Rússia perdeu mais de mil tanques em seis meses de conflito

Roman Pilipey / EPA

As tropas russas perderam mais de mil tanques desde que invadiram o território ucraniano, a 24 de fevereiro.

Segundo o Defence Blog, os relatórios mostram uma perda significativa para os russos, que tinham no início da guerra vantagem sobre os ucranianos a vários níveis – número de militares, armamento e tecnologia.

Como lembrou o Interesting Engineering, a perda de mais de mil tanques foi a estimativa avançada em maio pelo Pentágono.

No seu website, o Oryx Blog revela informação sobre equipamento militar destruído, abandonado ou capturado, acompanhada de provas fotográficas para cada unidade listada. A página tem detalhes sobre tanques, veículos de combate, artilharia, porta-aviões blindados, armas, lança-foguetes, drones, helicópteros, radares e sistemas de comunicação, entre outros.

De acordo com a fonte, já foram perdidos 1.008 tanques – 627 destruídos, 42 danificados, 51 abandonados e 288 capturados. Isto inclui também um tanque T-90 M, o mais recente e mais avançado da Rússia, utilizado durante algumas semanas antes de ser destruído pelas tropas ucranianas.

Nos primeiros dias do conflito, a Rússia perdeu tanques devido à manutenção deficiente destas máquinas de combate, à falta de infantaria e de apoio aéreo. A defesa ucraniana, fortalecida pelo armamento fornecido pelo Ocidente, também contribui para esse cenário.

Embora a Rússia não tenha conseguido apresentar uma estratégia eficaz para limitar essas perdas, com o conflito agora mais concentrado no leste o país pode não precisar de expor tanto os tanques, referiu o Interesting Engineering.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.