Rui Rio diz que Costa já devia ter sido interrogado: “querem que a gente coma gelados com a testa”

5

José Coelho / Lusa

O ex-presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio.

“É por não ter uma sala onde não chove que não o ouviram?”, questiona o ex-presidente do PSD. E também falou de Lucília Gago: não tem condições para continuar.

Rui Rio voltou a atirar farpas à justiça portuguesa, em particular à Operação Influencer e ao alegado envolvimento de António Costa, que levou à sua demissão a 7 de novembro.

“O anterior primeiro-ministro demitiu-se há seis meses, durante seis meses não se dignaram a chamá-lo, ouvi-lo, nada. É por falta de meios? É por não ter uma sala onde não chove que não o ouviram? É porque não há um funcionário? É porque não há um procurador para o interrogar?”, questionou na sexta-feira em entrevista à CNN Portugal.

“Vou usar uma linguagem popular: parece que querem que a gente coma gelados com a testa, que é assim que o povo diz”, disse o ex-líder do PSD, antes de pedir ao Governo para rever a eventual demissão da Procuradora-Geral da República Lucília Gago.

PGR não tem condições para continuar

“O Governo pode convocar o Conselho de Estado, pôr esse órgão a analisar a situação da justiça em Portugal e se o Conselho de Estado, por maioria ou até unanimemente entender que a PGR não tem condições para continuar e se devia demitir – isso coloca uma pressão acrescida à que já tem – era a única coisa que o Presidente da República se quisesse podia fazer e, na minha opinião, devia fazer. A situação da justiça é demasiado grave que merece uma atenção especial do Presidente da República”, afirmou.

O problema não é, para Rio, falta de meios.

“Relativamente aos meios, magistrados judiciais em Portugal. por 100 mil habitantes havia 5 em 1974, no início do século havia 13,2, em 2022, havia 16,5. Em Espanha, há 6,2; em França, há 10; e há países que têm mais que Portugal. Mas não é por falta de magistrados judiciais e do Ministério Público, que o número compara bem o que se passa na Europa, que podemos dizer que acontece toda esta morosidade”, explicou.

Rui Rio é uma das personalidades da sociedade e da política que pedem uma reforma da justiça “em defesa do estado democrático”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

5 Comments

  1. Comer gelados com a testa, é e sempre foi um dos melhores exercícios do Zé. Falou a mãe do CHEGA, e o pai é o “gajo” do golpe em 2015 (o lento, como diz o outro).
    Aguenta Zé, o teu tempo há de CHEGAR!
    O Ranger quer eleições antecipadas, grande estamista.

    1
    2
  2. Foram buscar o Rui Rio ou ele ofereceu-se para comentador do canal CNN. Péssima escolha ! Este homem não tem credibilidade nenhuma, ora diz uma coisa ora outra. Até faz impressão só vê-lo na TV. E, toda a gente sabe, que ele foi e é amiguinho do ex- 1º ministro António Costa. Nunca soube desempenhar as suas funções como líder da Oposição e, dizia: ” Ah eu não vou dizer mal só por ser dizer … ” .Vai para casa !

  3. Os políticos é que fazem as leis de merda que temos, chegou a altura de sentirem na “pele” aquilo que os portugueses setem há muitos anos com as leis de merda… 10 anos para julgar o que quer que seja não é admissível, não haver leis claras para julgar corruptos, não dá jeito… é mais penalizado um condutor que excede o limite de velocidade do que um político que rouba milhões.

  4. «…Quando estou a falar de interesses secretos, obscuros, pouco transparentes, estou-me a referir claramente à Maçonaria (…) está um pouco por todo o lado e a tentar condicionar muitas coisas (…) Não tenho dúvidas sobre isso. Aliás, se eu não dissesse isto, era um hipócrita. Todos nós sabemos isto e ninguém tem coragem para o dizer, mas eu digo-o…» – Presidente Rui Rio

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.