/

Robôs que fazem entregas vão ser testados em várias cidades europeias

(dr) Starship

-

Várias cidades da Europa como, por exemplo, Londres, vão ver os seus rapazes das entregas ser substituídos por pequenos robôs.

Imagine aqueles dias de preguicite aguda em que a última coisa que lhe apetece fazer é saltar do sofá para ir preparar o jantar.

Decide pegar no telefone e ligar para aquele restaurante ali perto de casa mas, quando lhe tocam à campainha, não é o típico rapaz das entregas mas sim um pequeno robô.

É mais ou menos este o cenário possível para vários cidadãos do continente europeu, depois da Starship Technologies ter anunciado que estava na altura de dar um passo em frente e começar a testar os seus veículos autónomos.

A fase de testes vai começar no final deste mês, em cidades como Londres, Düsseldorf, Berna e Hamburgo. Segundo o The Telegraph, a tecnológica começou uma parceria com a Just Eat, a maior empresa de “delivery” online da Europa.

Os robôs das entregas são compostos por seis rodas, possuem sinal GPS e nove câmaras para conseguir circular pelas cidades e evitar obstáculos.

Em vez do tradicional rapaz das entregas, as pessoas que utilizarem o serviço vão receber uma notificação no telemóvel a dizer que o pedido vai a caminho e uma password para desbloquear o robô quando este chegar ao destino.

Os robôs estão preparados para carregarem um máximo de dez quilos ou mais ou menos três sacos de compras, já que também podem ser utilizados por pessoas que não têm tempo (ou simplesmente não gostam) de ir ao supermercado.

Testes anteriores foram bem sucedidos e não foi registado nenhum acidente com os robôs.

“Não perdemos nenhum robô nos últimos oito meses ou estivemos envolvidos em qualquer tipo de acidente”, afirmou Allan Martinson, um dos responsáveis da Starship, ao jornal inglês.

Uma das primeiras preocupações era como iriam reagir as pessoas na rua, algo que acabou por surpreender os seus criadores.

“A mais surpreendente reação foi mesmo a falta de reação”, explica Martinson. “Mas as crianças adoram-nos. Vimos alguns miúdos a tentar apanhá-los, a tentar abraçá-los. Um tentou alimentá-lo com uma banana”.

Apesar do sucesso inicial, nesta primeira fase os robôs vão ser controlados a nível remoto por operadores humanos, até porque a empresa quer melhorar a autonomia e a navegação destes dispositivos.

ZAP / Aberto até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.