Hospitais, transportes, shoppings: um robô português desinfecta tudo

Divulgação / UA

Equipa da UA responsável pelo GermIrrad

O GermIrrad desinfecta espaços públicos – mesmo quando há pessoas no local. Foi desenvolvido em Aveiro e no Porto.

Um robô desenvolvido na Universidade de Aveiro (UA) e na Universidade do Porto desinfecta espaços públicos quando estes locais têm pessoas a circular.

Hospitais, transportes públicos, centros comerciais… O GermIrrad desinfecta tudo.

É autónomo e desinfecta os espaços através de radiação ultravioleta e soluções químicas não nocivas para a saúde humana, explica a UA em comunicado.

O GermIrrad consegue mapear o ambiente, determinar uma trajectória eficiente de desinfecção, executar essa trajectória de forma segura e evitar o impacto com humanos.

Apresenta-se como uma novidade segura, eficaz, ecológica e económica; e foi concebida para actuar em prol da biossegurança em diversos espaços.

“A mais-valia deste projecto está relacionada com a combinação de vários métodos de desinfecção (química e através de luz UV), que se revelou mais eficiente do que cada método em separado, e na capacidade de desinfectar espaços na presença de humanos”, reforçou um dos investigadores responsáveis, Nuno Lau.

Em Aveiro fez-se investigação e desenvolvimento nas áreas da robótica, enquanto a eficácia germicida da radiação ultravioleta e das substâncias fotocataliticas foram validadas na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – que também faz parte desta parceria, tal como a empresa SpinnerDynamics.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.