/

Caso Rui Pinto. Juíza diz ter condições para continuar no processo

cv (YouTube)

Depois de a equipa de advogados de Rui Pinto ter pedido o afastamento da juíza Helena Leitão, a magistrada veio defender que tem condições para continuar no processo.

A defesa de Rui Pinto pediu o afastamento da juíza Helena Leitão, por esta ser cliente do advogado João Medeiros, cujo email o hacker português terá pirateado. No entanto, se depender dela própria, a magistrada vai continuar a fazer parte do coletivo de juízes que vai julgar Rui Pinto.

Helena Leitão defende que ser cliente do advogado João Medeiros não é razão suficiente para justificar o afastamento do processo, escreve a Tribuna Expresso.

A defesa de Rui Pinto entregou no Tribunal da Relação de Lisboa um pedido para afastar a juíza Helena Leitão por entender que podem haver emails da juíza no correio eletrónico roubado. A confirmar-se, os advogados do hacker português acreditam que a juíza tenha sido afetada com os factos imputados pelo Ministério Público a Rui Pinto.

A juíza diz não saber se há ou não correio eletrónico seu na posse de Rui Pinto e que, mesmo que assim seja, isso será irrelevante para o processo que está disposta a julgar.

No mês passado, Helena Leitão colocou o seu lugar à disposição, precisamente por ser cliente de João Medeiros. No entanto, ao contrário de Paulo Registo, a juíza não avançou com um pedido de escusa.

“A matéria de tais autos respeita a factos diretamente relacionados com o exercício de funções da ora signatária no Tribunal de Família e Menores de Cascais”, explicou Helena Leitão num documento enviado ao Ministério Público e aos respetivos advogados do processo.

A magistrada realça que a relação com João Medeiros é “estritamente profissional”, razão pela qual entende que isto não é suficiente para justificar a apresentação do pedido de escusa. Ainda assim, confessa que sentiu a necessidade de comunicar a situação, “uma vez que não se trata de factos conhecidos publicamente”.

Cabe agora ao Tribunal da Relação decidir se Paulo Registo e Helena Leitão farão parte do coletivo de juízes que decidirá o futuro próximo de Rui Pinto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.