De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

Rui Pinto / Twitter

Hacker Rui Pinto

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva.

De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa emitido a 2 de junho, o pirata informático Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades. Jorge Jesus, Bruno de Carvalho e a Procuradoria-Geral da República terão sido alguns dos alvos do denunciante.

Jorge Jesus, José Miguel Júdice, Bruno de Carvalho, José Moura, Octávio Machado, Amadeu Guerra, Ricardo Negrão, José Ricardo Gonçalves, José Maria Sanchez, João Magalhães Ramos, Sara Estima Martins, João Carminho, João Medeiros, Rui Costa Pereira e Inês de Almeida Costa são alguns dos nomes referidos pelo Correio da Manhã.

O inquérito levou a acusação a concluir que Rui Pinto “logrou obter o acesso não autorizado às caixas de correio eletrónico” através de “vários meios técnicos”. Todavia, o jovem português será apenas julgado nos casos de quem expressou “desejo de procedimento criminal”.

A equipa de defesa de Rui Pinto reiterou ainda as críticas à manutenção da prisão preventiva do seu cliente. Na sua ótica, o único crime que permitiria essa medida era a extorsão na forma tentada, “um crime que teria sido alegadamente praticado há cinco anos”.

Além disso, não há indícios “de qualquer outra tentativa de prática desse crime” nos últimos quatro anos.

“Aliás, o posterior percurso público do arguido e a sua atuação no âmbito do chamado Football Leaks e do Luanda Leaks, afastam de forma inequívoca qualquer possibilidade de o recorrente poder vir a praticar o referido crime”, realçam os advogados de Rui Pinto.

Tribunal aceita afastamento da juíza Helena Leitão

O Tribunal da Relação de Lisboa deu hoje provimento ao pedido de recusa (de afastamento) da juíza Helena Leitão, apresentado pela defesa de Rui Pinto.

“(… ) Julgam-se verificados os pressupostos exigidos por lei e em consequência defere-se o pedido de recusa da senhora juíza de direito Helena Leitão formulado pelo arguido e requerente Rui Pedro Gonçalves Pinto”, refere o TRL, em resposta enviada à agência Lusa.

O pedido de afastamento da juíza Helena Leitão foi apresentado pela defesa de Rui Pinto, por a magistrada ser cliente num outro processo de João Medeiros, antigo advogado da sociedade PLMJ, uma das entidades ‘espiadas’ pelo arguido, segundo a acusação do Ministério Público.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Advogados podem ter de processar os próprios familiares para conseguirem subsídio

Os advogados terão de provar a quebra de rendimentos - poderão ter de desencadear ações judiciais contra os próprios familiares que se recusarem a sustentá-los - para acederem a um subsídio destinado a compensá-los pela …

Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas. A Europa foi considerada …

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …