A Rússia tem cinco novas ilhas (e isso é má notícia)

Investigadores encontraram cinco novas ilhas nas águas geladas da costa norte da Rússia. Embora novas descobertas sejam tipicamente algo para comemorar, desta vez, é má notícia.

As ilhas encontradas na Rússia só foram reveladas graças à fusão dos glaciares acelerado pelas mudanças climáticas.

A presença de novas ilhas na área foi sugerida pela primeira vez por uma estudante universitária que estudava imagens de satélite enquanto escrevia o seu trabalho final no fim de 2016. A existência de pelo menos cinco novas ilhas foi confirmada esta semana pelo Ministério da Defesa da Rússia após uma expedição recente pelo Vizir, um navio de investigação da Marinha Russa.

“Foi realizada uma investigação topográfica nas novas ilhas”, revelaram os militares em comunicado. “Foram descritos em detalhes e fotografados.” As novas ilhas, com tamanho entre 900 a 54.500 metros quadrados, podem ser encontradas perto de Novaya Zemlya e Franz Josef Land, no Oceano Ártico, dois arquipélagos de centenas de ilhas habitadas apenas por militares.

Todas as ilhas foram anteriormente engolidas pelo gelo do glaciar Nansen, também conhecida como Vylka. No entanto, foram expostas após o recuo do gelo devido ao aumento da temperatura do ar e do oceano.

O Círculo Polar Ártico está a experimentar alguns dos aumentos mais acentuados no clima mais quente do mundo, especialmente no ano passado, que registou um calor recorde em grande parte do Ártico. Num exemplo particularmente chocante, as temperaturas numa vila sueca no Círculo Polar Ártico atingiram 34,8°C em 26 de julho de 2019. O noroeste da Rússia também viu as temperaturas subirem para 29°C.

As temperaturas quentes provocam degelo e a fusão dos glaciares. Os principais episódios de derretimento de superfície ocorreram em muitas partes do Ártico este ano, principalmente na Gronelândia, onde cerca de 197 mil milhões de toneladas de gelo derreteram apenas no mês de julho.

Um estudo de 2018, publicado na revista especializada Remote Sensing of Environment, analisou os glaciares em redor do arquipélago de Franz Josef Land e descobriu que a perda de massa de gelo entre 2011 e 2015 duplicou em comparação com os intervalos de tempo anteriores.

“Atualmente, o Ártico está a aquecer duas a três vezes mais rápido que o resto do mundo, por isso, naturalmente, glaciares e calotas polares reagirão mais depressa”, disse Simon Pendleton, da Universidade do Colorado, no Instituto de Pesquisa Ártica e Alpina de Boulder, que não está envolvido nesta nova descoberta, em janeiro.

Além da descoberta de novas terras, as dramáticas mudanças no Ártico estão a causar um efeito devastador na biodiversidade e assentamentos humanos na área e fora dela.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. “Até com a verdade tentas enganar-me…” é o que diz o ditado popular…
    Perante o cenário atual, resta interrogarmo-nos porque (ou como!!) acontecem picos de calor em certas regiões e qual a tecnologia que cria potentes vórtices para empurrarem (ou sugarem!!) as massas de ar quente para as regiões polares…
    fonte: Windy.com
    Assinado: Maria da Maia

      • Tira lá mas é o boné de cima dos olhos, ó cegueta!!!!!!
        Além de cego para observares e comparares mapas, não sabes interpretar o que os outros escrevem.
        Eu não nego que há alterações climáticas. Eu também as sinto. O que acontece é que essas tais alterações são FABRICADAS e não são naturais como pretendem fazer-nos crer!
        E mais: por favor, aprende a argumentar em vez de partires para o ataque ou ofensa pessoa!!
        Comprimidos de boas maneiras, precisas tu tomar. Um frasco cheio de cada vez!!
        Assinado: Maria da Maia

  2. …mais uma negacionista das alterações climáticas. Não é a primeira vez que vejo alguém justificar o degelo do Ártico com fantasias de exercícios militares ultrasecretos.

    • Que degelo? Isso é falácia cientifica. Primeiro, James Cook fez medições quando lá esteve há mais ou menos 300 anos e os valores são exactamente os mesmos de hoje. O que acontece é descongelar e congelar novamente, ou seja, altera e volta ao normal.

RESPONDER

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …

Ex-ministro da Saúde questiona regulador no caso do bebé sem rosto em Setúbal

Adalberto Campos Fernandes diz que o caso do bebé com malformações graves dá motivos para questionar a utilidade da Entidade Reguladora da Saúde. Ordem dos Médicos está a agir "adequadamente". O antigo ministro da Saúde Adalberto …

Nuno Artur Silva vendeu participação nas Produções Fictícias ao sobrinho

Nuno Artur Silva, futuro secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media vendeu a sua participação na produtora de conteúdos Produções Fictícias. Desta forma, o indigitado secretário de Estado já não tem participações em empresas …

Encerrados na Índia dois call-centers que enganavam e roubavam pessoas em todo o mundo

Dois call-centers que praticavam um tipo de fraude que fez milhares de vítimas em todo o mundo, entre as quais muitas pessoas de idade, foram encerrados em Calcutá. A operação, que envolveu as polícias indiana e …

José Neves da Farfetch nomeado pela terceira vez para prémios da moda britânicos

O fundador e presidente executivo da empresa tecnológica portuguesa Farfetch, José Neves, está nomeado pelo terceiro ano consecutivo para os prémios de moda britânicos, anunciou hoje a organização. José Neves, empresário fundador da plataforma ‘online’ de …

Televisão estatal chinesa não difunde início da temporada da NBA

A televisão estatal chinesa CCTV não difundiu os jogos inaugurais da 74ª temporada da NBA, após o atrito entre o Governo chinês e a liga norte-americana de basquetebol, suscitado por um comentário de apoio aos …

Curdos que entrem nas zonas controladas pela Turquia na Síria serão neutralizados

O chefe da diplomacia turco, Mevlut Cavusoglu, afirmou hoje que as forças de Ancara irão "neutralizar" os combatentes curdos da Síria que penetrem nas áreas controladas pela Turquia. “Se houver algum ‘terrorista’ (combatente curdo) que tenha …

Líder parlamentar do PP admite grande coligação com o PSOE

A líder parlamentar do Partido Popular, Cayetana Álvarez de Toledo, admite uma grande coligação com o PSOE se nenhum partido tiver maioria absoluta nas eleições que decorrem a 10 de novembro e se houver uma …