Rodrigo, o jovem do Sporting que já jogou por 5 equipas nesta época

(dr) Sporting CP

Rodrigo Ribeiro

Rodrigo Ribeiro voltou a jogar pela equipa principal do Sporting. Tem idade de juvenil mas anda há algum tempo a “saltar etapas”.

O Sporting continua na luta pelo título, depois de ter goleado o Gil Vicente por 4-1, na noite passada.

A seis minutos do final, e quando os cinco golos já tinham sido apontados, Rodrigo Ribeiro entrou.

Foi a terceira participação (todas de poucos minutos) do jovem avançado em partidas da equipa principal do Sporting, nesta época. A estreia até aconteceu na Liga dos Campeões, em Manchester.

Rodrigo Ribeiro tem apenas 16 anos. Mas anda a “saltar etapas” há algum tempo. Basta olhar para o seu currículo.

Tinha apenas 12 anos quando deixou o Alfenense para jogar em Alcochete. Aos 14 anos, era iniciado (sub-15) e começou a jogar pelos juvenis (sub-17). Aos 15 anos foi chamado aos sub-21.

Ao longo desta temporada, mesmo sendo juvenil, já jogou 11 vezes pelos seniores (três na equipa principal e oito na equipa B, na Liga 3). Também representou os juniores e os sub-23. E já jogou no seu escalão, os juvenis…uma vez, logo no início da temporada.

Contabilidade total: em 2021/22 Rodrigo Ribeiro já jogou por cinco equipas do Sporting.

Ruben Amorim elogiou publicamente Rodrigo: “É um miúdo com muito talento. Precisamos de avançados e acreditamos muito nele. Tem características de avançado que me agradam bastante e, portanto, queremos apressá-lo”.

“Tem muita confiança por parte da formação, da academia, da direcção e do treinador”, comentou o treinador do Sporting, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo contra o Manchester City.

O analista João Castro tinha analisado o jovem futebolista, ao jornal Record: “É um jogador que, quando chegar aos seniores, em termos físicos estará excelente. Tem boa altura e é muito móvel, apesar da complexidade física”.

“E pode ir ao encontro daquilo que Amorim deseja num avançado: é um jogador que recua, que dá apoios para deixar os médios de frente para o jogo, consegue arrastar a marcação dos centrais, o que faz com que abra espaços nas costas dos mesmos para os alas subirem”, continuou João Castro, que confirmou o que os números mostram: “Joga em escalões acima do que seria suposto e já consegue defrontar adversários dois ou três anos mais velhos”.

O especialista comparou Rodrigo Ribeiro a Paulinho, mas o jovem tem “mais técnica em termos de drible e mais finalização”. E ficou a antevisão: “Em termos de avançados, parece-me que é o jogador com mais futuro da formação do Sporting.”

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.