/

Robô mergulha a 950 metros de profundidade para encontrar submarino desaparecido

Juan Kulichevsky / Wikimedia

Submarino ARA San Juan da Armada Argentina desapareceu com 44 tripulantes a bordo

A busca pelo submarino argentino San Juan, desaparecido há 18 dias, concentrou-se este domingo num ponto do Oceano Atlântico a 950 metros de profundidade, informaram fontes oficiais.

No briefing diário sobre a operação de busca, o porta-voz da marinha argentina, Enrique Balbi, disse que o equipamento submersível russo de operação remota tentará descer até esse ponto.

Dois navios diferentes, utilizando sonares, detetaram nesse ponto sinais de um possível objeto metálico.

O robô russo desceu no sábado para outro ponto onde foi localizado um sinal, a 477 metros de profundidade, mas as autoridades descartaram que se tratasse do submarino, já que os destroços encontrados, devido às suas caraterísticas, seriam de um barco-pesqueiro.

O robô submersível russo também desceu depois a outro ponto, a 700 metros de profundidade, mas Balbi disse que nada foi detetado, por isso os responsáveis pela operação de busca resolveram fazer uma nova procura com sonar na região para confirmar o sinal e, eventualmente, fazer um nova descida.

Além disso, Balbi disse que existe um terceiro ponto, a 800 metros de profundidade, e acrescentou que seis navios utilizados na operação permanecem na região.

Na última quinta-feira, a marinha argentina deu por finalizada a fase de buscas para um possível resgate da tripulação e passou para uma etapa de mero rastreamento para encontrar o submarino, uma vez que já se passaram duas semanas desde o desaparecimento e não há mais condições de haver sobreviventes.

Após o pronunciamento do porta-voz na base naval de Mar del Plata, os familiares dos tripulantes saíram em bloco da instalação militar com bandeiras argentinas e cartazes com fotos dos submarinistas.

Em frente à base, o grupo parou para falar com a imprensa e anunciou que estava a iniciar ali mesmo uma marcha de protesto em direção a uma praça central da cidade.

O grupo de manifestantes explicou que o objetivo do protesto é mostrar a sua “dor” e pedir que o presidente Mauricio Macri vá a Mar del Plata oferecer esclarecimentos e também ordene a retomada da fase de busca e resgate dos submarinistas.

// EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.