Rússia diz que matou o líder do Estado Islâmico

(dr)

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

A Rússia disse, esta sexta-feira, ter matado o líder do Estado Islâmico num ataque aéreo a um local onde estavam reunidos líderes do grupo extremista, em Raqqa, na Síria.

Segundo o Ministério da Defesa russo, o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, foi morto no final de maio juntamente com outros altos dirigentes do grupo.

Se se confirmar esta morte, será um grande sucesso para a Rússia, que lidera uma ação militar em apoio ao Presidente sírio, Bashar al-Assad, desde setembro de 2015.

O ministério referiu que o ataque aéreo se realizou a 28 de maio, teve como alvo o local onde decorria uma reunião do EI, nos arredores de Raqqa, na Síria, e terá provocado a morte a 30 responsáveis do grupo e a outros 300 combatentes.

“De acordo com a informação, que está a ser verificada através de vários canais, o líder do EI Abu Bakr al-Baghdadi também estava nessa reunião e foi morto no ataque aéreo”, acrescentou o ministério russo.

A mesma fonte referiu que avisou os EUA do ataque, acrescentando que entre os líderes do EI estavam Abi al-Khadji al-Mysri, Ibrahim al-Naef al-Khadj e Suleiman al-Shauah.

Na semana passada, a televisão estatal da Síria já tinha anunciado a morte do líder da organização terrorista.

Abu Bakr al-Baghdadi, de 46 anos, é natural do Iraque e líder do EI desde 2013. A sua cabeça foi colocada a prémio pelos EUA, que oferecem uma indemnização de dez milhões de dólares por informações que conduzam à sua captura.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Quem se segue na lista de pessoas a abater? Poucas…normalmente quando se corta a cabeça da cobra o corpo da mesma tende a morrer com ela. Isto é o principio do fim do Daesh, graças à Rússia que fez um grande trabalho e ajudou a salvar a Europa (mais uma vez)

  1. O Bloco de Esquerda e o PCP vão propor 3 minutos de silêncio no Parlamento, para prestar homenagem a um companheiro de armas que lutou contra os americanos, contra a Nato e contra as sociedades de mercado.
    Também uma acusação de extermínio de mais de 300 combatentes “irmãos”, pelos capitalistas russos.

    • Sr. Carlos, nunca se esqueça que informação é poder e o maior poder que podemos ter é estarmos bem informados. Não sou a favor de nenhum partido, poderei até dizer que sou anti-partidário mas note que a América ajudou a criar o problema que se intitula ISIS, também foi responsável por treinar o Osama Bin Laden. Um bem-haja e os meus cumprimentos. Veja https://youtu.be/FsIp1TDwFLs

  2. Carlos
    Nem deveria comentar a tua ignorância. Então não se percebeu já quem financia esta escumalha de terroristas que tanto jeitinho tem dado ao poderia militar dos “yanquis. Achas mesmo que um fanático de “direita” como é o ISIS era apoiado pela “esquerda”? Sabes distinguir a esquerda da direita, certo? Estão nos antípodas e a única ligação é pelo centro, dado que não é circular, senão não saberias qual a esquerda e qual a direita.

    • Lamento discordar apenas porque estamos a discutir quem é o galo que tem razão em várias lutas de galos. Mas aparentemente poucos se interessam pelos donos dos galos que é quem subvencia toda esta palhaçada a que chamamos Mundo. Andamos todos a abominarmo-nos por casa de invenções chamadas religiões, por causa de auto-proclamados justiceiros de um lado e de outro e não vemos os cordelinhos que mexem todos ao mesmo tempo.
      Procurem apenas a fonte de dinheiro. Em todas as guerras e “crises” procurem saber quem ficou com o dinheiro dos povos. Quem é que tem de pagar e Quem é pago. Perguntem de onde veio o IRS. Quem inventou isso, quando e onde. Sim, dantes em Portugal não havia isso, havia outras coisas. Em suma: perguntem-se perguntem-se, perguntem-se a toda a hora. Nada é aquilo que parece. Tudo são pretextos. E porquê que se dão ao trabalho de inventá-los? Porque vocês, meu caro Povo, vocês são bué da perigosos (em conjunto) e julgam que não. Perguntem-se a toda a hora o porquê de cada coisas que vos contam. Imaginem que os noticiários são conversa de “comadre”. Porque é exactamente aquilo que são. Querem ensinar-vos aquillo que pensar. Observem-se a vós mesmos: o vosso sangue “ferve” contra este e contra aquele! E porquê? Porque vos fizeram uma conversa de “comadre”. E vocês acreditam. Como a escutar uma comadre talentosa. E, para vender uma boa mentira é preciso Sempre começar a conversa por umas quantas verdades verificáveis! É o princípio base da psicologia do engano: a pessoas diz 2 ou 3 verdades óbvias. É promovido na cabeça do que o ouve a arauto-da-verdade. A seguir pode dizer um bando de patranhas não verificáveis. E o ouvinte dá-lhes crédito.

  3. Afinal de contas quantas vidas ele tem. Já foi anunciada a sua morte várias vezes, mas se ele for como os gatos, ainda faltam umas quantas!

  4. esses trouxas dos comentários acreditam nisso e que rússia faz tudo
    rússia está a 2 anos e nada consegue
    só destrói hospitais públicos escolas e creches
    rússia perdendo feio

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …