Rio diz que plano de desconfinamento é “adequado”, mas lembra que Rt já está “acima de 0.9”

O presidente do PSD Rui Rio

Rui Rio acredita que o Governo está a planear um desconfinamento por regiões e considera a estratégia “adequada”. Contudo, mostra-se preocupado uma vez que o presidente da República lhe transmitiu, esta quarta-feira, que o valor do Rt subiu para os 0,9. “É uma notícia má”, frisou.

Em concordância com o que já tem vindo a dizer, Rui Rio defende que o desconfinamento deva ser faseado e que o confinamento, quando necessário, deva ser feito por áreas de foco de contágio para evitar o confinamento desnecessário em determinadas zonas.

O líder do PSD vincou que o Executivo “tem vindo a caminhar” no sentido do estabelecimento de “indicadores” que fixem “linhas vermelhas e linhas verdes”.

De acordo com o líder da oposição, os especialistas têm dito que os “indicadores nevrálgicos” são os 60 casos por 100 mil habitantes, o número de internados em cuidados intensivos e o valor do Rt (índice de transmissibilidade do vírus).

Neste sentido, Rio, que esta quarta-feira teve acesso ao plano de desconfinamento do Governo e reuniu, também, com Marcelo Rebelo de Sousa, revelou que, de acordo com este último, o índice de transmissibilidade voltou a aumentar.

“Segundo a informação que o presidente da República há bocado nos deu, o valor do Rt teria subido outra vez e estaria já acima de 0,9″. “Isso, naturalmente, é uma noticia má”, disse.

Rui Rio disse que o Governo continua a “estudar” a melhor altura para permitir o regresso das aulas presenciais, mas insistiu que o aumento do Rt torna a situação difícil.

Adianta ainda que o estado de emergência se mantém necessário, contudo, este não deve ser “banalizado”.

“Em função destes indicadores [número de internados em UCI ou o R] o país terá um confinamento de nível 1, 2, 3, 4 e 5“, explicou, citando Raquel Duarte, uma das especialistas que apresentou um plano na reunião do Infarmed.

O político defende ainda a testagem em massa e apela a que o Governo corrija a questão da testagem nas escolas privadas, sublinhando que as regras das escolas públicas devem também ser aplicadas ao privado.

Fazer “testes aos professores do ensino público e não aos do ensino privado” não faz, para Rui Rio, sentido porque “vírus não passa mais ou menos consoante as escolas”.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não percebe nada de economia, que devia, quer perceber de epidemiologista ? Lá porque é líder Partidário acha-se com voto na matéria.

RESPONDER

Novo estudo mostra de que forma a covid-19 pode danificar as células cerebrais

O estudo é a primeiro a demonstrar de que forma o vírus SARS-CoV-2 pode atingir diretamente as células do cérebro. Os investigadores descobriram que as células vasculares que compõem a barreira hematoencefálica podem ser destruídas pelo …

E se o Orçamento chumbar? Costa não se demite - e o Governo ainda pode aprovar “diplomas fundamentais”

O primeiro-ministro já esclareceu que não tenciona demitir-se em caso de chumbo do Orçamento do Estado 2022, mas a sua governação ficará limitada. Na possibilidade de haver um chumbo do Orçamento do Estado, Marcelo Rebelo de …

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

YouTube suspende conta de Bolsonaro por desinformação

Presidente do Brasil é já reincidente na divulgação de notícias falsas sobre a pandemia (tendo já sido alertado antes), pelo que a plataforma avançou de imediato para a suspensão dos seus canais oficiais. O Youtube suspendeu …

Conselho de Ministros acabou em silêncio. Governo só fala esta terça-feira, no Parlamento

Conselho de Ministros extraordinário convocado por António Costa após ser conhecido o sentido de voto do PCP relativamente ao Orçamento do Estado para 2022 durou mais de duas horas, mas terminou sem declarações oficiais. O primeiro-ministro …

Descobertos antigos vestígios de vida envoltos em rubi com 2,5 mil milhões de anos

Um equipa de investigadores da Universidade de Waterloo descobriu resíduo de carbono que já foi uma vida antiga. Estava envolto num rubi com 2,5 mil milhões de anos. Ao analisar algumas das pedras preciosas coloridas mais …

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …