Riqueza dos multimilionários cai pela primeira vez em 10 anos

As pessoas mais ricas do mundo ficaram um pouco menos ricas no ano passado como consequência das tensões geopolíticas e daa volatilidade dos mercados.

Segundo um estudo do UBS e da PwC, citado pela Reuters e pelo Eco, as pessoas mais ricas do mundo ficaram um pouco menos ricas no ano passado. A riqueza baixou em 388 mil milhões de dólares, cerca de 350 mil milhões de euros, para um total de 8.539 biliões de dólares, com a queda a ser mais acentuada a ser registada na China.

O matutino refere que as tensões geopolíticas e a volatilidade dos mercados foram os fatores que conduziram a uma quebra nas fortunas dos mais ricos.

Os bancos sofreram com os efeitos da guerra comercial entre a China e os Estados Unidos e com as incertezas que marcaram o panorama político internacional, o que afastou os clientes dos investimentos. “A riqueza dos multimilionários caiu em 2018 pela primeira vez desde 2008 por causa da geopolítica”, explica o relatório do UBS.

Na China, o património dos mais ricos recuou 12,8% face à instabilidade dos mercados, à fragilidade da moeda e ao abrandamento da segunda maior economia do mundo.

Já em termos globais, o número de multimilionários caiu em todo o mundo, exceto nas Américas, onde os empreendedores da área tecnológica continuam a escalar o ranking norte-americano das pessoas mais ricas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • A pobreza no mundo é manufacturada, propositada. Se assim não fosse, não haveria líderes de países a acumular riqueza, teriam vergonha e ajudariam o seu povo a viver dignamente. Mas depois não haveria quem os servisse, não haveria pessoas que servissem de criadas. Tudo se resume ao dinheiro, que lhes traz PODER e CONTROLO sobre tudo e todos.
      Ronald Bernard, ex banqueiro, veja o seu testemunho. Cuidado, porque a sua visão do mundo nunca mais será a mesma, aviso desde já.
      Apesar disto, tenho esperança num futuro bem melhor! Mundo de Regeneração está a caminho.

RESPONDER

Rejeitado pedido para libertar mãe que terá deixado bebé no lixo

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou esta quinta-feira o pedido de habeas corpus para a libertação da jovem de 22 anos que terá deixado o seu filho recém-nascido num caixote do lixo em Lisboa. A …

Mau tempo nas próximas 48h. Proteção Civil alerta para cheias e quedas de árvores

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou para a possibilidade de lençóis de água e de gelo nas estradas, cheias rápidas e queda de árvores, devido ao mau tempo nas próximas 48 horas …

Bolsonaro terá recusado descendente de D. Pedro para vice por desconfiar que ele era gay

O deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança, conhecido por "príncipe" por ser descendente de D. Pedro, herdeiro da família imperial do Brasil, não é vice-presidente de Jair Bolsonaro por causa da sua sexualidade. Esta é …

Detetados dois casos de peste pneumónica na China

Duas pessoas estão a receber tratamento em Pequim, na China, depois de lhes ter sido detetada peste pneumónica, a forma mais perigosa desta doença. De acordo com a CNN, que cita as autoridades locais, duas pessoas estão …

Jogador do Eintracht Frankfurt que empurrou treinador suspenso sete semanas

O jogador do Eintracht Frankfurt foi suspenso por sete semanas depois de ter derrubado o treinador do Friburgo durante o encontro entre as duas equipas, anunciou a Federação Alemã de Futebol (DFB). David Abraham, jogador do …

Austrália. Maiores incêndios de sempre já causaram mortos e podem durar meses

Mais de 150 incêndios devastam as costas Leste e Oeste da Austrália, 40 deles fora de controlo, com as autoridades a ordenarem na quarta-feira à população e aos turistas que abandonassem as zonas na rota …

Em seis anos, pedidos de junta médica aumentaram 210%

Os pedidos de juntas médicas aumentaram 210% em seis anos, sendo que o tempo de espera para os utentes é, em média, de seis meses. De acordo com o Diário de Notícias, de janeiro de 2011 …

De saída da Comissão Europeia, Tusk apela aos britânicos para não desistirem de travar o Brexit

Donald Tusk, de saída da presidência do Conselho Europeu, pediu aos eleitores britânicos para não desistirem de travar o 'Brexit'. Com a campanha em curso no Reino Unido para as eleições de 12 de dezembro, …

Tiroteio em universidade russa causa dois mortos e três feridos

Duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas, esta quinta-feira, durante um tiroteio numa universidade em Blagoveschensk, na Rússia. De acordo com as autoridades policiais, um estudante de 19 anos levou uma arma de caça para …

"Ano de 2020 pode ser menos mau internacionalmente do que temia"

O Presidente da República considerou esta quarta-feira que “o ano de 2020 pode ser economicamente menos mau internacionalmente do que temia”, devido à evolução do Brexit e da "guerra comercial" entre Estados Unidos da …