Num só dia, derreteu 40% da área superficial da Gronelândia (e há fotografias)

Steffen Malskaer / Twitter

Uma fotografia divulgada no Twitter do climatologista dinamarquês Rasmus Tonboe ilustra o degelo que ocorre na Gronelândia, evidenciando algumas das consequências que podem ser desencadeadas pelo fenómeno.  

A imagem, que mostra um trenó a ser puxado por cães que têm as suas patas imersas em água, foi capturada no mar ao largo da costa oeste da ilha. Steffen Olsen, colega de Rasmus Tonboe no Centro para o Oceano e o Gelo, do Instituto Meteorológico Dinamarquês, captou o momento no dia 13 de junho.

“O derretimento rápido, o gelo marinho com baixa permeabilidade e algumas fissuras deixam a água derretida no topo da camada de gelo”, explica o cientista. Segundo Olsen, estes eventos climáticos ameçam o futuro dos habitantes da região, devendo, por isso, ser mais estudados e acompanhados.

“As comunidades da Gronelândia dependem do gelo marinho para o transporte, a caça e a pesca. Eventos extremos, como esta inundação de gelo devido ao abrupto início do derretimento da superfície, exigem maior capacidade de presvisão no Ártico”, alertou

O manto de gelo que cobre a Gronelândia está a derreter a uma velocidade recorde devido às elevadas temperaturas sentidas nas últimas semanas. Registos locais mostram que junho de 2019 registou o degelo mais rápido na região desde que os dados começaram a ser medidos, em 1981. Em média, as temperaturas têm estado 4ºC acima do que seria esperado para o início deste mês.

Jason Box, do Serviço Geológico da Dinamarca e Gronelândia, mostrou-se preocupado com os números, descrevendo, em declarações ao jornal norte-americano The Washington Post, o derretimento como “grande e prematuro”. O especialista explicou que as altas temperaturas que assolam o manto de gelo da Gronelândia aliaram-se aos baixos níveis de neve registados durante o Inverno.

Box previu ainda que 2019 seria “o maior ano de degelo para a Gronelândia” e relembrou que, este ano, já se verificou um degelo anormal em abril.

Números preocupantes foram também avançados pelo Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo dos EUA, que cita dados da University of Colorado Boulder, segundo os quais mais de 40% da área superficial da Gronelândia derreteu na quinta-feira da semana passada — aproximadamente 712 mil quilómetros da superfície.

Este valor representa uma perda de 2 mil milhões de toneladas de gelo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …