Salgado deixou buraco de 1,6 mil milhões de euros no Novo Banco

António Cotrim / Lusa

O Novo Banco divulgou prejuízos históricos de quase 1.400 milhões de euros, relativos a 2017, depois de uma reavaliação dos activos problemáticos, herdados do antigo BES. Uma parte do “buraco” tem ainda origem no banco extinto e nos créditos concedidos durante a gestão de Ricardo Salgado.

O Correio da Manhã anuncia que os resultados negativos do Novo Banco reflectem, em grande parte, créditos problemáticos concedidos pelo antigo BES, durante a gestão de Ricardo Salgado.

A publicação fala num “buraco” de 1,6 mil milhões de euros, notando que estão em causa financiamentos concedidos pelas sucursais do antigo BES em Londres, no Brasil e no Dubai, nomeadamente para grandes obras de construção como, por exemplo, auto-estradas no Reino Unido.

O Novo Banco anunciou, nesta quarta-feira, os resultados de 2017, divulgando prejuízos recorde de 1.395,4 milhões de euros, acima dos 788,3 milhões de euros de 2016, num ano em que constituiu mais de 2.000 milhões de euros de imparidades (provisões para perdas potenciais).

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, explicou que o reconhecimento de imparidades tão elevadas se deveu a uma reavaliação dos activos problemáticos, numa nova era de reestruturação para o banco, depois de ter vivido uma fase de transição até Outubro passado.

Do montante de 2.056,9 milhões de euros de imparidades, a maior parte foram para crédito, de 1.229,2 milhões, seguidas de 398 milhões para actividades em descontinuação, 134,8 milhões de euros para títulos e 134,3 milhões de provisões para reestruturação (fecho de balcões e saída de pessoal).

Entre os activos para que o banco reforçou imparidades, estão créditos do ex-BES para grandes obras no exterior, como explicou Ramalho. Assim, o Novo Banco teve que dar como perdidos cerca de 1600 milhões de euros de financiamentos em incumprimento que foram atribuídos durante a gestão de Salgado.

Estado empresta até 450 milhões de euros

No comunicado à CMVM, o Novo Banco diz que “os prejuízos apresentados decorreram, fundamentalmente, do reconhecimento de montantes elevados de imparidades, de acordo com as exigências das autoridades europeias por forma a que as instituições bancárias tenham condições de recuperar rentabilidade de uma forma mais rápida e consistente”.

Na sequência deste nível elevado de perdas, o banco activou o Mecanismo de Capital Contingente negociado com o Estado português, pelo qual o Fundo de Resolução bancário irá capitalizar o Novo Banco num montante de 791,7 milhões de euros.

Na quarta-feira, especulava-se que o Estado teria que injectar mais 800 milhões de euros no Novo Banco. O valor confirmado fica-se pelos 791,7 milhões, com o Fundo de Resolução a adiantar parte da verba e o Estado a emprestar cerca de 450 milhões.

“O montante concreto desse empréstimo do Estado ainda não está fixado, mas estima‐se que não ultrapasse os 450 milhões de euros, ficando assim aquém do limite anual de 850 milhões de euros, inscrito no Orçamento do Estado”, salienta o Fundo de Resolução, num comunicado citado pelo jornal ECO.

O presidente do Novo Banco afirmou que “não é necessário capital adicional” na instituição, considerando que as injecções de capital através do Mecanismo Contingente são normais, uma vez que foram previamente negociadas.

“O que está em causa aqui não é um aumento de capital, o que está em causa é um mecanismo previsto, organizado, e que nesse sentido iria ser sempre utilizado com naturalidade”, afirmou António Ramalho, referindo que com os montantes injectados o Fundo de Resolução “preserva o valor” da sua participação de 25% no Novo Banco.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. E como estamos em relação ao Salgado, família, amigos e afins?? Como está o processo? Parado não é?? Como tudo neste país de politicos da treta p/ não dizer outra coisa. Andaram e continuam a andar a ROUBAR indecentemente e os politicos, governo, justiça NADA FAZEM – estão a aver se o assunto é esquecido e depois prescreve é claro, quando lhes interessa… Povo trabalhador até quando vais andar a pagar o que nos ROUBAM??

  2. Eboraco menos boraco .o pobre do Ze e que se atraza com as prestações da casa fica sem ela e com a divida mas e assim que o povo ainda continua apostando nestas politicas quarenta e tal anos em vira o disco e toca o mesmo…

RESPONDER

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …