Rui Rio retribui: PS não tem peste, mas acordos à esquerda merecem clara oposição

Rodrigo Antunes / Lusa

Esta quinta-feira, Rui Rio retribuiu que o PS também “não tem peste”, mas anteviu que será difícil concordar com o Orçamento do Estado para 2021.

Depois de António Costa ter dito que o PSD não tem peste, foi a vez de Rui Rio retribuir o elogio. O líder social-democrata garantiu que a doença também não afeta o PS, mas deixou claro que acordos à esquerda no âmbito do Orçamento do Estado para 2021 merecem a clara oposição do partido.

Nós estamos na oposição, de certeza, àquilo que vai ser o Orçamento do Estado para 2021 desenhado pela denominada geringonça, mas isso é aquilo que o PS sempre disse que ia fazer”, disse o líder do PSD, considerando “normal” os socialistas procurarem “resolver os problemas orçamentais com a esquerda”.

O Orçamento do Estado para 2021 ainda nem sequer está redigido. No entanto, Rio sublinhou que dificilmente concordará com algo que tenha um carimbo da esquerda.

“Há aqui dois polos alternativos: o Governo ou é liderado pelo PS ou pelo PSD“, acrescentou, numa alusão às sucessivas declarações já feitas pelo PS e PSD ao afastarem-se da ideia de um bloco central.

Esta quinta-feira, terminou a primeira ronda de negociações entre o Governo e os partidos à esquerda. Ontem foi a vez de serem ouvidos o PEV e o PAN, mas o primeiro-ministro não esteve presente no encontro, uma vez que viajou para Bruxelas.

Antes da reunião, a líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, afirmou que o partido iria procurar obter do Governo “respostas concretas para as várias crises”. “Tendo em conta que tivemos um orçamento retificativo e que não sabemos se teremos outro orçamento ainda para este ano, esta antecipação é ponderada e fundamental, porque permite olhar de forma estruturada para as alterações que têm de ser feitas e onde é que temos de ir buscar dinheiro”, disse, citada pelo Público.

“Esperamos que o Governo esteja disposto a estender as mãos às pessoas e não aos interesses instalados, que têm conseguido isenções ao longo dos vários anos”, acrescentou.

O objetivo do PAN é que o OE2021 traga mais investimento e “uma mudança estrutural na sociedade”, que se traduza em mais “justiça económica e social”. O combate à crise ambiental que, para o PAN, “não pode ficar de fora deste orçamento”, também foi um dos destaques.

Já o PEV, que esteve representado pelos deputados José Luís Ferreira e Mariana Silva e pelo membro da Comissão Executiva Nacional, Miguel Martins, preferiu não fazer comentários “numa fase tão preliminar”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Rui Rio bons são só nossos e de preferência do PPD, como se o PPD fosse melhor que o PS,CDS PCP,BE e restantes são todos é uma seita Mafiosa que tratam Portugal como se fosse a quinta deles, vão todos P.A.P.Q.

RESPONDER

Na Malásia, os tubarões estão a ser alvo de uma doença de pele misteriosa

Os biólogos marinhos estão a investigar uma doença misteriosa de pele que está a atacar os tubarões-de-pontas-brancas dos recifes da Malásia. Alguns relatórios sugerem que o aumento da temperatura da água do mar pode ser …

A origem da cratera Darvaza, no Turquemenistão, é um mistério secreto do domínio soviético

No Turquemenistão, mais precisamente no deserto de Karakum, uma cratera cospe fogo há décadas, mas a sua origem é considerada ultrassecreta. Nos áridos 350 mil km² do deserto de Karakum, que cobre cerca de 70% do …

França 1-0 Alemanha | Gauleses cantam de galo em Munique

A França, campeã mundial e vice-campeão europeia em título, venceu hoje a Alemanha por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020, disputado na Allianz Arena, em Munique. Um autogolo de Mats Hummels, …

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …