Televisão síria anuncia morte do líder do Estado Islâmico

(cv) The Telegraph

O líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi

O líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi

A televisão estatal da Síria anunciou este domingo que Abu Bakr al-Baghdadi, líder da organização terrorista Estado Islâmico, foi abatido na sequência de uma operação aérea na cidade de Raqa.

A notícia da morte de Abu Bakr al-Baghdadi está a ser avançada pelo Daily Mail, que cita a televisão estatal síria, mas não foi confirmada nem pela agência de notícias Amaq, ligada ao EI, nem pela agência de notícias oficial da Síria, Sana, que noticiou este domingo que o exército sírio bombardeou vários postos militares de combatentes do EI em Raqa.

Segundo o Daily Mail, o terrorista mais procurado do mundo terá sido abatido num ataque aéreo das forças sírias, mas “os canais de informação do Estado Islâmico não confirmaram ainda a notícia”.

A Sana noticia este domingo que na sequência dos ataques das forças sírias vários radicais foram mortos ou ficaram feridos, e que as forças sírias que se encontram na cidade de Raqa estão a tentar confirmar a identidade de um dos mortos, mas não dá qualquer indicação de que Al-Baghdadi seja um dos mortos.

Não é a primeira vez que a comunicação social noticia a morte do líder do Estado Islâmico. Em abril de 2015, a agência iraquiana Waradana anunciou a morte de Al-Baghdadi, noticia que não foi oficialmente confirmada pelas autoridades iraquianas ou norte-americanas e viria a revelar-se mais tarde um pouco exagerada.

Também a própria Amaq anunciou em 2016 que o radical islâmico tinha sido morto durante um ataque aéreo, no quinto dia do Ramadão, notícia que mais tarde viria a ser desmentida.

Abu Bakr al-Baghdadi, 46 anos, é natural do Iraque e líder do Estado Islâmico desde 2013. A sua cabeça foi colocada a prémio pelos Estados Unidos, que oferecem uma indemnização de 10 milhões de dólares por informações que conduzam à sua captura.

Segundo diz Serguéi Seréguichev, especialista russo em questões do médio oriente citado pela RT, al-Baghdadi “é o pregoeiro das ideias do Califado e a sua cabeça falante, mas “não decide nada. É uma figura mediática que tem um cargo chamativo mas cujo objectivo é apenas attrair dinheiro de patrocinadores e cativar jovens para as suas fileiras”.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Profundamente chocante". Deputado britânico morre após ser esfaqueado em encontro com eleitores

Um deputado do Partido Conservador morreu depois de ter sido esfaqueado várias vezes, esta sexta-feira, durante um encontro com eleitores em Leigh-on-Sea, no sudeste de Inglaterra. David Amess, de 69 anos, representante do círculo eleitoral de …

"Já chega de drama". Costa sublinha que cenário de eleições antecipadas “seria irracional”

O primeiro-ministro falou aos jornalistas esta sexta-feira e garantiu que o Governo cumpriu a sua função: entregar uma proposta de Orçamento de Estado. O que se segue é a negocição. António Costa referiu, depois de visitar …

Erro em laboratório britânico poderá ter provocado 43 mil falsos negativos

Cerca de 43 mil pessoas poderão ter sido informadas erradamente de que não sofriam de covid-19 devido a problemas num laboratório privado no Reino Unido, anunciaram esta sexta-feira as autoridades de saúde britânicas. O Departamento de …

Rio anuncia voto contra o Orçamento para 2022 - e dá 50% de hipóteses de crise política

O Presidente da República recebe esta sexta-feira, em audiência em Belém, os partidos com assento parlamentar no âmbito do Orçamento do Estado para o próximo ano. O primeiro partido a ser ouvido foi o PSD. O …

Raphinha, ex-Sporting e Vitória, é a nova figura da selecção brasileira

Brasil goleou o Uruguai e Raphinha marcou dois golos em Manaus: "Esta noite poderia nunca acabar". O Brasil voltou às vitórias, na qualificação para a fase final do Mundial 2022. Depois do (único) deslize, no empate …

Portugal regista mais 766 novos casos e sete mortes. País está perto da zona "laranja" da matriz de risco

Portugal registou nesta quinta-feira sete mortes devido à covid-19 e 766 novas infeções pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado nesta sexta-feira. O boletim epidemiológico desta sexta-feira indica ainda …

Leão diz que despesa de 1,8 mil milhões com CP não tem de ser negociada com Bruxelas

O ministro das Finanças considerou hoje que não será necessário negociar com Bruxelas a despesa excecional de 1.815 milhões de euros com a CP pois o objetivo é enquadrar a medida dentro das regras de …

Obra de Banksy que se autodestruiu vendida por valor recorde de 21,8 milhões

A obra do artista britânico, que há três anos se autodestruiu parcialmente depois de ter sido vendida por 1,2 milhões de euros, foi vendida, esta quinta-feira, por 21,8 milhões. Em 2018, "Girl With Balloon", que mostrava …

Seis prioridades para o Newcastle, se quiser ser o novo Manchester City

Lista elaborada por quem tratou da "revolução" em Manchester, a partir de 2008. O Newcastle United tem dinheiro mas (ainda) não tem uma grande equipa, nem é visto como um grande clube europeu. Os milhões de libras …

Temido diz que "por detrás de cada euro" investido no SNS estão mais cuidados de saúde

A ministra da Saúde afirmou, esta quinta-feira, que o Orçamento do Estado para 2022 permitirá "promover a recuperação" do país e que por detrás de cada euro investido no Serviço Nacional de Saúde (SNS) …