/

Rio diz que plano de desconfinamento é “adequado”, mas lembra que Rt já está “acima de 0.9”

1

O presidente do PSD Rui Rio

Rui Rio acredita que o Governo está a planear um desconfinamento por regiões e considera a estratégia “adequada”. Contudo, mostra-se preocupado uma vez que o presidente da República lhe transmitiu, esta quarta-feira, que o valor do Rt subiu para os 0,9. “É uma notícia má”, frisou.

Em concordância com o que já tem vindo a dizer, Rui Rio defende que o desconfinamento deva ser faseado e que o confinamento, quando necessário, deva ser feito por áreas de foco de contágio para evitar o confinamento desnecessário em determinadas zonas.

O líder do PSD vincou que o Executivo “tem vindo a caminhar” no sentido do estabelecimento de “indicadores” que fixem “linhas vermelhas e linhas verdes”.

De acordo com o líder da oposição, os especialistas têm dito que os “indicadores nevrálgicos” são os 60 casos por 100 mil habitantes, o número de internados em cuidados intensivos e o valor do Rt (índice de transmissibilidade do vírus).

Neste sentido, Rio, que esta quarta-feira teve acesso ao plano de desconfinamento do Governo e reuniu, também, com Marcelo Rebelo de Sousa, revelou que, de acordo com este último, o índice de transmissibilidade voltou a aumentar.

“Segundo a informação que o presidente da República há bocado nos deu, o valor do Rt teria subido outra vez e estaria já acima de 0,9″. “Isso, naturalmente, é uma noticia má”, disse.

Rui Rio disse que o Governo continua a “estudar” a melhor altura para permitir o regresso das aulas presenciais, mas insistiu que o aumento do Rt torna a situação difícil.

Adianta ainda que o estado de emergência se mantém necessário, contudo, este não deve ser “banalizado”.

“Em função destes indicadores [número de internados em UCI ou o R] o país terá um confinamento de nível 1, 2, 3, 4 e 5“, explicou, citando Raquel Duarte, uma das especialistas que apresentou um plano na reunião do Infarmed.

O político defende ainda a testagem em massa e apela a que o Governo corrija a questão da testagem nas escolas privadas, sublinhando que as regras das escolas públicas devem também ser aplicadas ao privado.

Fazer “testes aos professores do ensino público e não aos do ensino privado” não faz, para Rui Rio, sentido porque “vírus não passa mais ou menos consoante as escolas”.

Ana Isabel Moura, ZAP //

1 Comment

  1. Não percebe nada de economia, que devia, quer perceber de epidemiologista ? Lá porque é líder Partidário acha-se com voto na matéria.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.