A Rússia registou a primeira vacina contra a covid-19 para animais. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo Rosselkhoznadzor, o Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária do país.
Os testes mostraram que a vacina gerava anticorpos contra o vírus em cães, gatos, raposas e martas. Segundo a Reuters, a produção em massa da vacina, chamada Carnivac-Cov, pode começar já em abril.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou preocupação com a transmissão do vírus entre humanos e animais. O regulador disse que esta vacina, cujos ensaios clínicos iniciaram em outubro de 2020, será capaz de proteger espécies vulneráveis e impedir mutações virais.
“Os resultados dos ensaios permitem-nos concluir que a vacina é segura e altamente imunogénica, uma vez que os animais vacinados desenvolveram anticorpos contra o coronavírus em 100% dos casos”, disse o líder do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária, Konstantin Savenkov.
Os testes indicam que a imunidade dura seis meses depois da vacinação, mas estes parâmetros vão continuar a ser avaliados.
Segundo a agência, os setores da agricultura em países como os Estados Unidos, Canadá, Singapura e membros da União Europeia estão interessados nesta vacina para animais.
A Rússia já aprovou três vacinas contra o SARS-CoV-2 para humanos, a mais conhecida das quais é a Sputnik V.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe