/

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

Rui Pinto / Twitter

Hacker Rui Pinto

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva.

De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa emitido a 2 de junho, o pirata informático Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades. Jorge Jesus, Bruno de Carvalho e a Procuradoria-Geral da República terão sido alguns dos alvos do denunciante.

Jorge Jesus, José Miguel Júdice, Bruno de Carvalho, José Moura, Octávio Machado, Amadeu Guerra, Ricardo Negrão, José Ricardo Gonçalves, José Maria Sanchez, João Magalhães Ramos, Sara Estima Martins, João Carminho, João Medeiros, Rui Costa Pereira e Inês de Almeida Costa são alguns dos nomes referidos pelo Correio da Manhã.

O inquérito levou a acusação a concluir que Rui Pinto “logrou obter o acesso não autorizado às caixas de correio eletrónico” através de “vários meios técnicos”. Todavia, o jovem português será apenas julgado nos casos de quem expressou “desejo de procedimento criminal”.

A equipa de defesa de Rui Pinto reiterou ainda as críticas à manutenção da prisão preventiva do seu cliente. Na sua ótica, o único crime que permitiria essa medida era a extorsão na forma tentada, “um crime que teria sido alegadamente praticado há cinco anos”.

Além disso, não há indícios “de qualquer outra tentativa de prática desse crime” nos últimos quatro anos.

“Aliás, o posterior percurso público do arguido e a sua atuação no âmbito do chamado Football Leaks e do Luanda Leaks, afastam de forma inequívoca qualquer possibilidade de o recorrente poder vir a praticar o referido crime”, realçam os advogados de Rui Pinto.

Tribunal aceita afastamento da juíza Helena Leitão

O Tribunal da Relação de Lisboa deu hoje provimento ao pedido de recusa (de afastamento) da juíza Helena Leitão, apresentado pela defesa de Rui Pinto.

“(… ) Julgam-se verificados os pressupostos exigidos por lei e em consequência defere-se o pedido de recusa da senhora juíza de direito Helena Leitão formulado pelo arguido e requerente Rui Pedro Gonçalves Pinto”, refere o TRL, em resposta enviada à agência Lusa.

O pedido de afastamento da juíza Helena Leitão foi apresentado pela defesa de Rui Pinto, por a magistrada ser cliente num outro processo de João Medeiros, antigo advogado da sociedade PLMJ, uma das entidades ‘espiadas’ pelo arguido, segundo a acusação do Ministério Público.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.