Rio diz que plano de desconfinamento é “adequado”, mas lembra que Rt já está “acima de 0.9”

O presidente do PSD Rui Rio

Rui Rio acredita que o Governo está a planear um desconfinamento por regiões e considera a estratégia “adequada”. Contudo, mostra-se preocupado uma vez que o presidente da República lhe transmitiu, esta quarta-feira, que o valor do Rt subiu para os 0,9. “É uma notícia má”, frisou.

Em concordância com o que já tem vindo a dizer, Rui Rio defende que o desconfinamento deva ser faseado e que o confinamento, quando necessário, deva ser feito por áreas de foco de contágio para evitar o confinamento desnecessário em determinadas zonas.

O líder do PSD vincou que o Executivo “tem vindo a caminhar” no sentido do estabelecimento de “indicadores” que fixem “linhas vermelhas e linhas verdes”.

De acordo com o líder da oposição, os especialistas têm dito que os “indicadores nevrálgicos” são os 60 casos por 100 mil habitantes, o número de internados em cuidados intensivos e o valor do Rt (índice de transmissibilidade do vírus).

Neste sentido, Rio, que esta quarta-feira teve acesso ao plano de desconfinamento do Governo e reuniu, também, com Marcelo Rebelo de Sousa, revelou que, de acordo com este último, o índice de transmissibilidade voltou a aumentar.

“Segundo a informação que o presidente da República há bocado nos deu, o valor do Rt teria subido outra vez e estaria já acima de 0,9″. “Isso, naturalmente, é uma noticia má”, disse.

Rui Rio disse que o Governo continua a “estudar” a melhor altura para permitir o regresso das aulas presenciais, mas insistiu que o aumento do Rt torna a situação difícil.

Adianta ainda que o estado de emergência se mantém necessário, contudo, este não deve ser “banalizado”.

“Em função destes indicadores [número de internados em UCI ou o R] o país terá um confinamento de nível 1, 2, 3, 4 e 5“, explicou, citando Raquel Duarte, uma das especialistas que apresentou um plano na reunião do Infarmed.

O político defende ainda a testagem em massa e apela a que o Governo corrija a questão da testagem nas escolas privadas, sublinhando que as regras das escolas públicas devem também ser aplicadas ao privado.

Fazer “testes aos professores do ensino público e não aos do ensino privado” não faz, para Rui Rio, sentido porque “vírus não passa mais ou menos consoante as escolas”.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não percebe nada de economia, que devia, quer perceber de epidemiologista ? Lá porque é líder Partidário acha-se com voto na matéria.

RESPONDER

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …