Kiev acusada de iniciar ataques. Há consenso de que Rússia pode avançar “a qualquer momento”

19

A Rússia é acusada de ter enviado mais 7 mil tropas para a fronteira com a Ucrânia. Separatistas pró-russos acusam Kiev de iniciar ataques.

Os separatistas pró-russos, apoiados pelo Kremlin, acusam as forças de Kiev de bombardearem os seus territórios com morteiros, adianta a Reuters.

O exército ucraniano negas as acusações e diz, por sua vez, que os rebeldes usaram artilharia contra soldados do governo.

Os separatistas alegam que as forças do governo abriram fogo no seu território quatro vezes nas últimas 24 horas. A Ucrânia acusou os rebeldes de dispararem bombas, incluindo algumas que atingiram um jardim de infância.

Um fotógrafo da Reuters em Luhansk, zona controlada pelos rebeldes, ouviu o som de alguns disparos de artilharia, mas não conseguiu avaliar os detalhes do incidente.

Além disso, os Estados Unidos acusaram a Rússia de ter aumentado o contingente militar na fronteira com a Ucrânia em sete mil tropas nos últimos dias, apesar de Moscovo ter anunciado uma retirada parcial das forças aí destacadas.

“De facto, confirmámos agora que, nos últimos dias, a Rússia aumentou a sua presença ao longo da fronteira ucraniana em sete mil tropas, algumas das quais chegaram hoje [quarta-feira]”, afirmou um alto responsável da administração norte-americana, sob a condição de não ser identificado, citado pelas agências de notícias Associated Press e France-Presse.

As novas estimativas colocariam o número de forças russas próximo das 150 mil, número citado pelo Presidente dos EUA, Joe Biden, num discurso televisionado no início desta semana.

O mesmo responsável disse que, embora a Rússia tivesse dito que queria encontrar uma solução diplomática, “as suas ações indicam o contrário”.

Os Estados Unidos continuam, assim, convencidos de que a Rússia pode avançar para território da Ucrânia “a qualquer momento”. Algo que foi vincado durante uma conversa ao telefone, na quarta-feira, entre Joe Biden e o chanceler alemão, Olaf Scholz.

Já o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou também na quarta-feira não ter visto quaisquer sinais de uma diminuição da concentração das tropas russas nas fronteiras da Ucrânia, dizendo que tinha simplesmente observado “pequenas rotações”.

Os primeiros sinais de recuo da Rússia deram-se esta terça-feira. Pelo menos, de acordo com o Ministério da Defesa do país, que anunciou que as forças militares posicionadas há semanas perto da fronteira ucraniana começaram a regressar às suas bases.

Já esta quarta-feira, a Rússia anunciou o fim das manobras militares e a partida de algumas das suas forças da península da Crimeia anexada da Ucrânia.

“As unidades do distrito militar do sul que completaram os seus exercícios táticos nas bases da península da Crimeia estão a regressar por via ferroviária às suas bases de origem”, disse o Ministério da Defesa russo.

Nem todos parecem acreditar na retirada russa.

“Temos uma regra: não acreditamos quando ouvimos, mas quando vemos”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba.

“Não há sentimento de alívio porque não há qualquer confiança no que a Rússia diz. Não é a primeira vez que anunciam a retirada de tropas”, disse, por sua vez, Olga Tokariuk, correspondente da agência EFE.

A jornalista diz que há a necessidade de ter “provas independentes que não venham do governo russo”, de que as tropas russas realmente recuaram dos exercícios na fronteira com a Ucrânia.

ZAP // Lusa

19 Comments

  1. A Comédia aproxima-se do seu tragico desfeixo. A Russia já aprovou ontem a “indepêndência” de duas zonas da Ucrania. Iremos assistir a uma repetição do que se passou na Crimeia. Mas desta vez um pouco mais às claras mas com o mesmo objectivo. Em pouco tempo mais uma parte da Ucrania estará nas garras da Russia. Foi isto que obtivemos com as nulas consequências à anexação da Crimeia. É tempo de uma vez por todas isolar a Russia, quer politica quer económicamente, Um Presidente que se eterniza no poder, que manda assissinar os seus opositores politicos, jornalistas, que não tem qualquer respeito pela comunidade internacional, que organiza esquemas governamentais de doping para os seus atletas, é tempo de ter o seu castigo. Se militar não pode ser pelo seu poderio e o que poderia acarretar, ao menos economicamente. Já foi vergado uma vez assim e seria outra certamente, e não creio que a China os defendesse muito se pensasse que poderia sofrer as mesmas consequências. Mas infelizmente vivemos num mundo de politicos hipocritas que apenas olham para os seus interesses. Houvesse petroleo na Ucrania e não fosse a disputa com a Russia e seria diferente com os EUA, já na Europa temos a Alemanha que por causa do gás que recebe da Russia nada fará. Por cá la temos os PCP a defender os Russos apesar do tempo em que eram “espiões” pagos a favor da Russia já lá vai, mas os tiques ditaduriais ficam sempre. Não é do Chega que devemos ter medo mas sim destes Comunistas defensores da “democracia”

  2. Estratégia típica do Putin… já só surpreende os mais “distraídos”!
    Era óbvio que ele tinha alguma na manga para, como é costume, se “fazer” de vítima!…

  3. Os EUA e o RU precisam de uma guerra com a Rússia para desviar as atenções dos problemas internos e para reforçar o controlo sobre os vassalos europeus da NATO. Logo os pobres ucranianos vão ser empurrados para uma guerra de que não precisam, e cujos custos lhes vão cair totalmente em cima. E nós, portugueses, vamos acabar por ser igualmente vítimas do desespero americano.

    • Concordo inteiramente com o seu comentário .A Europa está à deriva e ainda não compreendeu que neste mundo global o seu aliado natural é a Rússia ( lição da História )O Imperialismo americano está a fomentar a intervenção da Rússia na Ucránia , que nãl se fará . O que está emcausa é a intervençãoem Donbass não controlada pela Ucránia ..O pateta do presidente da Rússia afirmou que a invasão era a 16FEV . Viu-se . Pura intoxicaççao . GSBraga

      • Se os americanos não tivessem falado ao tempo que a Ucrânia já estaria ocupada e com um regime fantoche às mãos do mafioso do putin! Fala muito dos americanos e dos britânicos, mas o que está a esconder o russo? Aonde vai ele buscar tanto dinheiro para brincar aos soldados com uma economia inferior à da Espanha? O que o safa, é ter um povo bronco como tudo e a maioria ser absolutamente ignorante. Um povo que apenas alimenta o ego com forças armadas e o tamanho do país que subjuga dúzias de outras nações, come e cala porque não sabe agir nem viver sem um dono.

    • Ó homem, não reparou que são os diversos países a pedirem a adesão à NATO e à UE? O que os russos querem é fingir que são uma superpotência, mas de potência só tem armas, o resto, é uma miséria| Tenho um cungado que é ucraniano, nasceu soviético e não tem saudades algumas! Quer o seu país independente e livre para decidir o seu futuro e não andar às ordens e caprichos de um pulha vizinho. Nessa lógica e andariamos todos para aqui a exigir e a dar passaportes e a nacionalidade todos os que falem português para depois andar a ameaçãr de guerra todos os outros! Ai9nda não repaprou que, são os russo quem estão a criar problemas? Mais ninguém! Falam da sua segurança e no que raio a sugurança dos russos tem de ser maior do que a dos ucranianos ou dos outros europeus? Quero é que a Rússia se lixe. Negum vizinho além dos que estão ocupados por pulhas ditadores ou mafiosos está com os russos. Por cá estão os arrivistas dos comunistas a sonhra que ainda alguém vai na cantiga deles. Só alguém com um enorme defeito mental!

  4. Realmente, deves andar a ver muitos filmes! Não medes as tuas palavras! Então, segundo a tua opinião, os americanos precisam de uma 3ª Guerra mundial para reforçarem a sua posição na NATO? Continua, que vais por bom caminho. Quanto a mim vou mas é dormir. Este ano, não se aprende nada!

    • Há quem queira esquecer que Portugal enviou tropas para o Afeganistão, em nome da solidariedade da NATO. O facto do Afeganistão não estar no Atlântico Norte não preocupou quem tem alma de escravo, desde que o patrão seja americano…

      • Que horror, uma vez, e para combater terroristas, como se está a ver não foi em vão, o todos os bandidos a sério foram apanhados, não se riram por muito tempo! É mesmo grave, essa ocasião! Curioso, no entretanto nunca não vi, ouvi nenhuma ameaça à Rússia, mas isso devemos ser nós, os “escravos”! De facto, o Ocidente está decadente, as extremas esquerdas têm-no corroído bem por dentro. Já agora, o russo tem feito. Até há pouco tempo passava as semanas a falar das superarmas, agora q1uer usa-las e até já nos ameaçou com armas nucleares. que terríveis somos! O engraçado, e para desgraça sua, são os diversos países a pretender entrar para a NATO, nenhum quer sair, pelo contrário estariam já todos se não fosse as ameaças do bárbaro mafioso do putin. Ah e também nenhum foi obrigado a entrar, já agora! A querer sair só o desejam os comunas e neo-nazis (como são idênticos) deste mundo que pretendem ver o Ocidente mesmo enfraquecido. Rezo para que enganem e bem!

  5. Joe o americano vendido, seria bem capaz de um ataque de falsa bandeira. Ou atirar em si mesmo e por a culpa ela alguém , só para ganhar algum lucro.

  6. O Putin é simplesmente um louco ditador capaz de tudo para se eternizar no poder e levar para a frente a sua ambição imperialista, não se importando do custo de tudo isso em vidas humanas e prejuízos económicos, vale apenas a sua pretensão expansionista! Outros loucos como ele tiveram um final infeliz!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.