Rui Pinto: criminoso ou whistleblower?

(dr)

Rui Pinto é o português acusado de ser o principal responsável pela Football Leaks, uma das maiores fugas de informação desportiva de sempre. O The Guardian lança a pergunta: será o hacker português um criminoso ou um denunciante?

Rui Pinto pode enfrentar uma pena de prisão em Portugal, por “crimes” que ajudaram a desvendar a corrupção que assola o mundo do futebol. Mas enquanto no nosso país há a ideia generalizada de que o português é um hacker, a opinião pública e a imprensa internacionais dividem-se: Rui Pinto é um criminoso ou um whistleblower?

A pergunta é feita pelo conceituado jornal britânico The Guardian, mas outros órgãos de comunicação internacional parecem ter a mesma incerteza. A Sports Illustrated refere-se ao hacker como um “whistleblower” — aquele que leva ao conhecimento de uma autoridade, informações relevantes sobre um ato ilícito ou criminal.

A Deutsche Welle e a Reuters também já se referiram ao português, mais do que numa ocasião, como um whistleblower. O mundo do futebol para estar incondicionalmente do lado de Rui Pinto , com alguns adeptos a exibirem faixas de apoio. Nomeadamente a da claque do FC Augsburgo, na qual se podia ler: “Mantém-te forte, Rui Pinto!”

A viver em Budapeste, na Hungria, Rui Pinto é acusado de ter sido a mente por trás do site Football Leaks, que o seu criador descreve como a denúncia de “práticas ilícitas que afetam o mundo do futebol”. Com 30 anos de idade, o português abandonou a sua licenciatura em História e aguarda agora um futuro julgamento em Portugal.

A evasão fiscal de Cristiano Ronaldo e de José Mourinho foram dois dos casos mais sonantes que o Football Leaks trouxe a público. O craque português já assumiu que cometeu fraude fiscal e aceitou dois anos de prisão suspensa.

Também em setembro de 2018, Kathryn Mayorga voltou atrás no acordo de confidencialidade que assinou com os advogados de Ronaldo e divulgou as acusações de violação ao internacional português. Os documentos vazados pelo Football Leaks, e que corroboravam a história de Kathryn, foram cruciais para que a britânica reabrisse o caso.

Quase três anos depois de Pinto ter sido publicamente referido pelo jornal espanhol Marca, o hacker foi detido por um mandado de prisão europeu, emitido pela polícia portuguesa há seis semanas, e agora responde a diversas acusações, entre as quais “extorsão, violação de sigilo e acesso ilegal a informações“.

As acusações de extorsão surgem pelo facto de Rui Pinto ter exigido 500 mil euros à Doyen para que não fosse divulgada informação privada relativa a jogadores representados pela agência. Mesmo assim, essa informação acabou por ser publicado no site “Mercado de Benfica”.

O Porto teve repercussões pela fuga de informação, após a FIFA ter multados os “dragões” em 44 mil euros por deixar que a Doyen tivesse influência em transferências de jogadores.

“Estou nervoso porque sou um alvo, principalmente para os adeptos do Benfica”, disse Rui Pinto, em entrevista ao jornal alemão Der Spiegel. O português diz ter sido vítima de ameaças de morte pelo Facebook e receia que se entrar numa prisão portuguesa, “sobretudo em Lisboa”, tem “medo de não sair de lá vivo”.

Segundo o The Guardian, o Football Leaks expôs mais de 70 milhões de documentos e 3.4 terabytes de informação, incluindo e-mails de algumas das mais importantes personalidades futebolística.

Rui Pinto garante que não é o único envolvido no projeto e que “com o tempo, mais e mais fontes novas foram adicionadas, que compartilharam o seu material”, fazendo crescer a base de dados.

“Na minha opinião, Rui Pinto não é um criminoso. É um informador e deve ser protegido a todo o custo”, diz o sociólogo da Universidade de Florença, especializado em negócios desportivos, Pippo Russo. Além disso, o sociólogo afirma que prender o português não será uma solução para travar futuras fugas de informação.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Obviamente que, se violou corerspondência ou se acedeu sem permissão seja lá ao que for, é criminoso, ou então será melhor redefinir o significado de criminoso.

  2. Ainda não viram nada….. Esperem pela extradição dele e depois é que vai ser bonito…..
    Só peço que não o matem (mesmo os benfiquistas) porque têm mais a ganhar com ele vivo……
    Esperem para ver …

  3. Todos os envolvidos em esquemas de lavagem de dinheiro, esquemas de corrupção para beneficio próprio ou de outrém, esquemas de lesa Pátria…todos esses que pensam ter os seus “segredos” bem “escondidos” vão certamente dizer (movendo todos os seus poderes) que é um criminoso !
    Vão fazer igualzinho ao que fizeram a esse Outro a quem crucificaram porque andava a dizer umas verdades.

  4. Um criminoso é sempre um criminoso, mesmo que se queira atribuir a ele mesmo o papel de “denunciante”. A história é simples, houve e-mail e outra informação roubada, tentaram com essa informação extorquir entre 500.000 euros e 1.000.000 de euros a uma empresa, mas foram apanhados. Depois como um extorcionista faz ao não ser pago divulgou a informação. Depois teve acesso a outra informação que alguém lhe pagou para ter acesso e passou a disponibilizar num canal de TV de um clube desportivo. Resumindo não de trata de um denunciante, mas sim de alguém que tenta que lhe paguem para não divulgar informação confidencial ou recebe para dar informação. Depois de ser apanhado ou entalado, claro que quase todos querem safar-se e colaborar com a justiça. Mas há diferença entre quem denuncia por ética e quem denuncia porque não lhe pagaram.

    • Eu gostava de saber é como é que alguém “com ética”, como vc diz, alguma vez conseguiria aceder e denunciar esta consporquice que se passa a todos os níveis em Portugal e não só, hã? explique lá como é que isso se fazia… ou vc preferia como muitos que tudo continuasse no segredo dos trafulhas?

      • Portugal é um país estranho, ou as coisas continuam no “segredo dos trafulhas” como diz ou vem tudo a limpo, seja nos jornais, na net e em todos os meios de comunicação, mas depois anula-se tudo, ou porque as escutas não são validas ou porque temos amigos poderosos nos tribunais e no Governo… venha o diabo e escolha. Ao mesmos no segredo dos trafulhas não sabemos o que existe mesmo já quando as coisas são publicas a podridão é tal que cheira mal, mas tudo se mantém na mesma.

        • Nisso tem toda a razão… e é lamentável. Mas sabendo nós das coisas, quem sabe um dia poderemos mudá-las… o mundo dá muitas voltas. Cpmts.

  5. A justiça portuguesa está muito empenhada na caça ao denunciante mas parece cada vez menos interessada em caçar os vigaristas, porque será e quem estará por de trás de tudo isto?

  6. Pode ser um charlatão com dizem!!! No entanto o homem denuncia casos graves de corrupção, fugas aos impostos e outros… sem ele nada se sabia… será melhor ficar no silêncio e nada dizer para os grandes vilões do futebol (negócio) ficarem impunes… para mim o futebol não passa de um negócio de lavagem de dinheiro mundial com o consentimento dos governos!!!

  7. É muito importante que ele fale perante a justiça portuguesa. Muito cuidado com a segurança que está a ser feita á casa dos pais pelos Superdragões, a PJ deve tratar de investigar essa segurança pois pode não ter uma finalidade inocente e pode até representar uma ameaça para os pais, e para ele, para que ele não “ponha a boca no trombone”.
    E é um criminoso, pois não só tentou extorquir dinheiro como, se fosse honesto, teria ido á PJ e denunciava ao vivo o que sabia para que eles investigassem em vez de se armar em PIDE por conta própria.
    O que ele sabe sobre o FCP é muito mais importante, e pesado, do que os emails do Benfica.

  8. nao seja pela cara que se ve os coraçoes….. mas neste caso.. e bem dificil depois de saber as suas habilidades dissociar a carinha deste gajo ao seu coraçao de chantagista e violador de correspondencia e delator de informaçoes comerciais que jamais lhe interessariam a nao ser por falta de vergonha de principios e por ganancia de receber compensaçao por isso.
    criminoso , provavelmente pelas leis da geringonça nao… se ele tivesse roubado os emaisl do costa ou do beijinos.. provavelmente sim
    se invadisse o endereço eletronico do covil do rato ou do hotel vitoria ou entrasse na casa da catarina… uiui… entao seria condenado a 100 anos de prisao…. agora como a geringonça e os midia a ele atrelados precisam de noticias bombasticas para adormecer eleitor e distrair a opinioa publica do descalabro da politica sucialista comunista….. deve ser absolvido e talvez condecorado pela rainha mae

  9. quanto ao perigo de vir para as prisoes portuguesees… tal nao vai acontecer… os baroes do negocio escuro nao vao deixar….o perigo era se ele desse com a lingua nos dentes… talvez o macaco lhe cortasse a lingua, num programa em direto do porto canal com o j marques a aplaudir

RESPONDER

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …

Bebé encontrado no lixo já está com uma família de acolhimento

O bebé encontrado num ecoponto, no início do mês, e que esteve até quinta-feira hospitalizado, já está com uma família de acolhimento, informou a Santa da Misericórdia de Lisboa esta sexta-feira. A instituição refere numa nota …

Fisco vai controlar declarações de IRS de beneficiários do programa "Regressar"

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai desenvolver mecanismos para verificar se os contribuintes abrangidos pelo regime fiscal do programa "Regressar" reúnem as condições exigidas, prevendo-se que parte desse controlo ocorra com a entrega da declaração …

Greta Thunberg vai de Lisboa a Madrid num carro elétrico emprestado por Espanha

A Junta da Extremadura, região espanhola, disponibilizou um carro elétrico à jovem ativista sueca Greta Thunberg para que possa viajar de Lisboa para Madrid para assistir à Cimeira do Clima respeitando o meio ambiente, adiantou …

Enfermeiros garantem voltar à luta com os 200 mil que sobraram do crowdfunding

Os enfermeiros, que no ano passado iniciaram o "Movimento Greve Cirúrgica", pretendem voltar às ações de protestos com os cerca de 200 mil euros que restaram da campanha de crowdfunding. A intenção é revelada por …

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e …

O cofre da rica mãe, heranças às dúzias e a vida "sem luxos". O que Sócrates disse a Ivo Rosa

Foram cerca de 20 horas de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, em que José Sócrates manteve, perante o juiz Ivo Rosa, a versão de que as avultadas quantias de dinheiro que gastou nos últimos …