/

Argentina dá como mortos os 44 tripulantes do submarino

(dv) Armada Argentina

Submarino ARA San Juan da Armada Argentina

A Marinha da Argentina anunciou que já não estava à procura de sobreviventes. Os 44 tripulantes foram dados como mortos, mas as buscas para encontrar o submarino prosseguem.

As Forças Armadas argentinas anunciaram que vão parar as operações de busca por sobreviventes do ARA San Juan, o submarino desaparecido desde 15 de novembro.

De acordo com o El País, o porta-voz da investigação, Enrique Balbi, explicou que a procura pelo submarino vai continuar, mas o salvamento de pessoas foi suspenso e os 44 tripulantes do submarino San Juan foram dados como mortos.

O submarino argentino San Juan desapareceu no dia 15 de novembro, há mais de duas semanas. Às 7h30 locais do dia 15 de novembro, a embarcação fez o último contacto com a base a reportar uma avaria elétrica.

Desde então as autoridades perderam o rasto ao submersível, com as operações de busca das últimas duas semanas a revelarem-se infrutíferas. Na passada semana a Marinha avançou que houve uma explosão no submarino duas horas depois da última comunicação.

Havia 44 marinheiros a bordo, com condições para sobreviver pelo menos ao longo de sete dias dentro do navio.

“Está estabelecido e calculado internacionalmente que sete dias é o tempo que um submarino acidentado deve e pode esperar pela ajuda externa”, explica o comandante Taveira Pinto, diretor técnico-pedagógico do Centro de Instrução de Submarinos e contacto nacional para os organismos internacionais de salvamento de submarinos, segundo o Observador.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.