Sporting 4-1 Gil Vicente | Leão garante Champions e adia festa portista

O Sporting goleou o Gil Vicente em Alvalade por 4-1, garantiu matematicamente o segundo lugar e adiou a festa do Porto, que pode agora sagrar-se campeão no Estádio da Luz com apenas um empate.

Há muito que não se viam tantos golos num duelo de Liga em Alvalade, mas este jogo teve incidências suficientes para um avolumar do resultado, em especial devido à permeabilidade gilista na defesa, permitindo um pouco visto número de remates enquadrados (13).

Pablo Sarabia, Marcus Edwards, Lucas (na própria baliza) e Pedro Gonçalves fizeram os golos do Sporting, Fran Navarro o dos minhotos, num jogo com recorde de defesas na Liga Bwin 2021/22 e a promissora estreia de mais um miúdo da academia de Alvalade, Rodrigo Ribeiro.

Que bela primeira parte em Alvalade. Para contextualizar, saiba que apenas 7% dos jogos do Sporting em casa esta época na Liga tiveram mais de 3,5 golos, mas esta partida chegou ao intervalo já com três, e com lances suficientes para termos mais, se contarmos com o tento anulado ao Gil por fora de jogo.

O Sporting entrou forte, a comandar e a atacar, e assim continuou até ao descanso, como mostram os números, parciais, em especial a posse de bola e a quantidade (e qualidade) de remates.

O 1-0 surgiu aos 21 minutos, por Sarabia, de penálti, após falta de Aburjania sobre Nuno Santos.

Marcus Edwards ampliou aos 36 e parecia que este iria ser um passeio para os “leões”.

Contudo, os minhotos ameaçavam nas transições e nos lances de bola parada, marcando por João Talocha aos 39 minutos, um lance anulado por fora-de-jogo.

Mas nos descontos contou mesmo. Assistência de Pedrinho (claro) e Fran Navarro reduziu, um lance que teve de ser confirmado através do VAR.

Nuno Santos era o melhor ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 6.3, com uma falta sofrida para grande penalidade e incríveis 11 passes aproximativos recebidos em apenas 45 minutos.

O jogo ficou praticamente resolvido aos 53 minutos. Nuno Santos, sempre ele, foi à linha, já dentro da área gilista, cruzou atrasado e Lucas fez autogolo.

E pouco depois da hora de jogo o 4-1, apontado por Pedro Gonçalves, novamente de grande penalidade, a penalizar falta de Fran Navarro na área sobre o próprio “Pote”.

Um resultado pesado que poderia ter tido outros contornos, não fosse a enormíssima exibição de Andrew Ventura, brasileiro de apenas 20 anos, na baliza do emblema de Barcelos, fixando o novo máximo de defesas na Liga Bwin 21/22 (11) e ocupando o terceiro lugar no que toca às principais Ligas europeias.

Com este triunfo, o Sporting não só adiou a consagração do FC Porto como novo campeão nacional – pode confirmá-lo no “clássico” do Estádio da Luz -, como garantiu matematicamente que pelo menos o segundo lugar não lhe fugirá.

Melhor em Campo

Mais um grande jogo de Nuno Santos, que está a realizar uma época extraordinária, mesmo que adaptado a ala-esquerdo, obrigado a adicionais missões defensivas.

O esquerdino foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.5. Defensivamente o destaque vai para sete recuperações de posse, máximo da partida, mas foi na frente que desequilibrou, com dois remates, ambos enquadrados, nove passes ofensivos valiosos, incríveis 18 passes aproximativos recebidos e dois dribles completos.

Foi dele o cruzamento que acabou no autogolo de Lucas.

Destaques do Sporting

Pedro Gonçalves 7.4 – Regresso de “Pote” aos grandes jogos. Mais solto do que nos últimos tempos, o goleador da época passada da Liga fez um golo, de penálti, e foi o mais rematador do jogo, com seis disparos (tantos quanto Sarabia), quatro deles enquadrados (máximo). Fez ainda dois passes para finalização e sofreu a grande penalidade que ele próprio converteu.

Marcus Edwards 7.1 – Cada vez mais desinibido, o inglês vai mostrando classe, técnica e visão de jogo. Sempre de cabeça levantada, Edwards fez um golo, criou uma ocasião flagrante, completou os dois cruzamentos que realizou e falhou somente um de 16 passes.

Matheus Reis 6.4 – O brasileiro regressou ao “onze” e esteve seguro defensivamente, com destaque para três intercepções. No passe esteve muito bem, com 62 certos em 65 (95%), fez sete aproximativos e dois super aproximativos.

Pedro Porro 6.2 – Outro regresso aos titulares. O lateral espanhol esteve, como sempre, muito activo no ataque, tendo criado uma ocasião flagrante de golo e tido sucesso em três de sete cruzamentos de bola corrida. Registou ainda quatro conduções aproximativas e uma super aproximativa.

Gonçalo Inácio 6.2 – Na ausência de Coates é Inácio o “patrão” da defesa. Competente, foi o jogador com mais acções com bola (83), completou 63 dos 66 passes realizados (95%), oito de nove longos e assinou nove aproximativos, máximo do encontro. Defensivamente, destaque para três desarmes e outras tantas intercepções.

Luís Neto 6.1 – Tal como os colegas de defesa, Neto esteve muito bem no passe, com eficácia de 97% (62 certos em 64), completando sete de oito longos, e fez dois super aproximativos.

João Palhinha 5.8 – O “trinco” fez 32 passes e não falhou nenhum, e desses, dois foram super aproximativos. Esteve, porém, discreto noutros momentos, em especial nos defensivos.

Rodrigo Ribeiro 5.5 – O avançado leonino tem apenas 17 anos e já se estreou pela equipa principal. Foram poucos os minutos em campo, somente quatro acções com bola, mas duas foram remates. Promete.

Paulinho 5.5 – Pouco mais de meia-hora em campo, mas deu para acertar dez de 11 passes, realizar dois passes para finalização e desperdiçar uma ocasião flagrante.

Pablo Sarabia 5.4 – O espanhol parece estar em clara descompressão de final de época, sabendo-se que na próxima estará a jogar noutras paragens. Sarabia fez, ainda assim, um golo, de penálti, foi o mais rematador a par de “Pote”, com seis disparos, três enquadrados, somou o máximo de acções com bola na área contrária (10) e criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização. Só que falhou duas flagrantes…

Matheus Nunes 4.9 – Jogo apagado do médio que, ainda assim, completou 39 de 42 passes e teve sucesso em três de cinco tentativas de drible. Porém fez quatro faltas, máximo entre os “leões”.

Destaques do Gil Vicente

Andrew Ventura 6.7 – Que grande noite do jovem guardião de 20 anos do Gil, que só não tem nota mais elevada porque sofreu quatro golos. É que o brasileiro não foi de modas e fixou novo máximo de defesas nesta Liga Bwin, nada menos que 11, sendo o terceiro guardião com mais “paradas” num só jogo nas principais Ligas europeias. Cinco dessas defesas foram a remates na sua grande área.

Pedrinho 6.0 – “Maestro” é “maestro”. O médio voltou a estar em grande e fez mais uma assistência, a sua 12ª no campeonato esta temporada. Foi ainda o jogador com mais desarmes, nada menos que cinco.

Fran Navarro 5.3 – O espanhol fez o seu 16º golo na Liga, mas a nota acaba por ser tímida, uma vez que sofreu quatro desarmes e foi o jogador mais faltoso, com seis infracções, uma para grande penalidade.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.