Rússia acredita ter vacina contra coronavírus pronta já em agosto

Massimo Percossi / EPA

A Rússia anunciou que acredita ter a vacina contra o novo coronavírus pronta em agosto. Por sua vez, os EUA dizem que vão ter uma vacina pronta em novembro para produção em massa.

As autoridades de saúde russas acreditam ter uma vacina contra o novo coronavírus pronta já em agosto. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Mijaíl Murashko. Os testes clínicos foram concluídos e os cientistas russos garantem imunidade.

A vacina tem vindo a ser trabalhada pelo Centro de Investigação Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaléi de Moscovo assim que a Organização Mundial de Saúde anunciou o perigo que o SARS-CoV-2, o coronavírus causador da covid-19, constituía para humanidade.

Os ensaios clínicos começaram a 17 de junho com a participação de voluntários e de militares das Forças Armadas, escreve o Observador. As cobaias tiveram alta médica nos dias 15 e 20 de julho e os investigadores garantem que os pacientes ficaram imunes, sem qualquer efeito secundário adverso à saúde.

Em princípio, já em agosto, esta vacina será administrada aos trabalhadores do setor da Saúde e aos grupos de risco.

Também esta segunda-feira, o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, disse que a vacina para combater o novo coronavírus vai estar pronta para produção em massa já em novembro. O especialista em doenças infecciosas garante que haverá centenas de milhares de doses no início de 2021.

“Esperamos ter os primeiros dados sobre a eficácia da vacina no final do verão e os resultados definitivos em novembro”, confirmou Fauci, citado pelo Correio da Manhã. “Estamos a quebrar um recorde mundial no desenvolvimento de uma vacina”.

“A prioridade era a velocidade, mas sem comprometer a segurança”, disse Stéphane Bancel, CEO da empresa responsável pelo desenvolvimento da vacina, cuja terceira fase do ensaio clínico teve início esta segunda-feira.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Qualquer uma será bem-vinda desde que garanta segurança em todos os sentidos, que se invista mais na saúde e menos em armamento será também a melhor opção.

RESPONDER

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …