Rui Rio atira-se à GNR após “ver bandalho” a agredir repórter da TVI

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

O líder do PSD, Rui Rio, insurge-se contra a agressão a um jornalista da TVI, após o apito final no Moreirense-FC Porto, e diz que “a inação dos elementos da GNR é intolerável”.

As palavras de Rio surgem no rescaldo da polémica agressão a um repórter de imagem da TVI, ainda nas instalações do Moreirense, depois de um jogo que deixou o FC Porto mais longe do título.

A agressão foi cometida pelo empresário Pedro Pinho que integrava a comitiva do FC Porto para o jogo e que se encontrava ao lado de Pinto da Costa. Depois de o dirigente dos portistas se ter dirigido aos jornalistas, percebe-se que acontece a tal agressão, conforme vídeos divulgados na Internet.



Nas televisões surgiram imagens que mostram um agente da GNR no meio da confusão, dando ideia de que teria assistido à agressão, algo que a força de autoridade já veio desmentir.

Mas Rio considera que “a inacção dos elementos da GNR é intolerável”, conforme uma publicação no seu perfil do Twitter.

“Ver um bandalho a agredir um cidadão e não interferir de imediato para o evitar – agravado com o facto de se tratar de um crime público – exige um processo de averiguações. Tem de haver ordem!“, escreve ainda o líder do PSD.

Em nota enviada à TVI, a GNR aponta que o militar a quem o repórter de imagem agredido pediu ajuda “não presenciou as agressões”, mas que “rapidamente” tentou “acalmar os ânimos” após o “pedido de auxílio”.

A GNR explica ainda que foram “identificados ambos os intervenientes e informados do direito de queixa”.

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito para apurar o que aconteceu.

Pedro Pinho já veio mostrar-se “arrependido” pelo seu gesto e diz mesmo estar disposto a “ressarcir a TVI” devido aos danos materiais causados, segundo a estação.

Vítor Baía, director do FC Porto, também pediu desculpas pelo incidente na altura da agressão, segundo a TVI.

O canal também refere que Pinto da Costa telefonou ao director de informação “para condenar a agressão”.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Pedir desculpa não anula as agressões e a inação/anulação/negação por parte do agente da GNR.
    Jornalista/TVI deve mover processo contra estes elementos. Estes elementos devem ser exemplos de bom comportamento e não o contrario. Depois vem dizer que a culpa é dos adeptos (de outros clubes porque os do Porto e afins estão sempre encobertos e protegidos pela dita autoridade).
    Cambada de corruptos, é por todo o lado. A MAFIA está implantada.

  2. Tão céleres a pedir identificação e a deterem negros só porque sim. Nesta situação, o Pedro Pinto estava a agredir e com os agentes da autoridade a ver, como tal foi em flagrante delito, e por isso deviam ter dado ordem de detenção imediatamente! Mas o medo impera, não é? Fortes com os fracos, fracos com os fortes…

  3. Só o Rui Rio é que tem coragem? Aonde é que estão os defensores da liberdade???? Afinal este homem é que parece estar acima dos lobbys por mais poderosos que pareçam ser….

  4. Eu só tenho pena de não ser o Câmara da TVI. Um biqueiro na culha seguido da câmara espatifada nas ventas do animal que o agrediu… Que o gajo havia de ficar ali porreirinho. Primeiro que endireitasse a tromba, ainda haviam de ser umas dezenas de milhares em plásticas.

  5. O Rui Rio mais as suas inócuas tretas. O homem fez a suavida no Porto, foi 12 anos presidente da Câmara local e sabe que a “inacção do agente da GNR não é acidental e não seria muito diferente se a força policial presente tivesse sido a PSP. Quem manda na região é o FCP, seja nas polícias, na procuradoria local ou na AT (autoridade tributária). O FCP manda na política local, domina o PS regional, dois presidentes de câmera são dirigentes do clube – “consultivos”, claro… – com a cumplicidade de dezenas de anos do chamado poder centralista, atado de pés e mãos pela corrupção de ministros, secretários de estado e deputados. E há mais, há o “Grupo do Altis”, a que, com inteligência, se referiu Leonor Pinhão e cuja composição, a ser conhecida, seria o descrédito da democracia e das suas “reservas”.

  6. É para isto que serve o maior Partido da Oposição? Para lançar bocas oportunistas mais vale votar num pequeno partido, é certo que ele sempre foi oposição ao FCP, mas é deputado, fica-lhe mal.

  7. Está bonito… Agora vem o Dr Rui Rio chamar bandalho a um cidadão. Ainda gostava de ver o Sr. Pedro Pinho a processar o Dr. Rui Rio por difamação… Tal como o Dr. Rui Rio fez com um cidadão da “cidade imbicta”! Será que o Sr. Rui Rio não vê que em Direito Criminal é preciso provar?? E então a tal famosa, presunção de inocência?? Agora já não se aplica??

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …