Rui Rio desmente que tenha decidido o que quer que seja

Estela Silva / Lusa

O economista Rui Rio, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto

O ex-presidente da Câmara do Porto Rui Rio desmentiu hoje que “tenha decidido o que quer que seja” sobre uma eventual candidatura a Presidente da República, explicando que estas decisões têm que ser “pensadas e amadurecidas”, necessitando de tempo.

Em causa está uma notícia avançada pela estação televisiva SIC, na passada sexta-feira, segundo a qual o ex-autarca já teria decidido avançar para Belém, estando só a ultimar os contactos para anunciar a candidatura até ao final do mês de junho.

“Eu desminto que tenha decidido o que quer que seja. É isso. E quem sabe se decidiu sou eu e não terceiros, nem quartos, nem quintos”, esclareceu Rui Rio, à margem da conferência do Jornal de Notícias que marca os seus 127 anos, a decorrer hoje na Casa da Música, no Porto.

O ex-presidente da Câmara do Porto considerou “profundamente lamentável” que a notícia tenha sido avançada sem perguntarem “ao principal interessado”.

“E quando o principal interessado desmente, dizem que ele recuou“, frisou.

O antigo autarca da Câmara do Porto enfatizou que “estas coisas têm que ser pensadas, têm que ser amadurecidas”, não se tratando de “nenhuma brincadeira” porque “é uma coisa muito séria e portanto necessita de tempo e de auscultação da opinião dos outros”.

“Não há dúvidas que alguém meteu a notícia com uma intenção. Não sei se era com a intenção de me provocar para eu dizer qualquer coisa, com a intenção de eu desmentir para depois dizer que recuei. Não sei. Mas a intenção bonita não é”, lamentou.

Rio comparou este acontecimento à “criação de factos políticos para depois a própria comunicação social andar a debater aquilo que não existe”.

Questionado pelos jornalistas sobre se se sentia prejudicado, o social-democrata afirmou que não é isso que está em causa, mas sim “a forma de fazer as coisas”.

“Na degradação que temos na nossa vida pública, a comunicação social tem uma responsabilidade enorme e isto que agora fizeram comigo é um exemplo dos muitos exemplos que se pode dar”, criticou.

Rui Rio deixou outras questões no ar: “E os outros que não decidiram não têm tabu? Só eu é que tenho tabu? As pessoas têm que ter um ‘timing’ próprio para acabar a sua reflexão?”.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O Sr. Rui do Rio não tem perfil para a presidência da republica. de modo que, se insistirem, é mais uma espécie de morcão a ocupar o cargo. em Portugal a corrupção é transversal a todo o poder político e a toda a sociedade. eleger esse homenzinho para presidente é ter mais uma dúzia de anos a ver portugal andar para trás, além de que vai ser ele, ou outra abóbora semelhante, a promulgar as reformas de 400 e 500 euros que, dentro de menos 10 anos estarão em vigor em Portugal. Mas votem, votem, que estão no vosso direito… depois comam-se uns aos outros ou estão a pensar que a dívida de Portugal é solvente? Adeus até à eternidade.

    • Até na coluna vertebral temos umas almofadinhas entre vértebras que nos acomodam o andar especialmente qdo carregamos o peso de certas cargas.
      “Carga” demasiada pode ser razão de azeites momentâneos ou até marinados e como tal distorce-lhe a lucidez da generalização.
      Sem procuração, mas como um dos da dita “sociedade” não ache que lá por haver “onagros” que vão todos atrás de cenouras. Percebem-se as suas.

    • Constata-se que tem “todo” sistema da suspensão defeituoso. Lamento que seja transversal e não há “morcão” nem “homemzinho” que o salve! Nem com penitência da próxima procissão ao adro

  2. O Sr. Rui do Rio não tem perfil para a presidência da republica. de modo que, se insistirem, é mais uma espécie de morcão a ocupar o cargo. em Portugal a corrupção é transversal a todo o poder político e a toda a sociedade. eleger esse homenzinho para presidente é ter mais uma dúzia de anos a ver portugal andar para trás, além de que vai ser ele, ou outra abóbora semelhante, a promulgar as reformas de 400 e 500 euros que, dentro de menos 10 anos estarão em vigor em Portugal. Mas votem, votem, que estão no vosso direito… depois comam-se uns aos outros ou estão a pensar que a dívida de Portugal é solvente? Adeus até à eternidade.

  3. Se ele for candidato e pedir a minha assinatura vai tê-la porque acho que dentro dos politicos e uma pessoa pouco vendida a grupos de interesses, ao contrário do sr que lá está agora que é fortemente tendencioso quando se trata de defender interesses do PSD…
    Um presidente da republica deve ter muito cuidado para ser justo e ser isento.
    E sobre as reformas de 500 euros, muitos há que se calhar não trabalharam sequer para as ter e estão a tê-las indevidamente… é que há algumas pessoas que acham que o dinheiro e o sustento cai do céu e realmente para alguns até cai, vão vendendo o seu peixe, mas as pessoas que conheço e ue próprio sempre tivemos que trabalhar para no fim do mês termos um ordenado para viver e pagar as contas a quem as devemos.
    Mas se houver uma formula onde ningu´me trabalha e vive-se na maior, que me digam que eu estou interessado, não sou por isso um radical 🙂

RESPONDER

Terramotos na falha de San Andreas podem ser explicados por um lago antigo

A falha de San Andreas, que se situa ao longo da costa oeste da América do Norte e atravessa centros populacionais densos como o de Los Angeles, na Califórnia, é uma das falhas mais estudadas …

Uma estranha e rara molécula foi detetada na atmosfera de Titã

Uma equipa de cientistas da NASA identificou uma estranha e rara molécula na atmosfera de Titã, o maior satélite natural de Saturno. Em comunicado, os cientistas detalham que em causa está a molécula de ciclopropenilideno …

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …