“Não compreendo que Rui Pinto esteja preso, enquanto os agentes do SEF estão em casa”

Tiago Petinga / Lusa

A embaixadora e ex-MPE, Ana Gomes

Ana Gomes fez uma comparação entre a detenção do hacker português Rui Pinto e o facto de inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), suspeitos de agredir um cidadão ucraniano até à morte, estarem em casa.

A ex-eurodeputada Ana Gomes voltou a sair em defesa de Rui Pinto nas redes sociais, através de uma comparação entre a detenção do hacker e o facto de inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), suspeitos de agredir um cidadão ucraniano até à morte, estarem em casa.

Os três inspetores do SEF suspeitos de terem agredido mortalmente o cidadão ucraniano ficaram, há uma semana, em prisão domiciliária. “Não compreendo que Rui Pinto seja mantido em prisão preventiva, enquanto agentes do SEF acusados de assassinar imigrante ucraniano são mantidos em casa“, escreveu no Twitter.

O pirata informático Rui Pinto, de 30 anos, foi detido na Hungria e entregue às autoridades portuguesas, com base num mandado de detenção europeu (MDE), e está em prisão preventiva desde 22 de março deste ano.

A 19 de setembro, o Ministério Público acusou-o de 147 crimes, 75 dos quais de acesso ilegítimo, 70 de violação de correspondência, sete deles agravados, um de sabotagem informática e um de tentativa de extorsão, por aceder aos sistemas informáticos do Sporting, da Doyen, da sociedade de advogados PLMJ, da Federação Portuguesa de Futebol e da Procuradoria-Geral da República, e posterior divulgação de documentos confidenciais.

De acordo com a acusação do MP, entre 6 de novembro de 2018 e 7 de janeiro de 2019, o arguido “efetuou um total de 307 acessos” à PGR, e obteve documentos dos processos de Tancos, BES e Operação Marquês, entre outros. Entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019, Rui Pinto consultou mais 12 processos em segredo de justiça.

Para fazer a comparação, Ana Gomes recorreu ao caso de três homens, agentes do SEF, que “serão os presumíveis responsáveis da morte de um homem de nacionalidade ucraniana, de 40 anos, que tentara entrar, ilegalmente, por via aérea, em território nacional”, no passado dia 10 de março.

O alegado homicídio terá sido cometido nas instalações do Centro de Instalação Temporária do SEF, no aeroporto de Lisboa, no dia 12 de março, após a vítima ter supostamente provocado alguns distúrbios no local.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. As coisas não funcionam assim. Rui Pinto está preso preventivamente e muito bem por estar acusado de vários crimes. Os inspetores do SEF deviam, isto sim, estar igualmente presos preventivamente até ao cabal esclarecimento do caso que a confirmar-se é um crime bárbaro, hediondo e “repugnante”. A ideia que fica é a de que a justiça está a dar um tratamento previlegiado aos agentes da autoridade, que neste caso não o merecem. Ana Gomes deveria é oferecer-se para ficar na prisão no lugar do Rui Pinto de tanto que o quer ver em liberdade.

      • Sou até capaz de perceber o seu interesse na absolvição do Rui Pinto. Cada um tem os seus interesses e luta por eles. Segundo o nosso código de sociedade quem rouba é ladrão, o extorsionário é criminoso e por aí adiante, mesmo que custe aos beneficiários admiti-lo. Não se trata aqui de paixões clubísticas, mas antes da lei. Pode estar muito entretido com as gralhas (previlegiado em vez de privilegiado) mas estou mais preocupado com quem se movimenta à margem das leis em proveito próprio e dos seus amigos.

        • Se quiser falar de cultura e conhecimento talvez lhe diga que devo ser mais culto e instruído do que você e toda a sua família juntos, “Pois” há para aí muito filho de pais analfabetos. Quando tiver argumentos intervenha no debate, mas se não for o caso lembre-se do aforismo popular: “Boca fechada não entra mosca”.

          • No seu caso, mesmo com a boca fechada, consegue sair asneira. O amigo não sabe escrever. Devia voltar à escola, ou se calhar à Tele-Escola!

  2. oh tone!! muitas palavras e pouco conteúdo!
    Já tem conhecimento deveria saber que o crime de extorsão varia entre 1 e 3 anos! ele já cumpriu um amigo!

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …