“Atual classificação é uma mentira”. Jogo do FC Porto terminou com agressão a repórter

16

Estela Silva / Lusa

Esta segunda-feira, o FC Porto empatou a uma bola frente ao Moreirense e choveram críticas à arbitragem. Já após o apito final, Sérgio Conceição foi expulso por protestos e um repórter de imagem da TVI terá sido agredido por um empresário ligado ao clube azul e branco.

O jogo entre o Moreirense e o FC Porto, a contar para a 29.ª jornada da Liga, terminou empatado (1-1), deixando o FC Porto a seis pontos do Sporting, e teve um final polémico.

Sérgio Conceição foi expulso já depois do apito final. Rui Cerqueira, diretor de comunicação dos dragões, mostrou-se exaltado e teve de ser agarrado e nenhum elemento da equipa azul e branca apareceu na flash interview nem na conferência de imprensa.

Na publicação Dragões Diário, o FC Porto aponta dois possíveis penáltis, sobre Francisco Conceição e Luís Díaz, e um golo anulado a Toni Martínez nos descontos.

“Ao minuto 81, Francisco Conceição foi atropelado na área do Moreirense. O árbitro Hugo Miguel nada assinalou. O videoárbitro António Nobre, confortavelmente instalado, com acesso a imagens que não deixam margem para qualquer dúvida, não interveio”, começam os dragões.

Um penálti indiscutível ficou por marcar – em linha com o que já se tinha passado antes e com o que ainda viria a acontecer depois“, continuam.

Além disso, os portistas referem “uma falta sobre Luis Díaz cometida já dentro da área”, que resultou apenas em livre direto.

“E muito mais haveria a discutir, desde um toque de Abdoulaye na perna de Pepe, também dentro da área, num lance em que o central do Moreirense não jogou a bola, até à fiabilidade da colocação de linhas para descortinar um alegado fora de jogo de dez centímetros – que invalidou o 1-2 marcado por Toni Martínez já depois dos 90”, pode ler-se na nota.

“O que se passou ontem, por azar ou incompetência do árbitro e, especialmente, do videoárbitro, foi um grave atentado à verdade desportiva (…) Não há cortina de fumo que o possa mascarar: a atual classificação da Liga é uma mentira“, escreve o FC Porto esta terça-feira.

Além disso, Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, recorreu às redes sociais para criticar a arbitragem liderada por Hugo Miguel e a atuação de António Nobre (VAR), escreve o Record.

“Hugo Miguel e, principalmente, António Nobre são os responsáveis por esta farsa travestida de futebol. Isto é uma vergonha e não o afirmar é ser cúmplice. Penálti sobre Francisco Conceição é claro. E o lance de Díaz é dentro da área. Assim se falseia a verdade impunemente”, escreveu Francisco J. Marques.

De acordo com o Correio da Manhã, um repórter de imagem da TVI foi agredido nas imediações do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, por Pedro Pinho, agente que esteve ligado a vários negócios com os dragões nos últimos anos.

A agressão terá ocorrido perto do parque de estacionamento do recinto, quando o repórter filmava Pinto da Costa, que abordou o jornalista e, depois, presenciou a agressão.

O agressor foi identificado posteriormente pela GNR e, segundo a CMTV, deverá será alvo de uma queixa do jornalista.

 

Entretanto, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) condenou a agressão ao repórter de imagem.

“A FPF condena de forma veemente a agressão de que foi vítima um repórter da TVI depois de concluído o jogo entre Moreirense e FC Porto, na segunda-feira à noite. Os espetáculos desportivos devem ser momentos de celebração da paixão pelo jogo e locais em que todos podem exercer as suas funções em liberdade e de forma segura”, lê-se na nota de imprensa, enviada à agência Lusa.

“A esta condenação pública, junta a FPF uma mensagem de ânimo e solidariedade ao repórter da TVI, extensiva a todos os profissionais da comunicação social”, rematou a FPF.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

16 Comments

  1. Se estava fora de jogo por dez centímetros… Estava, mesmo, fora de jogo!! Já foram marcados fora de jogo por menos!! Quanto ao resto… Muito Kompensan ajuda… a combater os sintomas…

  2. O medo continua: os gnr presentes assistiram às agressões e nada fizeram… Pinto da Costa (de 84 anos) fez uma pergunta ao reportér de imagem e este tremia que nem varas e ala que se faz tarde; O Pedro Pinho estava “credenciado” ao serviço do FCP para estar naquele local ou então estava ali ilegal… O Vítor Baía tentou “abafar” a coisa tentando comprar com dinheiro o agredido… Enfim, há coisas que nunca mudam!

  3. Havia tanta coisa para dizer, mas tudo se resume a uma, o Apito Dourado está de volta, ou pelo menos estão a tentar voltar ao mesmo. Quanto à parte de pagar aos arbitros não sei, mas na outra vez também só se soube mais tarde. Os jogadores do Porto passam os jogos a atirar-se ao chão na area para ser penalty, e já nem importa se são crediveis ou não, e tem tido os seus resultados pois são de longe a equipa com mais penaltis a favor, os arbitros e video arbitro com medo do barulho que fazem lá vão marcando. Depois a agressão aos arbitros, por enquanto não fisica apenas verbal, mas não deixa de ser agressão, e claro que vemos alguém sempre à volta a tentar ir agredir, mas lá aparece sempre um bom samaritano a impedir, mas passados instantes o que queria agredir já impede o outro, um teatro que visa intimidar. Temos depois a agresão a jornalistas, todos vimos o que se passou, as ameaças, eu vi Pinto da Costa dirigir-se com o agressor ao jornalista, Pinto da Costa falar com o jornalista e o agressor calado, quando Pinto da Costa terminou, deu um olhar para o agressor, um olhar que na mnha opinião parecia uma ordem, olhem com atenção e digam o que acham, e apartir desse instante ele entrou em modo de ataque. Não adianta o Vitor Baia vir pedir desculpas e dizer que o agressor não fazia parte da comitiva, para mim o que ele fez foi por indicação superior, ele não tinha nenhum motivo para ali estar nem estar chateado com o jornalista. Também a comunicação social começa a estar a ser infiltrada. temos um suposto “tribunal” num jornal desportivo que vem validar os mergulhos dos jogadores do FCP, temos nas redes sociais alguns perfis certamente a soldo a passar a mensagem, ou seja o polvo voltou. É isto que queremos para o nosso futebol, o retorno ao passado e a estes metodos? Se a justiça tem funcionado quando devia, estes metodos não estariam de volta.

    • Caro amigo só posso concordar em tudo que disse e bem dito, principalmente o olhar do Pinto da Costa para o outro em que logo de repente ele ataca impavidamente o repórter. São uma cambada de vampiros. O repórter mesmo que não estivesse em lugar correto não era razão, só por isso já perderam a razão, eles é que dão o mau nome ás pessoas do Porto, depois não querem que lhes chama-mos tripeiros.. sem ofensa para quem não o é.

  4. Azia mesmo! Queixam-se de 10 cm e o Braga e o SCP de 2 cm o podem dizer? Tantas vezes tentou ludibriar os árbitros com os mergulhos para a piscina que alguma vez iria dar para o torto, se é que é mesmo falta. Joguem à bola e deixem-se de criticas infundadas

  5. “Ó tempo, volta para trás…”.quando o apito dourado funcionava ninguem atacava o arbito…o grandes venciam e os pequenos nada podiam fazer…agora o grande perde e a culpa è do árbitro, o mérito do clube mais pequeno não conta para a vitoria…

  6. Espero bem que o paquiderme, que não sabe perder, seja condenado a 4 anos de prisão efetiva para que compreenda que não é com agressões aos jornalistas que se celebram títulos. Os desportistas de meia tigela não percebem que em desporto os mesmos não ganham sempre porque também existem … os outros. Só ganha sempre aquele que joga sozinho, pois se quiserem podem arranjar uma competição assim. Aquele primata deve ser preso, deve pagar todos os prejuízos que causou e deve ser banido de qualquer ligação com o futebol.

  7. São uns autênticos homens das cavernas. Julgam que o falar grosso os torna mais homens, coitados. E sim, tem razão aqueles que dizem que o apito dourado está de volta. Aliás, fica claro que só ganham com batota..

  8. É superiormente lamentável o que tem vindo cada vez mais a acontecer ao futebol português, quando se pensava que os tempos de criminalidade no futebol já tinham ficado para trás, eis que a gatunagem volta a dar à costa e com os mesmos protagonistas (D. Nuno e seus lacaios). É uma vergonha aquilo que estes senhores fazem e sobretudo aquilo que lhes permitem fazer, porque lhe dão cobertura? Porque os ouvem e o noticiam? Deixem-nos a falar sozinhos e vão ver como tudo é diferente. Vamos ver a medida exemplar com que vai ser agraciado o treinador com mais expulsões do mundo, o rapaz não gosta de perder, como se isso fosse justificação para o que faz, então e os outros se tivessem os mesmos comportamentos? É com árbitros, é com colegas de profissão, é com jogadores adversários, é com jornalistas, no fundo é com quem lhe aparece à frente, e sempre impunemente. Saiam do futebol para sempre, presidente e treinador, tudo fica mais respirável sem a v/ contínua e conspurcada presença.

  9. Aqui só há dois factos: primeiro, é que há gente literalmente selvagem em cargos importantes no futebol; segundo, há medo dessas pessoas. Se assim não fosse, o agressor desse reporter deveria imediatamente ter sido detido. Isto é tudo uma vergonha!

  10. Não vi tanta contestação há uns anos atrás quando uma pessoa ligada ao Benfica agrediu em direto um empresário ligado ao Porto em pleno aeroporto. Fica aqui para relembrar.
    https://www.youtube.com/watch?v=uyYOYft35zE
    E na presença da polícia!!! De salientar ainda que artista que deu a chapada deve ser alguém tão forte que teve de se rodear de 10 ou 15 capangas. Um verdadeiro medricas que quando confrontado pelo empresário e mesmo rodeado de todos aqueles capangas bateu em retirada. Um traste medricas.

    Também não vi tanta contestação quando uma determinada claque matou um membro de uma claque oposta em pleno estádio nacional durante uma final da taça. Ou quanto mataram um adepto italiano do Sporting nas proximidades do estádio da luz.
    Aqui felizmente não morreu ninguém.
    Agora quando é o Porto, então tudo ganha outras proporções.
    Tenham mas é juízo!

  11. Este clube é mesmo assim , ganha com base na batota .

    Tem as suas próprias leis , e não olha a meios para atingir os fins.

    É uma cultura de pura máfia !!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.