Num só dia, derreteu 40% da área superficial da Gronelândia (e há fotografias)

Steffen Malskaer / Twitter

Uma fotografia divulgada no Twitter do climatologista dinamarquês Rasmus Tonboe ilustra o degelo que ocorre na Gronelândia, evidenciando algumas das consequências que podem ser desencadeadas pelo fenómeno.  

A imagem, que mostra um trenó a ser puxado por cães que têm as suas patas imersas em água, foi capturada no mar ao largo da costa oeste da ilha. Steffen Olsen, colega de Rasmus Tonboe no Centro para o Oceano e o Gelo, do Instituto Meteorológico Dinamarquês, captou o momento no dia 13 de junho.

“O derretimento rápido, o gelo marinho com baixa permeabilidade e algumas fissuras deixam a água derretida no topo da camada de gelo”, explica o cientista. Segundo Olsen, estes eventos climáticos ameçam o futuro dos habitantes da região, devendo, por isso, ser mais estudados e acompanhados.

“As comunidades da Gronelândia dependem do gelo marinho para o transporte, a caça e a pesca. Eventos extremos, como esta inundação de gelo devido ao abrupto início do derretimento da superfície, exigem maior capacidade de presvisão no Ártico”, alertou

O manto de gelo que cobre a Gronelândia está a derreter a uma velocidade recorde devido às elevadas temperaturas sentidas nas últimas semanas. Registos locais mostram que junho de 2019 registou o degelo mais rápido na região desde que os dados começaram a ser medidos, em 1981. Em média, as temperaturas têm estado 4ºC acima do que seria esperado para o início deste mês.

Jason Box, do Serviço Geológico da Dinamarca e Gronelândia, mostrou-se preocupado com os números, descrevendo, em declarações ao jornal norte-americano The Washington Post, o derretimento como “grande e prematuro”. O especialista explicou que as altas temperaturas que assolam o manto de gelo da Gronelândia aliaram-se aos baixos níveis de neve registados durante o Inverno.

Box previu ainda que 2019 seria “o maior ano de degelo para a Gronelândia” e relembrou que, este ano, já se verificou um degelo anormal em abril.

Números preocupantes foram também avançados pelo Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo dos EUA, que cita dados da University of Colorado Boulder, segundo os quais mais de 40% da área superficial da Gronelândia derreteu na quinta-feira da semana passada — aproximadamente 712 mil quilómetros da superfície.

Este valor representa uma perda de 2 mil milhões de toneladas de gelo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …