Rússia prepara-se para aprovar segunda vacina contra a covid-19

A Rússia está a preparar-se para aprovar uma segunda vacina contra a covid-19 no final de setembro ou início de outubro, segundo anunciou a vice-primeira-ministra russa Tatiana Golikova esta quarta-feira.

De acordo com a agência Reuters, a vice-primeira-ministra russa Tatiana Golikova disse ao presidente Vladimir Putin, numa reunião governamental transmitida pela televisão, que os testes clínicos em estágio inicial da vacina, desenvolvida pelo Instituto de Virologia Vector, na Sibéria, seriam concluídos até ao final de setembro.

“Até hoje, não houve complicações entre os vacinados no primeiro e segundo estágios do teste”, disse Golikova.

No início deste mês, a Rússia tornou-se o primeiro país a conceder aprovação regulatória para uma vacina contra a covid-19 após menos de dois meses de testes em humanos. A vacina aprovada, chamada de “Sputnik V” em homenagem ao primeiro satélite do mundo lançado pela União Soviética, foi saudada como segura e eficaz pelas autoridades russas.

Por outro lado, especialistas ocidentais estão céticos sobre a aprovação do “Sputnik V” pela Rússia, alertando contra o seu uso até que todos os testes sejam aprovados internacionalmente e medidas regulatórias tenham sido tomadas.

O RDIF, o fundo soberano da Rússia, disse esta quarta-feira que a fase final dos testes clínicos da “Sputnik V” estava a começar. Cerca de 40 mil pessoas vão participar nos testes finais e que testes semelhantes também serão realizados em cinco outros países.

Sergei Sobyanin, presidente da Câmara de Moscovo, disse que moradores da capital russa podem inscrever-se para participar nos testes. Estes testes finais, realizados num grande número de pessoas, são normalmente considerados precursores essenciais para que uma vacina receba aprovação regulamentar.

Segundo o Ministério da Saúde da Rússia, a vacina vai entrar em circulação em 1 de janeiro de 2021. Nas últimas semanas, a Rússia “garantiu” a produção de milhares de doses de vacinas contra o novo coronavírus e “vários milhões” no princípio do próximo ano.

No final de julho, a Rússia disse acreditar que teria a vacina contra o novo coronavírus pronta em agosto. No mesmo mês, foi noticiado que o APT29, um grupo de piratas informáticos com ligações ao Kremlin e a campanhas de hackers sancionadas pela Rússia, está a tentar sabotar o desenvolvimento de uma vacina contra a covid-19 no ocidente. A denúncia foi feita por agências de cibersegurança dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vermes predadores gigantes viviam no fundo do mar há 5,3 milhões de anos

Uma equipa de investigadores encontrou um novo registo fóssil de vermes predadores gigantes em sedimentos do Mioceno, entre 23 e 5,3 milhões de anos atrás. Estas misteriosas criaturas, possíveis predecessoras da espécie Eunice aphroditois, tinham aproximadamente …

Este foi o sábado mais movimentado de 2021. Quatro milhões saíram à rua

O sol e a subida de temperaturas que se fizeram sentir este fim de semana convidaram milhões de pessoas por todo o país a sair de casa. O último sábado, dia 27 de fevereiro, foi …

"Só há um responsável, que sou eu", assume Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica assumiu, este domingo, a responsabilidade pela crise de resultados e garantiu que Jorge Jesus irá cumprir até ao fim o contrato que o liga ao clube até 2022. Numa entrevista exclusiva à …

Governo reservou 1.251 milhões para acesso à habitação. 25 câmaras captaram mais de metade do apoio

O Governo reservou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1.251 milhões de euros em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação. Até agora, acordos com 25 câmaras já captaram mais …

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …