/

Rússia aprova primeira vacina contra a covid-19 para animais

A Rússia registou a primeira vacina contra a covid-19 para animais. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo Rosselkhoznadzor, o Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária do país.

Os testes mostraram que a vacina gerava anticorpos contra o vírus em cães, gatos, raposas e martas. Segundo a Reuters, a produção em massa da vacina, chamada Carnivac-Cov, pode começar já em abril.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou preocupação com a transmissão do vírus entre humanos e animais. O regulador disse que esta vacina, cujos ensaios clínicos iniciaram em outubro de 2020, será capaz de proteger espécies vulneráveis ​​e impedir mutações virais.

“Os resultados dos ensaios permitem-nos concluir que a vacina é segura e altamente imunogénica, uma vez que os animais vacinados desenvolveram anticorpos contra o coronavírus em 100% dos casos”, disse o líder do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária, Konstantin Savenkov.

Os testes indicam que a imunidade dura seis meses depois da vacinação, mas estes parâmetros vão continuar a ser avaliados.

Segundo a agência, os setores da agricultura em países como os Estados Unidos, Canadá, Singapura e membros da União Europeia estão interessados nesta vacina para animais.

A Rússia já aprovou três vacinas contra o SARS-CoV-2 para humanos, a mais conhecida das quais é a Sputnik V.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.