/

Rio falha discussão interna sobre Orçamento para 2022. Deputados do PSD criticam a ausência

Filipe Farinha / Lusa

Deputados do PSD reuniram hoje para debater o Orçamento do Estado para 2022, mas sem a presença de Rui Rio. A ausência foi criticada por alguns elementos sociais-democratas.

Ao mesmo tempo em que António Costa esteve hoje na reunião da bancada do PS para falar sobre o OE2022, os “laranjas” também discutiram entre si a proposta. Porém, houve uma ausência que foi muito notada – e até direito a críticas internas: trata-se de Rui Rio, o líder do partido.

Segundo noticia o jornal Público, foram alguns os deputados que mostraram o seu descontentamento pelo facto do líder não estar presente, sendo que uma das vozes que se levantou foi a de Emídio Guerreiro, que salientou que o primeiro-ministro estava “ali ao lado” naquele momento com os seus deputados, enquanto Rui Rio faltou à reunião em que se discutiram vários aspectos sectoriais da proposta de OE.

Adão Silva, líder da bancada parlamentar, sublinhou que a presença de Rui Rio foi ponderada, mas que podia “condicionar a liberdade de opinião” dos deputados.

Por sua vez, Duarte Marques, também deixou essa nota sobre a ausência do líder social-democrata e defendeu que o PSD devia assumir já a sua posição contra o OE 2022. O mesmo fez Duarte Pacheco, que é apoiante de Rui Rio.

Na noite de quarta-feira, Rui Rio foi questionado sobre a posição do partido sobre o OE, quando apelou ao adiamento da marcação das diretas internas, mas não quis assumir uma posição definitiva por ainda se encontrar em período de análise do documento.

Ainda assim, o social-democrata adiantou que um Orçamento “construído à esquerda é difícil de agradar ao centro”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.