/

Rui Rio atira-se à GNR após “ver bandalho” a agredir repórter da TVI

13

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

O líder do PSD, Rui Rio, insurge-se contra a agressão a um jornalista da TVI, após o apito final no Moreirense-FC Porto, e diz que “a inação dos elementos da GNR é intolerável”.

As palavras de Rio surgem no rescaldo da polémica agressão a um repórter de imagem da TVI, ainda nas instalações do Moreirense, depois de um jogo que deixou o FC Porto mais longe do título.

A agressão foi cometida pelo empresário Pedro Pinho que integrava a comitiva do FC Porto para o jogo e que se encontrava ao lado de Pinto da Costa. Depois de o dirigente dos portistas se ter dirigido aos jornalistas, percebe-se que acontece a tal agressão, conforme vídeos divulgados na Internet.

Nas televisões surgiram imagens que mostram um agente da GNR no meio da confusão, dando ideia de que teria assistido à agressão, algo que a força de autoridade já veio desmentir.

Mas Rio considera que “a inacção dos elementos da GNR é intolerável”, conforme uma publicação no seu perfil do Twitter.

“Ver um bandalho a agredir um cidadão e não interferir de imediato para o evitar – agravado com o facto de se tratar de um crime público – exige um processo de averiguações. Tem de haver ordem!“, escreve ainda o líder do PSD.

Em nota enviada à TVI, a GNR aponta que o militar a quem o repórter de imagem agredido pediu ajuda “não presenciou as agressões”, mas que “rapidamente” tentou “acalmar os ânimos” após o “pedido de auxílio”.

A GNR explica ainda que foram “identificados ambos os intervenientes e informados do direito de queixa”.

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito para apurar o que aconteceu.

Pedro Pinho já veio mostrar-se “arrependido” pelo seu gesto e diz mesmo estar disposto a “ressarcir a TVI” devido aos danos materiais causados, segundo a estação.

Vítor Baía, director do FC Porto, também pediu desculpas pelo incidente na altura da agressão, segundo a TVI.

O canal também refere que Pinto da Costa telefonou ao director de informação “para condenar a agressão”.

Susana Valente, ZAP //

13 Comments

  1. Pedir desculpa não anula as agressões e a inação/anulação/negação por parte do agente da GNR.
    Jornalista/TVI deve mover processo contra estes elementos. Estes elementos devem ser exemplos de bom comportamento e não o contrario. Depois vem dizer que a culpa é dos adeptos (de outros clubes porque os do Porto e afins estão sempre encobertos e protegidos pela dita autoridade).
    Cambada de corruptos, é por todo o lado. A MAFIA está implantada.

  2. Tão céleres a pedir identificação e a deterem negros só porque sim. Nesta situação, o Pedro Pinto estava a agredir e com os agentes da autoridade a ver, como tal foi em flagrante delito, e por isso deviam ter dado ordem de detenção imediatamente! Mas o medo impera, não é? Fortes com os fracos, fracos com os fortes…

  3. Só o Rui Rio é que tem coragem? Aonde é que estão os defensores da liberdade???? Afinal este homem é que parece estar acima dos lobbys por mais poderosos que pareçam ser….

  4. Eu só tenho pena de não ser o Câmara da TVI. Um biqueiro na culha seguido da câmara espatifada nas ventas do animal que o agrediu… Que o gajo havia de ficar ali porreirinho. Primeiro que endireitasse a tromba, ainda haviam de ser umas dezenas de milhares em plásticas.

  5. O Rui Rio mais as suas inócuas tretas. O homem fez a suavida no Porto, foi 12 anos presidente da Câmara local e sabe que a “inacção do agente da GNR não é acidental e não seria muito diferente se a força policial presente tivesse sido a PSP. Quem manda na região é o FCP, seja nas polícias, na procuradoria local ou na AT (autoridade tributária). O FCP manda na política local, domina o PS regional, dois presidentes de câmera são dirigentes do clube – “consultivos”, claro… – com a cumplicidade de dezenas de anos do chamado poder centralista, atado de pés e mãos pela corrupção de ministros, secretários de estado e deputados. E há mais, há o “Grupo do Altis”, a que, com inteligência, se referiu Leonor Pinhão e cuja composição, a ser conhecida, seria o descrédito da democracia e das suas “reservas”.

  6. É para isto que serve o maior Partido da Oposição? Para lançar bocas oportunistas mais vale votar num pequeno partido, é certo que ele sempre foi oposição ao FCP, mas é deputado, fica-lhe mal.

  7. Está bonito… Agora vem o Dr Rui Rio chamar bandalho a um cidadão. Ainda gostava de ver o Sr. Pedro Pinho a processar o Dr. Rui Rio por difamação… Tal como o Dr. Rui Rio fez com um cidadão da “cidade imbicta”! Será que o Sr. Rui Rio não vê que em Direito Criminal é preciso provar?? E então a tal famosa, presunção de inocência?? Agora já não se aplica??

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.