Salário mínimo de 500 euros é um dado praticamente adquirido

RTP / Flickr

António Saraiva, presidente da CIP

António Saraiva, presidente da CIP

O presidente da CIP, António Saraiva, afirmou que a base inicial de 500 euros para a discussão do novo acordo sobre o salário mínimo em Portugal é atualmente “um dado praticamente adquirido”.

O líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) falava aos jornalistas no final de um almoço realizado pelo American Club, em Lisboa, onde foi o orador convidado.

Questionado sobre a reunião do grupo de trabalho indicado para a primeira abordagem da discussão acerca da revisão do salário mínimo, que decorre na quarta-feira em sede da Concertação Social, em Lisboa, António Saraiva reafirmou que a CIP “está disponível” para equacionar um novo acordo de salário mínimo.

O dirigente patronal condicionou a revisão do salário mínimo a dois grandes princípios: “Que tenha critérios objetivos e que as partes possam acompanhar e monitorizar, além de salvaguardar a competitividade externa das empresas portuguesas”.

“A proposta do novo acordo que manteremos em cima da mesa na reunião de quarta-feira respeitará estes dois princípios, embora tenha pequenas adaptações, porque desde janeiro de 2011, altura em que terminou o primeiro acordo, até 2014, houve evoluções”, salientou.

Este é o ponto de partida da CIP para as negociações, disse António Saraiva, lembrando, no entanto, que “há empresas e empresas e setores e setores e, mesmo dentro do mesmo sector de atividade, há realidades diferentes”.

A maior parte das empresas, de acordo com o líder da CIP, têm hoje “melhores condições para atingir esse valor do que tinham há três ou quatro anos”.

“É também, por isso, que temos que analisar este problema e solucioná-lo”, disse.

António Saraiva referiu ainda que o novo acordo deve ter “um horizonte temporal de três a quatro anos e ter uma escala evolutiva no valor e no calendário”, pois não se pode “estar a discutir a questão do salário mínimo todos os anos”.

A CIP propõe uma “discussão séria” assente “em critérios objetivos, escalonada no tempo e no valor”, referiu.

“Diria que a base inicial de 500 euros nesta discussão do novo acordo de salário mínimo é hoje um dado praticamente adquirido e não temos sobre isso limitações para além dos dois princípios enunciados”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …