milhões de euros no Novo Banco

António Cotrim / Lusa

O Novo Banco divulgou prejuízos históricos de quase 1.400 milhões de euros, relativos a 2017, depois de uma reavaliação dos activos problemáticos, herdados do antigo BES. Uma parte do “buraco” tem ainda origem no banco extinto e nos créditos concedidos durante a gestão de Ricardo Salgado.

O Correio da Manhã anuncia que os resultados negativos do Novo Banco reflectem, em grande parte, créditos problemáticos concedidos pelo antigo BES, durante a gestão de Ricardo Salgado.

A publicação fala num “buraco” de 1,6 mil milhões de euros, notando que estão em causa financiamentos concedidos pelas sucursais do antigo BES em Londres, no Brasil e no Dubai, nomeadamente para grandes obras de construção como, por exemplo, auto-estradas no Reino Unido.



O Novo Banco anunciou, nesta quarta-feira, os resultados de 2017, divulgando prejuízos recorde de 1.395,4 milhões de euros, acima dos 788,3 milhões de euros de 2016, num ano em que constituiu mais de 2.000 milhões de euros de imparidades (provisões para perdas potenciais).

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, explicou que o reconhecimento de imparidades tão elevadas se deveu a uma reavaliação dos activos problemáticos, numa nova era de reestruturação para o banco, depois de ter vivido uma fase de transição até Outubro passado.

Do montante de 2.056,9 milhões de euros de imparidades, a maior parte foram para crédito, de 1.229,2 milhões, seguidas de 398 milhões para actividades em descontinuação, 134,8 milhões de euros para títulos e 134,3 milhões de provisões para reestruturação (fecho de balcões e saída de pessoal).

Entre os activos para que o banco reforçou imparidades, estão créditos do ex-BES para grandes obras no exterior, como explicou Ramalho. Assim, o Novo Banco teve que dar como perdidos cerca de 1600 milhões de euros de financiamentos em incumprimento que foram atribuídos durante a gestão de Salgado.

Estado empresta até 450 milhões de euros

No comunicado à CMVM, o Novo Banco diz que “os prejuízos apresentados decorreram, fundamentalmente, do reconhecimento de montantes elevados de imparidades, de acordo com as exigências das autoridades europeias por forma a que as instituições bancárias tenham condições de recuperar rentabilidade de uma forma mais rápida e consistente”.

Na sequência deste nível elevado de perdas, o banco activou o Mecanismo de Capital Contingente negociado com o Estado português, pelo qual o Fundo de Resolução bancário irá capitalizar o Novo Banco num montante de 791,7 milhões de euros.

Na quarta-feira, especulava-se que o Estado teria que injectar mais 800 milhões de euros no Novo Banco. O valor confirmado fica-se pelos 791,7 milhões, com o Fundo de Resolução a adiantar parte da verba e o Estado a emprestar cerca de 450 milhões.

“O montante concreto desse empréstimo do Estado ainda não está fixado, mas estima‐se que não ultrapasse os 450 milhões de euros, ficando assim aquém do limite anual de 850 milhões de euros, inscrito no Orçamento do Estado”, salienta o Fundo de Resolução, num comunicado citado pelo jornal ECO.

O presidente do Novo Banco afirmou que “não é necessário capital adicional” na instituição, considerando que as injecções de capital através do Mecanismo Contingente são normais, uma vez que foram previamente negociadas.

“O que está em causa aqui não é um aumento de capital, o que está em causa é um mecanismo previsto, organizado, e que nesse sentido iria ser sempre utilizado com naturalidade”, afirmou António Ramalho, referindo que com os montantes injectados o Fundo de Resolução “preserva o valor” da sua participação de 25% no Novo Banco.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. E como estamos em relação ao Salgado, família, amigos e afins?? Como está o processo? Parado não é?? Como tudo neste país de politicos da treta p/ não dizer outra coisa. Andaram e continuam a andar a ROUBAR indecentemente e os politicos, governo, justiça NADA FAZEM – estão a aver se o assunto é esquecido e depois prescreve é claro, quando lhes interessa… Povo trabalhador até quando vais andar a pagar o que nos ROUBAM??

  2. Eboraco menos boraco .o pobre do Ze e que se atraza com as prestações da casa fica sem ela e com a divida mas e assim que o povo ainda continua apostando nestas politicas quarenta e tal anos em vira o disco e toca o mesmo…

RESPONDER

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …